Sábado, 22 de Fevereiro de 2025, 08h17
IMPACTO
Abrasel critica projeto de vereador contra Carnaval
SILVANO COSTA
Gazeta Digital
A Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel-MT) criticou o projeto de lei anunciado pelo vereador Rafael Ranalli (PL), que proíbe qualquer investimento da Prefeitura de Cuiabá no Carnaval nos próximos 4 anos. Em entrevista à TV Vila Real, nesta sexta-feira (21), a presidente da entidade, Lorenna Bezerra, defendeu a importância da festividade para a economia local.
“A gente não está falando especificamente da festa de Carnaval. Estamos falando de um setor econômico, de um evento que, sim, gera emprego, gera renda e movimenta todos os negócios da cadeia produtiva”, argumentou a presidente. “Quando não se promove nada, a tendência é que as pessoas saiam da cidade, e é isso que a gente não quer”, completou.
Segundo Lorenna, o impacto econômico seria “muito grande”, especialmente para os pequenos empreendedores.
“Os bares e restaurantes grandes têm condições de fazer o próprio Carnaval, mas quando [a prefeitura] leva o Carnaval para a periferia, para os bairros, é muito importante. Além de levar alegria para as pessoas, gera renda. É a costureira, a maquiadora, o cabeleireiro, a manicure, os pequenos negócios no entorno, e não apenas no dia do evento, mas em toda a semana do Carnaval”, explicou.
O argumento utilizado por Ranalli é de que, com a falta de dinheiro nos cofres do município, os investimentos prioritariamente deveriam ser destinados a áreas essenciais como saúde e educação.
A presidente da Abrasel-MT, por outro lado, reforçou que cada pasta da prefeitura possui uma verba própria, isto é, retirar um investimento da Cultura não significa transferi-lo para outra área.
“É um direito da população o lazer, o bem-estar, e cada verba é destinada para um setor. Existe a verba para a Saúde, a verba para a Cultura, etc. Não tem que tirar a verba do Carnaval. Cada coisa no seu lugar”, disse.
A ideia do vereador bolsonarista é pautar o projeto em regime de urgência para evitar o investimento de recursos públicos já no Carnaval deste ano. Contudo, o prefeito Abilio Brunini (PL), no início do seu mandato, já havia sinalizado que o investimento na festa de 2025 seria cortado por conta da crise financeira enfrentada pelo município.
Para Lorenna, entretanto, a falta de investimentos na festa popular durante 4 anos causaria danos para a economia local.
Jordan | 26/02/2025 18:06:18
A presidente da Abrasel, notória bolsonarista surpresa com a atitude de um bolsonarista do PL. É muita novela das 8. PL odeia pobre, fim! rsrsrs
Emilio da costa | 23/02/2025 11:11:00
Vereador tá perdido. Não sabe nem o que significa orçamento. Eleição acabou. Saà da internet e vai trabalhar!
Mel | 22/02/2025 16:04:58
Pela primeira vez concordo com esse vereador. Carnaval no Brasil é sinônimo de sexo, bebedeira e violência. Melhor n ter dinheiro púbico nessa putaria. Dinheiro tem ir p saúde, educação e segurança.
Jota Jota | 22/02/2025 10:10:06
Eu acho a Lorena muito inteligente além de ser muito gata. É isso.
TJ vê indícios de “calúnia” e mantém ação de deputado contra vereadora
Domingo, 13.07.2025 22h06
Justiça manda Estado pagar "horas extras da Covid" para professores
Domingo, 13.07.2025 22h05
Após espionar ministros do STF, coronel deixa MT e vai a prisão federal
Domingo, 13.07.2025 21h47
TCE manda investigar contrato para UTIs em hospital de VG
Domingo, 13.07.2025 20h49
Vereador de Cuiabá critica PL que tenta acabar com crimes de honra
Domingo, 13.07.2025 19h50