Política Domingo, 03 de Novembro de 2024, 09h:59 | Atualizado:

Domingo, 03 de Novembro de 2024, 09h:59 | Atualizado:

POLÊMICA DO VLT

‘Se é bom para Salvador, por que não para Cuiabá?’, diz Emanuel

 

VINÍCIUS MENDES
Gazeta Digital

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Emanuel-VLT

 

Emanuel Pinheiro (MDB), prefeito de Cuiabá, afirmou que a desistência do governo de Mato Grosso sobre o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) não foi uma perda para sua gestão, mas, sim, para a população. Ele mantém sua defesa de que o modal seria o mais moderno e que outras grandes cidades, como Salvador, estão fazendo a transição para o VLT. O chefe do Executivo municipal questionou o motivo pelo qual a escolha “é boa para outras grandes cidades, por que não é para Cuiabá?”.

Após anos de obras paralisadas, em janeiro de 2021 o governador Mauro Mendes anunciou que não iria concluir as obras do VLT, modal que havia sido escolhido nas obras da Copa do Mundo de 2014. Mendes anunciou a troca para o Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande.

O prefeito da capital, Emanuel Pinheiro, chegou a travar uma disputa na Justiça para impedir que o meio de transporte fosse trocado. Por meio de diversos recursos, ele conseguiu atrasar o início das obras do BRT em Cuiabá, no entanto, a Justiça acabou autorizando o novo modal. Emanuel ainda buscou, junto ao governo federal, a inclusão do “VLT cuiabano”, que não chegaria a Várzea Grande, no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas não teve sucesso.

“Foi uma grande perda para a população cuiabana (...). Então a derrota foi para a minha cidade, foi para Cuiabá, foi para Várzea Grande também, a derrota foi para a população, é isso que me dói o coração”, disse o prefeito ao podcast Política & Política.

As obras do BRT estão em andamento na Capital e os vagões já foram vendidos por R$ 793,7 milhões para o Estado da Bahia, que irá implantar o modal em sua capital. Emanuel ainda defende que o VLT seria a melhor opção para Cuiabá, assim como tem sido a opção escolhida por outras grandes cidades.

“Salvador está comemorando a chegada dos nossos vagões, que nós compramos e que nunca foram utilizados. Se é bom para Salvador, por que não é bom para Cuiabá? Se no Rio de Janeiro o prefeito Eduardo Paes está trocando o BRT pelo VLT, se Curitiba já anunciou um VLT, São Paulo está com pedido no Governo Federal para o PAC do VLT, as principais cidades do Brasil e do mundo estão saindo do BRT para o VLT... É um modal que impacta não apenas a mobilidade urbana e o transporte coletivo decente, sustentável, eficiente e humanizado, mas ele impacta também o desenvolvimento econômico e social da cidade”, disse.





Postar um novo comentário





Comentários (15)

  • Vicente

    Segunda-Feira, 04 de Novembro de 2024, 09h39
  • Porque Mauro garimpeiro e a sua turma que concordaram e não fizeram nada para impedir o BRT, não anda de onibus. MPE, MPF, AL/MT, TJ/MT, Bancada federal e a Camara municipal todos forma omissos, covardes. O governador alega até hoje que foi devido a corrupção no VLT. E aí, a cadeia é para quem?
    1
    1



  • Thiago P

    Segunda-Feira, 04 de Novembro de 2024, 09h38
  • Muitos se esquecem que o VLT foi feito pra um esquema de corrupção Cuiabá não tem infraestrutura tecnica muito menos pratica pro VLT os gestores não tem capacidade nem de fazer estações ou pontos de onibos decentes.
    1
    0



  • Paulo Fernando

    Segunda-Feira, 04 de Novembro de 2024, 09h34
  • Isso se chama matemática, nunca foi dito o que era melhor ou pior, e sim o que cabe no orçamento. VLT custaria 5 vezes mais do que o BRT, e o Governo não tinha como honrar a dívida, se chama lei de responsabilidade fiscal. O VLT é melhor, assim como um Corolla é melhor que um gol, porém ambos te levam aos mesmos lugares, porém um custo 90 mil e o outro custa 200 mil, como disse anteriormente, isso se chama matemática.
    1
    0



  • 10 CONDENADO

    Segunda-Feira, 04 de Novembro de 2024, 09h18
  • Ou é burro ou se faz de burro. Cuiabá Populção 650.877 habitantes, densidade 150,41 hab/km². Salvador população 2.568.928 habitantes, densidade 3.486,49 hab/km². ENTENDEU O PORQUE NÂO SERVE PARA CUIABÀ????
    1
    0



  • pedro

    Segunda-Feira, 04 de Novembro de 2024, 07h07
  • essa é bem fácil de responder, basta ter estuado um pouco de geografia. A região metropolitana de Salvador tem aproximadamente 3,6 milhões de pessoas, enquanto cuiabá mal chega a 1 milhão... Consequentemente lá tem maior fuluxo de pessoas para o sistema ser utilizado, enquanto aqui seria sub-utilizado
    6
    9



  • CIDADÃO ATENTO

    Domingo, 03 de Novembro de 2024, 23h00
  • O sr. Paletó furado só fez birra com essa história de VLT, para contrariar o seu desafeto, o governador MM. Há estudos técnicos que evidenciaram a inviabilidade operacional do VLT em Cuiabá/VG. As passagens seriam muito caras e teriam que ser subsidiadas pelo governo do estado, em cerca de 30 (trinta) milhões de reais por ano, salvo engano. Ou seja, a operação seria deficitária e o dinheiro necessário para o subsídio do VLT teria que sair de outro lugar (da saúde, da educação, da segurança etc.), haja vista a limitação dos recursos orçamentários. O BRT tem um custo operacional muito menor e hoje, com a realidade dos ônibus articulados elétricos não haverá perdas em relação ao VLT, em termos ambientais e até mesmo de capacidade de transporte de passageiros; a não ser em relação ao uso e desgaste dos pneus. Fora que é mais prático (e incentiva a indústria nacional) a substituição de um ônibus elétrico (fabricado no Brasil), em relação aos vagões do VLT, quando estiverem desgastados (estes são importados de outros países). É melhor um BRT acabado e que funcione, do que um VLT extremamente roubado e que ficou parado por anos e anos, em razão da corrupção desenfreada e da ausência de fiscalização da Assembleia Legislativa (à época, do sr. Paletó furado) e do TCE, que só viram o rombo depois da "porta arrombada" (coisas do Brasil varonil).
    6
    7



  • Antonov

    Domingo, 03 de Novembro de 2024, 21h59
  • Queria o vlt pra ele ter mais oportunidade pra encher o bolso do paletó ainda mais. Esse verme foi o pior prefeito que essa cidade já teve, só taxou o povo, roubou, destruiu a cidade. Na rua da minha casa tem buraco com mais de 5 anos e esse bosta não fez nada.
    9
    10



  • Marcos Justos

    Domingo, 03 de Novembro de 2024, 20h56
  • Alguém pode Lembrar o Sr do Paletó que ele era Deputado Estadual na epoca que começou o VLT, ele tinha a obrigação de ser fiscal do Povo, e que ele Fez?? A) Recebeu propina e colocou no Paletó? B) Recebeu Propina e colocou na Cueca? C) Recebeu Propina e colocou no Bolso? Lembra ele que o VLT tinha recursos para ser concluído, porém a Corrupção e os desvios foram tantos que impediram sua conclusão.
    12
    3



  • Cuiabano

    Domingo, 03 de Novembro de 2024, 20h32
  • Troca foi por interesse da família Botelho e Campos que domina o transporte público Cuiabá e VG uma vergonha decadência de troca de um veículo moderno sobre trilhos por ônibus que vão ser igual as latas velhas que circula as Ruas de Cuiabá e VG muito dinheiro rolou nos bastidores povo merece o que tem
    16
    5



  • Cuiabano

    Domingo, 03 de Novembro de 2024, 18h51
  • Com 8 anos de mandato pq nao faz nada cara pálida? Piadista de gosto duvidoso este ex.
    10
    6



  • Welton

    Domingo, 03 de Novembro de 2024, 16h53
  • Seria uma boa se esse ladrão juntamente com a quadrilha de silval não estivessem roubado todo o dinheiro , essa canalha ainda vem falar de vlt , se este país fosse honesto esse canalha estaria preso mas como e brasil o crime político sempre compensa , ainda mais com a justiça deste país que pode ser comprada .
    11
    5



  • Gordo

    Domingo, 03 de Novembro de 2024, 16h23
  • Porque lá tem baianos. Aqui cuiabanos. Vai dormir Emanuel. Vc dormindo da menos prejuízo aos cofres públicos
    7
    8



  • Rabugento

    Domingo, 03 de Novembro de 2024, 15h03
  • O dinheiro que ele O pestana colocou no paletó fez falta pra acabar o vlt
    11
    4



  • Juscelino Ribeiro

    Domingo, 03 de Novembro de 2024, 11h52
  • O Prefeito tem memória curta ou finge de besta. Será que ele esqueceu uma das razoes da troca foi a corrupiçao e ainda continua com esse assunto.
    18
    11



  • jocadomas

    Domingo, 03 de Novembro de 2024, 11h19
  • mané paletó cheio de grana, porque não toma como exemplo Curitiba, que tem o BRT desde os anos 70 e até hoje é funcional, tanto que fizeram um estudo para ter um metrô na mesma e não precisa, tamanho é a eficacia desse modal lá, acorda paletó
    20
    13











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet