Vereador Ary Campos (PT) teve o mandato cassado por unanimidade (7 a 0) pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) no fim da tarde desta quartafeira (16). Ele já havia sido condenado em primeira instância, em maio deste ano, acusado de utilizar recursos da facção criminosa Comando Vermelho para financiar sua campanha eleitoral em Rondonópolis.
Segundo a decisão, Ary Campos se beneficiou da influência da organização criminosa para obter votos, o que configura abuso de poder político e econômico. O TRE considerou a conduta grave o suficiente para comprometer a legitimidade da eleição.
Ele também foi declarado inelegível por oito anos. A suspeita surgiu em setembro de 2023, quando o então vereador foi alvo da Operação Infiltrados, deflagrada pela Polícia Civil.
Na ocasião, a investigação apontou que ele teria usado dinheiro da facção para impulsionar a campanha. Como medida cautelar, a Justiça determinou o uso de tornozeleira eletrônica e restrição de circulação em determinados horários.
Com a cassação, a vaga será ocupada pelo suplente do partido, o também petista Wendell Girotto, atual presidente municipal do partido na cidade.
Do Primeiro Mundo
Quinta-Feira, 17 de Julho de 2025, 13h15Direitos Humanos
Quinta-Feira, 17 de Julho de 2025, 12h49Xomano
Quinta-Feira, 17 de Julho de 2025, 12h48