Política Terça-Feira, 15 de Setembro de 2015, 23h:43 | Atualizado:

Terça-Feira, 15 de Setembro de 2015, 23h:43 | Atualizado:

OPERAÇÃO SODOMA

Silval tentará reverter prisão antes de apresentar a Polícia Civil de MT

Ex-governador entra para história e estaria no Norte de MT

RAFAEL COSTA
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

silval-enxada.jpg

 

A tarde de terça-feira foi de movimentação na sede da Delegacia Fazendária. Materiais apreendidos pelos agentes da Polícia Civil como computadores, pen drives e papéis foram recolhidos para análise na "Operação Sodoma".

Diversas testemunhas foram conduzidas coercitivamente para prestar depoimento. Todas evitaram falar com a imprensa. Na relação estava a esposa, ex-esposa e o filho do ex-secretário de Estado, Pedro Nadaf.

Preso preventivamente, o ex-secretário de Fazenda, Marcel Cursi, compareceu aproximadamente às 19h30 escoltado por agentes da Polícia Civil para prestar depoimento, porém, evitou entrar em contato com a imprensa. Um forte esquema de segurança foi montado para encontrar o ex-governador Silval Barbosa (PMDB).

O helicóptero Águia percorreu pontos de Cuiabá e Várzea Grande para encontrá-lo, mas ainda não houve êxito. A Polícia Militar recebeu ordens para abordá-lo e prendê-lo com o devido encaminhamento aos órgãos de segurança, mas apesar de toda a movimentação o peemedebista não foi encontrado, o que levou a ser considerado foragido da Justiça. 

Os advogados do ex-governador se deslocaram até o Fórum de Cuiabá para solicitar a decisão da juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Selma Rosane Arruda, que culminou na ordem de prisão preventiva. Até o momento, ninguém sabia do fundamento da prisão no processo que tramita em segredo de Justiça. 

Nos bastidores, se comenta que Silval Barbosa planeja permanecer foragido até sua defesa conseguir revogar o mandado de prisão preventiva no Tribunal de Justiça ou Superior Tribunal de Justiça. Uma das saídas é pedir a revogação à própria juíza Selma Arruda, responsável pela expedição ou ingressar com habeas corpus no Tribunal de Justiça, o que levaria o pedido ser apreciado por um dos desembargadores que compõem alguma das Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça. 

O advogado Valber Melo rechaçou o argumento de que o ex-governador estaria foragido. “Ele não foi encontrado na residência oficial no momento de ser cumprida a prisão. Isso não significa que esteja foragido”, disse. 

Uma das suspeitas é que Silval Barbosa tenha sido comunicado da prisão preventiva minutos antes de comparecer à sede da Assembleia Legislativa para prestar depoimento na CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal que apura irregularidades na concessão de incentivos fiscais. Uma equipe da Polícia Civil estava presente no auditório Milton Figueiredo, onde iria ocorrer o depoimento.

Nos bastidores, se comentou que o ex-governador poderia ter partido para a região do Manso, localizada a 80 km de Cuiabá, o que não veio a ser confirmado pela Polícia Civil. Também se especula que ele teria se deslocado para a região Norte num avião que teria saído do aeroporto de Santo Antônio de Leverger.

HISTÓRIA

Silval Barbosa entra para a história como o primeiro ex-governador de Mato Grosso a ter contra si um mandado de prisão em aberto por desvio de recursos em seu mandato. Muitos ex-chefes do Executivo chegaram a responder processos por irregularidades, mas nenhum teve a prisão decretada. 

Aliás, o casal Barbosa é o único caso no Brasil em que ex-governador e ex-primeira-dama são alvo de mandados de prisão por crimes envolvendo dinheiro público. O último caso envolvendo a prisão de ex-governador aconteceu com a condenação de Fernando Freire, do Rio Grande do Norte.

Entre os anos de 1995 e 2002, ele esteve nos cargos de vice e governador do Estado, período em que teria comandado desvio de recursos públicos. Ele pegou 13 anos de cadeia e foi preso na orla marítima do Rio de Janeiro, no último dia 25 de julho. Em 2010, o ex-governador do Amapá e então candidato ao Senado, Waldez Góes, foi preso durante uma operação realizada para combater fraudes no Estado. 

 





Postar um novo comentário





Comentários (12)

  • Vitor Hugo

    Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015, 13h58
  • Eu tenho dó, eu tenho pena destas pessoas, destes criminosos inescrupulosos que demonstram, hodiernamente, que não têm, não possuem capacidade e competência para se enriquecer por meio do trabalho, por meio do esforço próprio, e acabam recorrendo ao dinheiro público para ostentarem uma vida de luxo e glamour, em que não há nenhum mérito, muito pelo contrário, há muito demérito. Se fosse eu, teria muita vergonha! Espero que a justiça seja feita, que o Poder Judiciário atue justa e corretamente, porque a Dra Selma já fez a parte dela, como sempre faz. Mas, às vezes, o problema ocorre quando se chega ao STF.
    9
    0



  • celso

    Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015, 10h48
  • que parabenizar a justica de mato grosso que vem colocando esses politico corruptos na cadeia mesmo que seja por pouco tempo ainda vai chegar a vezes do Sr blairo maggi outro corrupto que vai parar na sela devemos isso ao nosso governador Pedro taquis que vem lutando por um mato grosso melhor parabens
    10
    0



  • silvio

    Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015, 08h50
  • Vai rolar muito dinheiro esta revogação de prisão, nesta hora o Gilmar Mendes já deve ter passado o preço, fiquem de olho e verão como funciona a justiça no Brasil. Mais uma vez elogio o trabalho da Juiza Selma que nos deixa feliz em saber que ainda tem pessoas (poucas) que trabalham por um País melhor.
    17
    0



  • juca do barreiro

    Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015, 08h37
  • todo esse bafafa vai terminar numa gigantesca pizza; aqui neste pais não tem justiça e os abiascorpus da vida vende até no posto de gasolina; só pra voces terem uma ideia , se este país aqui tivese justiça lula estaria na cadeia, dilma, jayme campos, julio campos, bosaipo, lucimar , joarez pizza, eder moraes, riva, aldo locateli pedro henry, junior mendonça, fernando mendonça etc enfim se eu falar nome de todos aqui, eu ficaria tres dias aqui citando nomes; silval tá rindo de voces ok.
    9
    1



  • fidedigno

    Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015, 08h25
  • Isso não pode. Silval bandido tem que usar pulseirinha pra todo o Estado ver antes de ser solto. Bate duro Dra. Selma.
    12
    0



  • osvaldo kaneziro

    Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015, 07h18
  • E a justiça continua querendo APARECER sera que nao querem prender tambem a natureza por estar tao desconectada AAAAAaAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHH
    2
    11



  • Seya

    Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015, 07h13
  • Quando a Polícia quer prender, como normalmente faz, eles montam todo um esquema operacional, para pegar o cidadão logo após o Sol raiar. Mas não, dessa vez quiseram fazer algo espetacular, cinematográfico, pra sair quem sabe no glorioso Jornal Nacional. Tentar prender o cidadão ao vivo numa Assembléia Legislativa em frente a toda imprensa e achar que nenhum aliado iria avisá-lo foi de um amadorismo constrangedor. Agora o cara está foragido...
    8
    1



  • edesio adorno

    Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015, 06h28
  • Quem vazou a informação da prisão preventiva de Silval Barbosa estragou o maior espetáculo que o povo de Mato Grosso gostaria de assistir. Uma pena!
    13
    1



  • PROPANO

    Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015, 06h01
  • KKKK é humilhante passar por essa caçada, mas a Polícia Civil e a Policia Miltar só estão dando cumprimento ao mandado de prisão. Fala pro Silval devolver o que ele saqueou do Estado que daria pra concluir a BR-158 e fazer as obras que ele lançou placa e não levantou um palmo de cimento. A CASA CAIU PLAYBOY ! Abraço ao amigo Besouro.
    7
    0



  • Wellington da Concei??o Xavier

    Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015, 04h23
  • só gente boa rsrsrsr, parabéns ao governador Pedro Taques e a sra. Juíza Selma e q não nos decepcionemos com o atual governo.
    9
    0



  • Ana Cristina

    Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015, 01h37
  • cadeia neles, devolução do dinheiro desviado, grande reflexão de que esse dinheiro poderia melhorar muito a saúde pública. Quantos morreram por falta de atendimento médico, por falta de remédios, medicação de alto custo! Sem falar nas péssimas condições das estradas que poderiam também estar melhor se não houvesse essa maldita corrupção!
    5
    0



  • Adauto.

    Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015, 00h53
  • Só para enriquecer a reportagem: tenho que o então ex governador do Amapá (2003 a 2010) Waldez Goês e a ex primeira dama Marília Goês foram os primeiros a serem presos por supostos desvios de recursos públicos e encaminhados para o Presidio da Papuda no Distrito Federal. Hoje, novamente governam o Amapá.
    9
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet