O trabalho desenvolvido pelos profissionais da Área Meio foi o tema central do primeiro encontro entre a nova diretoria do Sinpaig-MT e o Secretário Chefe da Casa Civil, Fábio Garcia. Alguns dos produtos desenvolvidos por servidores da carreira foram apresentados, com destaque para o controle dos gastos públicos que tem gerado uma economia de centenas de milhões aos cofres públicos. Na outra ponta, o sindicato mostrou como pode ampliar em outras centenas de milhões a arrecadação de Mato Grosso, em especial na recuperação de créditos da dívida ativa. A reunião foi organizada pela deputada federal, Gisela Simona.
“Nós mostramos que muitos dos produtos que tornaram o Governo equilibrado em suas contas públicas são realizados por profissionais da nossa carreira. Somos uma carreira com 195 contadores, 181 advogados, 180 administradores, 124 economistas, e 87 profissionais de T.I, além de muitos outros servidores especialistas neste negócio chamado Poder Executivo. Nós viemos reforçar o compromisso da carreira em assumir responsabilidades e ajudar Mato Grosso a crescer”, destacou o presidente do Sinpaig, Antônio Wagner.
Durante a apresentação do sindicato, o secretário Fabio Garcia debateu vários pontos da apresentação do sindicato, em especial quando foi-lhe apresentado o último projeto aprovado pelo governador do Estado, Mauro Mendes. “Este programa é uma ótima ferramenta para boa aplicação dos recursos públicos, pois mostra o cenário real e atualizado de cada município do Estado”, destacou Garcia.
O produto em questão é o ICQV (índice de condição e qualidade de vida de Mato Grosso), gestado na Coordenadoria de Estudos e Indicadores Socioeconômicos e na Unidade Estratégica de Difusão de Informações Socioeconômicas. Ao final o secretário pontuou o cenário fiscal incerto diante da iminente reforma tributária, cujo um dos maiores especialistas sobre o tema na Secretaria de Fazenda também é um analista da Área Meio.
Ainda foram debatidos na reunião economias específicas realizadas em pregões eletrônicos, transformação digital e governo digital, concessões de rodovias, o trabalho nos aeroportos e o investimento que o Governo vem fazendo na modernização da rodoviária de Cuiabá.
Reposicionamento
Após a apresentação, a diretoria do Sinpaig fez a entrega de um projeto de lei com a atualização de atribuições da carreira. “A legislação está em constante evolução. Precisamos que as leis das carreiras abriguem o trabalho desenvolvido pelos servidores públicos que a compõem. São novos sistemas operados, novas rotinas de trabalho necessárias para atender a população. Entregamos uma proposta que reflete o que temos feito na prática”, destacou Antônio Wagner.
O texto apresentado foi construído após uma Assembleia Geral da categoria lotar o auditório da Controladoria Geral do Estado no dia 06 de setembro. Foram constituídos grupos de trabalho que após mais de um mês de reuniões gestou o Projeto de Reposicionamento Institucional e da categoria.
“Eu e a deputada Gisela firmamos um compromisso de encaminhar uma reunião junto a Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento. Vamos sim constituir uma comissão bipartite solicitada pelo sindicato para analisar o projeto apresentado”, adiantou Fabio Garcia. Outro pleito dos servidores atendido pelo chefe da Casa Civil será uma definição de prazo para conclusão dos trabalhos.
Jose indignado
Terça-Feira, 17 de Outubro de 2023, 15h56Anderson Morais
Terça-Feira, 17 de Outubro de 2023, 09h58