Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 18h10
SAÚDE
Adjuntos também serão trocados; prefeito "antecipa" mudanças na Pasta
Alterações no staff só seriam anunciadas no próximo mês
BRENDA CLOSS
Da Redação
A saída da médica Lúcia Helena Barboza Sampaio da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá não estava prevista para ser anunciada por agora, mas sim para agosto. No entanto, o vazamento da informação nesta terça-feira (29) fez com que o prefeito Abilio Brunini (PL) convocasse uma coletiva de imprensa para explicar a situação.
“Ela fez uma reunião com os adjuntos hoje de manhã. Após a reunião, saiu esses burburinhos todos na imprensa, porque ela também comunicou nessa reunião [a saída]. E aí a imprensa já começou a provocar e ficou uma situação imprevisível. A gente não esperava que isso acontecesse. Isso cria uma desestabilização dentro da Secretaria de Saúde e eu achei que era melhor vir fazer um comunicado oficial a todos. Eu tenho conversado com a secretária Lúcia Helena sobre essa mudança já tem uns dias e nós iríamos anunciar isso no próximo mês”, explicou.
Ainda de acordo com o gestor, as críticas dos vereadores de sua base não motivaram a saída dela. Apesar das reclamações de parlamentares perante a imprensa, prefeito afirmou que decisão foi conjunta entre ele e a médica. “Os vereadores de oposição sempre vão ser de oposição, seja qualquer secretário que for. E o vereador da nossa base, às vezes questiona algumas coisas que precisam melhorar e essas coisas que precisam melhorar nós estamos sempre prontos”, minimizou.
O gestor afirmou, ainda, que Lúcia Helena não ‘caiu’ por pressão dos vereadores. “Se fosse por conta dos vereadores, eu não trocaria a Lúcia, de modo algum. Eu não faria uma troca de um secretário porque o vereador está reclamando, não é esse o motivo. É porque a gente realmente precisou fazer algumas modificações dentro da Secretaria de Saúde, tem avanços que precisam ser feitos, medidas que precisam ser tomadas e a gente entende que é necessário fazer essa modificação”, asseverou.
Além disso, Abilio Revelou que quase toda a equipe de adjuntos será substituída com a chegada da nova secretária, a ex-interventora da Saúde, Danielle Carmona. “A gente ia falar sobre esse assunto amanhã na Conferência Municipal de Saúde. E mantivemos o plano. [Trocará os adjuntos?] Alguns vão, aliás, praticamente todos”, informou.
Joasil | 30/07/2025 08:08:44
Gente a saúde, tem que trocar urgente tudo. A secretaria de saúde, nao manda nada, sem liderança, e o pior o pessoal acha ela, uma mulher que se acha. E os RTs e gestores dis hospitais HMC e Sao Benedito continuam os mesmos, nao da para fazer saúde pública com pessoal sem conhecimento, sem experiência. Pede o currÃculo, nao ve o hospital central do Governador, vê se ele pega qualquer pessoa. Abilio vai acabar com o PL, desse jeito. No Sao Benedito disque riem, fazem piadinha ao concersar com as pessoas, chegou no meu ouvido. Sera que o Abilio, esta querendo entregar os hospitais para o MM mas veja olha como o Governador esta fazendo com o hospital Central. E mais sua equipe da SES e anos de experiência numa função.
Mauro | 29/07/2025 22:10:53
Lá na SMS que manda é o chefe de gabinete e duas assessora...a secretária não manda nada.... o Prefeito está na roçaaaa.
Tarcisio | 29/07/2025 21:09:22
Isso e verdade, o Sao Benedito vem decaindo a cada dia mais. Os profissionais nao estão querendo trabalhar nais ali. Time ruim demais.O gestor dali o que e aquilo, desengonçado até para andar, pq e obeso as calças vao caindo. Nos achamos que ele some pq nao sabe nada. Pq so os supervisores dele aparecem. E as RTs desse grupo meu Deus.. so risada. HMC quem tá la diz que o time de RTs de la tbem tá uma merda lascada. Pensamos que seria mudança. Gente esse time envergonha um prefeito.
Piada de salão | 29/07/2025 21:09:04
Já colocaram a mulher da SES e a turma do Mauro Mente na secretaria de saúde de Cuiabá, é um sinal que vai ter um esquema grande rolando por detrás dos panos, aguardem.
Emilio da costa | 29/07/2025 20:08:17
Garganteou, mas em 7 meses já entregou a Saúde para o Mauro Mendes. Tá com medo de impeachment?
Noel | 29/07/2025 19:07:29
Os hospitais HMC e Sao Benedito so gestores apáticos. Os profissionais sem nenhuma qualificação para gestor. No Sao Benedito um gestir que fica sentado o dia inteiro. Nao sabe nada. Ai no HMC os outros gestores so trancados em sala sem saber nada e nada fazem. Esta um fracasso. Nos nao aguentamos e ficamos comentando como um prefeito disque tem mudanças e o quadro e todo do antigo gestor essas chefias são todos do Emanuel. Os RTs do Sao Benedito parecem debiloide, fracos, fracos..chega a dar pena.. O que e isso. A saúde virou um caos. Livrei-nos desses analfabetos na saúde, nada sabem quando se pergunta. Vergonha.
Edson | 29/07/2025 19:07:13
Tava na cara que o governador iria colocar o povo dele aà na saúde, começando com a secretária, ai ela coloca os adjuntos. Só observo.
CNJ decide se abre PAD contra desembargador de MT
Terça-Feira, 05.08.2025 07h35
TJ nega confiscar aposentadoria de ex-deputado para quitar dívida de ex-genro
Terça-Feira, 05.08.2025 07h30
Servidor do TJ-MT segue foragido; STJ define "relator duro"
Terça-Feira, 05.08.2025 07h23
TSE nega ação para recalcular votos e mudar Câmara de Cuiabá
Segunda-Feira, 04.08.2025 22h42
Prefeita de VG crê em "milagre" para Bolsonaro disputar em 2026
Segunda-Feira, 04.08.2025 20h24