Política Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022, 10h:10 | Atualizado:

Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022, 10h:10 | Atualizado:

PRODUÇÃO DE GRÃOS

PT vai a Justiça para barrar ampliação do período de plantio de soja em MT

Partido alerta que medida facilita proliferação da ferrugem asiática da soja

RAFAEL COSTA
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

ferrugemasiatica.jpg

 

A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria Helena Póvoas, determinou que o Partido dos Trabalhadores (PT) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) se manifestem a respeito do pedido de liminar formulado pelo próprio PT que pede a imediata inconstitucionalidade de uma instrução normativa formulada pelo Indea (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso) que autoriza o Estado a seguir o calendário nacional do plantio de soja, pois prejudica gravemente as medidas sanitárias essenciais para o combate da proliferação da ferrugem asiática. 

A doença em questão é causada pelo fungo Pakopsora pachyrhzi e o seu avanço resulta na desfolha precoce da soja, o que impede a formação completa dos grãos e reduz, drasticamente, a produtividade do plantio.  A praga se desenvolve a partir de um “triângulo”, no qual se faz necessária a interação de três fatores: o hospedeiro, o patógeno e o ambiente. 

O partido alega que a instrução normativa faz o Estado renunciar a uma obrigação ilegalmente, delegando poderes a União e ignorando dispositivos da Constituição de Mato Grosso bem como os estudos técnicos realizados para combater o fungo da ferrugem asiática da soja. Além disso, alega ser uma estratégia  ilegal de aderir a um calendário, sem qualquer justificativa plausível, para aumentar o período de plantio da soja em contradição ao período praticado desde 2015 em Mato Grosso.

"Foi colocado em risco à população de atividade agrícola mato-grossense e brasileira em grave risco de danos irrecuperáveis, com a oportunização de desenvolvimento da resistência por parte do fungo da ferrugem asiática da soja com relaçãos aos funticidas já existentes", alegou o PT. Isso porque a ampliação do período de cultivo da soja poderá facilitar a proliferação da ferrugem asiática ao não obedecer o prazo recomendado pelos especialista de "vazio sanitário" e do "período de semeadura para controle da ferrugem asiática".

A Ferrugem Asiática, doença fitossanitária causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi foi identificada no Brasil pela primeira vez em 2001 e é facilmente difundida com o auxílio dos ventos, alcançando todas as regiões produtoras de soja do país, caso não seja adequadamente tratada.

O parasita depende de uma conjugação de fatores para sobreviver e depende de um hospedeiro para se instalar, com destaque para os grãos de soja. A partir do momento em que se instala nas folhas da leguminosa, seus esporos sobrevivem por até 55 (cinquenta e cinco) dias. 

"A suspensão do plantio por um período de 60 a 90 dias como outrora adotado pelo Estado de Mato Grosso, minimiza as possibilidades de que o fungo se espalhe por ação do vento. Por outro lado, o estabelecimento de um calendário nacional para o período de semana pode prejudicar toda a produção nacional, já que os estudos mostram a maior probabilidade de contaminação na fase de enchimento dos grãos. Por isso, a prevenção massiva da contaminação dos grãos de soja é que se adotou o vazio sanitário, período obrigatório em que não haverá plantios de soja em áreas sob sistema de irrigação, áreas de cultivo tradicional ou quaisquer outras modalidades de cultivo", sustenta o PT.

Como se trata de uma discussão eminentemente técnico científica, a Ação Direta de Inconstitucionalidade só será levada a julgamento pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça, após a manifestação de todas as partes que figuram na ação, o que atende a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF). 





Postar um novo comentário





Comentários (15)

  • Rockfeller

    Segunda-Feira, 12 de Setembro de 2022, 20h13
  • E o PL Partido dos Ladrões amigos do Bozo!
    0
    0



  • Pacufrito

    Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022, 14h39
  • Só uma pergunta, que diferença faz para esta turma do sangue sugas do PT, se a plantio da soja se estender? este povo nunca trabalhou na vida, eles vivem de sugar os outros, porque será que eles teriam interessem neste assunto?
    4
    1



  • alexandre

    Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022, 14h27
  • Quem entende de plantio e terras, é agricultor e indea, não é partido politico....só atrapalha...
    3
    1



  • Leal

    Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022, 14h20
  • AÍ TEM?!!! Desde quanto o PT e os petistas em geral estão preocupados com as coisas do agronegócio??? Aliás , do agronegócio os governos petistas passados só queriam os bilhões dos impostos, mais nada. E para a raia miúda de Esquerda , o agro é o maior dos males da Direita, mesmo sendo o setor da Economia que mais cresce e segura as pontas do nosso país. Desde quando esse pessoal se preocupa com o vazio sanitário e o combate a ferrugem asiática ??? Pode procurar que aí tem segundas ou terceiras intenções ?
    4
    1



  • Lullixo

    Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022, 13h03
  • No Brasil de políticos vagabundos, os petistas se sobressaem. Esse partido é um câncer para o país.
    11
    2



  • Cada coisa que se lê

    Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022, 13h00
  • PETISTA não serve nem como adubo pq contamina a terra. Essa é a raça mais lixo que pisou nesta terra.
    9
    2



  • Ademir

    Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022, 11h42
  • PT , Partido dos Trambiqueiros nunca produziram nada, só vivem de companheirada, cargos públicos, mamatas, corrupção, desvios , aberrações contra a familia, apoiadores de traficantes, bandidos, ditadores, assassinos, estrupadores, terrorristas, tudo que é de ruim, resumindo, pra nada servem!!!!! Agora imaginem estes estrupiicios, querendo falar sobre trabalho, produção, sol a sol.
    19
    4



  • Antônio

    Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022, 11h25
  • O que esse partido tem a ver com isso, sabe tanto que 16 anos o agro quase foi a falência.
    19
    2



  • Genésio Alecastro

    Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022, 11h22
  • Tem que ser muito canalha votar num partido como esse. Aliás, votar num ladrão que nos roubou e foi colocado em liberdade pelos indicados do STF, na minha opinião, trata-se de pessoas do mesmo nível. O PT é um partido de criminosos e quem vota neles, também é.
    18
    3



  • JOSÉ MARIANO

    Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022, 11h12
  • Essa gente é sem noção. O PT só deseja o mal para o Brasil. Pra eles, quanto pior, melhor, desde que prejudique o governo Bolsonaro. Os estados governador por petistas são os que tem o ICMS com a maior alíquota, encarecendo substancialmente o preço da gasolina.
    18
    4



  • Maria José Ferreira

    Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022, 11h08
  • O QUE PENSA OS MEMBROS DESSE PARTIDO? ROUBARAM BILHÕES DOS BRASILEIROS, MANDANDO DINHEIRO PARA PAÍSES COMO VENEZUELA, CUBA, ETC. ENQUANTO ESSE DINHEIRO PODERIA TER SIDO INVESTIDO NO BRASIL, COM A CRIAÇÃO DE UTIs, HOSPITAIS, MAS, ´SO PENSARAM EM ROUBAR. AGORA, QUER INPEDIR A PLANTAÇÃO DE ALIMENTOS? SERÁ QUE ELES QUEREM VER A FOME AUMENTAR. ESSE PARTIDO REPRESENTA O QUE HÁ DE PIOR NA FACE DA TERRA.
    17
    4



  • Antonio Carlos

    Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022, 11h05
  • Eu odeio o PT, os petistas e demais membros dos partidos de esquerda.
    17
    4



  • Márcio

    Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022, 11h03
  • O PT/PSOL/REDE são partido de vagabundos, gente da pior espécie possível. Essas escórias não fazem nada pelo Brasil e querem voltar ao poder para roubar, como sempre fizeram. O que mais me admira é ver alguns, uma minoria, não ter vergonha na cara e afirma que votará no Lula Ladrão.
    21
    3



  • APOLINARIO GENTIL USKNOV

    Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022, 10h38
  • Quem lê até pensa que o pt tem alguém com massa cinzenta capaz de entender [talvez nem consigam ler] uma normativa dessas ou que algum petista ja plantou soja. São tão desprovidos de capacidade cognitiva que não entendem o que são estações do ano e que no Brasil, dada a grande extensão territorial, o que vale no sul não vale, no centro oeste, no norte, no nordeste ou no sudoeste.
    27
    11



  • Marcos

    Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022, 10h37
  • O vazio sanitário da soja é uma estratégia de manejo que tem a finalidade de reduzir a sobrevivência do fungo causador da Ferrugem Asiática (Phakopsora pachyrhizi) durante a entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença na safra PIOR QUE QUALQUER É PRAGA QUALQUER FERRUGEM ASIATÍCA É ESSE TAL DE PT QUE NÃO TRABALHA E SÓ INVADE TERRA ALHEIAS MST E AGORA SE METENDO EM ÁREA QUE NÃO LHE COMPETE VÃO TRABALHAR BANDO DE INFAME PRAGA MUNDIAL
    28
    8











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet