Pré-candidato do Partido Verde e atual vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa acredita que por meio de consenso a Federação formada pelo PT, PV e PCdoB irá conseguir definir um nome sem a necessidade de interferência da Executiva Nacional. Ele e o deputado Lúdio Cabral (PT) disputam entre si quem será o escolhido para disputar o comando do Palácio Alencastro em representando o grupo.
Em reunião da realizada pelos três partidos na segunda-feira (13), foram apresentados critérios de definição do candidato e agora os três partidos irão debater quais das regras serão 'acatadas', mas basicamente o principal critério são as pesquisas quantitativas e qualitativas, que colocam Lúdio Cabral bem à frente de Stopa.
Lane Costa, presidente da federação em Cuiabá, declarou que um dos critérios que será as pesquisas e a análise delas como do quadro nacional. Uma nova reunião foi agendada para a próxima semana para de fato a federação fechar os critérios.
"Eles foram pactuados e se pautam em coisas extremamentes passíveis de serem realizadas que é rejeição, intenção de voto e capacidade de aglutinação, são objetivos e dentro deles sairá o candidato", explicou Stopa em entrevista ao Jornal da Cultura FM, nesta quinta-feira (16).
Questionado se pode haver consenso entre ele e Lúdio Cabral e com isso não havendo a hipótese de racha dentro da federação ou interferência nacional, Stopa disse que sim, desde que as regras sejam cumpridas de forma transparente. "Eu analiso que sim, desde que os criterios sejam cumpridos de forma extremamente transparente não há problema nenhum, fica bom para todo mundo e o outro tem que respeitar o resultado do outro", enfatizou o gestor.
A possibilidade de "chapa pura" entre Stopa e Cabral já está descartada. O nome do vice deverá ser de algum dos partidos que fazem parte do arco de alianças da federação. Ele afirmou que ainda busca o apoio da federação PSDB/Cidadania. No momento siglas aliadas são Rede Sustentabilidade, Psol, e PSD.
Marcelo
Quinta-Feira, 16 de Maio de 2024, 10h43Carlos
Quinta-Feira, 16 de Maio de 2024, 10h40