Por divulgar vídeos de conteúdo sexual contra um adversário político durante a campanha eleitoral, o presidente da Câmara, vereador Reginaldo Martins Ribeiro (PL), o Carreirinha, teve o mandato cassado e foi declarado inelegível por oito anos. A decisão da Justiça Eleitoral de Brasnorte (MT), publicada nesta terça-feira (29), também determinou a retotalização dos votos e pode alterar a composição da Câmara Municipal.
A sentença é resultado de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela coligação “Coragem para Mudar”, que acusou o parlamentar de utilizar a tribuna da Câmara e grupos de WhatsApp para atacar o então candidato, o ex-delegado da Polícia Civil Eric Fantin, que acabou sendo derrotado pelo atual prefeito Edelo Ferrrari (União). Segundo a acusação, os vídeos com conteúdo íntimo foram falsamente atribuídos a Fantin e usados com o objetivo de difamar e influenciar o resultado das eleições.
Na avaliação do juiz eleitoral Romeu da Cunha Gomes, houve uso indevido dos meios de comunicação com gravidade suficiente para comprometer a igualdade entre os candidatos. “A reiteração, o tom ofensivo e o teor moralmente difamatório demonstram que não se trata de mero exercício de crítica política ou liberdade de expressão. Configura-se verdadeira propaganda negativa, com uso indevido da exposiçãopública institucional da tribuna da Câmara”, afirmou.
Fudencio
Quarta-Feira, 30 de Julho de 2025, 12h29Joana Paes Barreto
Quarta-Feira, 30 de Julho de 2025, 11h33Jose Patrocinio
Quarta-Feira, 30 de Julho de 2025, 10h53