28 de Março de 2020,

Política

A | A

Segunda-Feira, 18 de Agosto de 2014, 13h:45 | Atualizado:

Simulado nacional visa prevenir problemas nas eleições 2014

O simulado nacional das eleições 2014 foi concluído no dia 14 de agosto, com a realização da etapa de votação do segundo turno. Em Mato Grosso, 46 cartórios eleitorais participaram dos testes, que incluem a preparação das urnas, voto simulado e processo de transição do primeiro para o segundo turno. O objetivo é prevenir eventuais problemas nos sistemas e equipamentos e garantir o bom funcionamento no pleito deste ano.

Segundo o chefe da seção de voto informatizado do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Leon Santos Filho, o resultado foi positivo. “Os equipamentos estão estáveis, funcionando corretamente. As pequenas falhas constatadas estão relacionadas à infraestrutura de sistemas, e vão ser reportadas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que os ajustes sejam feitos”, explicou.

No simulado, são feitos os mesmos procedimentos que o TRE efetuará nas Eleições Gerais de 2014: Fechar o cadastro de eleitores com informações de voto em trânsito, mesa receptora de justificativa e agregações; Fechar o Sistema de Candidaturas com dados dos candidatos; Fazer a geração das mídias (colocar os dados dos candidatos e eleitores divididos por seção no cartão de memória e flash card); Inseminar as urnas eletrônicas com os dados gerados; Realizar a votação, simulando erro nas urnas; Fazer a transmissão dos boletins de urna; Totalizar os votos; Imprimir relatório e divulgar os resultados.

Novo simulado

Os testes referentes à votação do primeiro turno foram realizados no dia 08 de agosto. O simulado abrangeu cinco urnas de cada cartório em todo o Estado. Um novo simulado nacional está previsto para os dias 05 e 06 de setembro, já com os ajustes feitos pelo TSE. Esse processo é fundamental para o aperfeiçoamento das eleições e apresenta resultados cada vez melhores. Em 2012, por exemplo, o TRE-MT não registrou problemas com urnas. A expectativa, de acordo com Leon Santos Filho, é manter este desempenho.

 

 

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS