A ex-interventora Danielle Pedroso Dias Carmona Bertucini será a nova secretária Municipal de Saúde de Cuiabá. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (29) pelo prefeito da capital, Abílio Brunini (PL). Ela substituirá a médica pediatra Lucia Helena Barboza Sampaio, que estava no cargo desde o início da atual gestão e será exonerada. No entanto, a data de posse de Carmona ainda não foi definida.
Lúcia Helena estava sofrendo pressão da base do gestor na Câmara de Vereadores. Ainda na segunda-feira (28), a então secretária publicou uma mensagem enigmática via stories em seu Instagram. "Onde não puderes amar não se demores". A citação é atribuída à pintora mexicana e feminista Frida Kahlo. Em uma coletiva no início da tarde desta terça, Abílio confirmou o nome de Danielle Pedroso Dias Carmona Bertucini.
“Nós conversamos ontem e já havíamos dialogado e sim, ela será a nova secretária. Passei o quadro atual da pasta e como está a situação. A dra. Lúcia fez um brilhante trabalho, em um esforço hercúleo de colocar a saúde nas condições que estamos hoje, já que a recebemos com muita dificuldade, mas ainda temos muitos desafios”, afirmou o prefeito.
De acordo com Abílio, a mudança só foi anunciada por conta do ‘burburinho’ que se deu por conta do anúncio vazado, que segundo o prefeito, cria uma desestabilização dentro da Secretaria Municipal de Saúde. Por conta disso, ele optou por fazer o pronunciamento, ressaltando que tem conversado tanto com a futura ex-secretária e a sua sucessora.
“Nesse momento, não é o que a gente estava querendo fazer. Iremos aguardar a conclusão do mês, mas diante dos fatos que alguém soltou na imprensa essa possibilidade, então a gente antecipa essa informação. No entanto, a substituição ainda não acontece hoje, nem acontece amanhã”, disse Abílio.
A ex-secretária vinha recebendo muitas queixas e reclamações por parte dos parlamentares durante esses sete meses à frente de uma das pastas mais importantes da gestão. Danielle foi interventora da Saúde enquanto a área esteve sob o comando o Governo do Estado, após determinação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) em março de 2023 e perdurou até dezembro do mesmo ano.
A medida foi tomada após pedido do Ministério Público do Estado (MPMT), que apontou diversas irregularidades na gestão municipal da saúde, como falta de médicos e remédios. Durante os dez meses de intervenção, foram realizadas diversas ações, como a reforma de unidades de saúde, a implantação de sistemas de gestão de medicamentos e a contratação de profissionais para suprir deficiências no atendimento.
Danielle Carmona é enfermeira e servidora do Município de Cuiabá há quase 12 anos. Já coordenou diversos setores da saúde da capital e foi secretária executiva da Secretaria de Estado de Saúde no período de 2019 a 2021.
Valdenice Tavares da Silva
Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 18h17MARCOS ANTONIO
Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 17h44Nair
Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 17h27Gerson
Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 17h25Valdenice Tavares da Silva
Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 16h57Eleitor
Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 16h52Aldo
Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 16h34Helena
Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 16h33Emilio Costa
Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 16h09Naldo Rosa
Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 15h55Thiago
Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 15h46