A tarde de terça-feira foi de movimentação na sede da Delegacia Fazendária. Materiais apreendidos pelos agentes da Polícia Civil como computadores, pen drives e papéis foram recolhidos para análise na "Operação Sodoma".
Diversas testemunhas foram conduzidas coercitivamente para prestar depoimento. Todas evitaram falar com a imprensa. Na relação estava a esposa, ex-esposa e o filho do ex-secretário de Estado, Pedro Nadaf.
Preso preventivamente, o ex-secretário de Fazenda, Marcel Cursi, compareceu aproximadamente às 19h30 escoltado por agentes da Polícia Civil para prestar depoimento, porém, evitou entrar em contato com a imprensa. Um forte esquema de segurança foi montado para encontrar o ex-governador Silval Barbosa (PMDB).
O helicóptero Águia percorreu pontos de Cuiabá e Várzea Grande para encontrá-lo, mas ainda não houve êxito. A Polícia Militar recebeu ordens para abordá-lo e prendê-lo com o devido encaminhamento aos órgãos de segurança, mas apesar de toda a movimentação o peemedebista não foi encontrado, o que levou a ser considerado foragido da Justiça.
Os advogados do ex-governador se deslocaram até o Fórum de Cuiabá para solicitar a decisão da juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Selma Rosane Arruda, que culminou na ordem de prisão preventiva. Até o momento, ninguém sabia do fundamento da prisão no processo que tramita em segredo de Justiça.
Nos bastidores, se comenta que Silval Barbosa planeja permanecer foragido até sua defesa conseguir revogar o mandado de prisão preventiva no Tribunal de Justiça ou Superior Tribunal de Justiça. Uma das saídas é pedir a revogação à própria juíza Selma Arruda, responsável pela expedição ou ingressar com habeas corpus no Tribunal de Justiça, o que levaria o pedido ser apreciado por um dos desembargadores que compõem alguma das Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça.
O advogado Valber Melo rechaçou o argumento de que o ex-governador estaria foragido. “Ele não foi encontrado na residência oficial no momento de ser cumprida a prisão. Isso não significa que esteja foragido”, disse.
Uma das suspeitas é que Silval Barbosa tenha sido comunicado da prisão preventiva minutos antes de comparecer à sede da Assembleia Legislativa para prestar depoimento na CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal que apura irregularidades na concessão de incentivos fiscais. Uma equipe da Polícia Civil estava presente no auditório Milton Figueiredo, onde iria ocorrer o depoimento.
Nos bastidores, se comentou que o ex-governador poderia ter partido para a região do Manso, localizada a 80 km de Cuiabá, o que não veio a ser confirmado pela Polícia Civil. Também se especula que ele teria se deslocado para a região Norte num avião que teria saído do aeroporto de Santo Antônio de Leverger.
HISTÓRIA
Silval Barbosa entra para a história como o primeiro ex-governador de Mato Grosso a ter contra si um mandado de prisão em aberto por desvio de recursos em seu mandato. Muitos ex-chefes do Executivo chegaram a responder processos por irregularidades, mas nenhum teve a prisão decretada.
Aliás, o casal Barbosa é o único caso no Brasil em que ex-governador e ex-primeira-dama são alvo de mandados de prisão por crimes envolvendo dinheiro público. O último caso envolvendo a prisão de ex-governador aconteceu com a condenação de Fernando Freire, do Rio Grande do Norte.
Entre os anos de 1995 e 2002, ele esteve nos cargos de vice e governador do Estado, período em que teria comandado desvio de recursos públicos. Ele pegou 13 anos de cadeia e foi preso na orla marítima do Rio de Janeiro, no último dia 25 de julho. Em 2010, o ex-governador do Amapá e então candidato ao Senado, Waldez Góes, foi preso durante uma operação realizada para combater fraudes no Estado.
Vitor Hugo
Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015, 13h58celso
Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015, 10h48silvio
Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015, 08h50juca do barreiro
Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015, 08h37fidedigno
Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015, 08h25osvaldo kaneziro
Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015, 07h18Seya
Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015, 07h13edesio adorno
Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015, 06h28PROPANO
Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015, 06h01Wellington da Concei??o Xavier
Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015, 04h23Ana Cristina
Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015, 01h37Adauto.
Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015, 00h53