Política

Domingo, 25 de Maio de 2025, 14h35

SENADO

Bancada de MT vota a favor de "PL da Devastação" no Senado

Projeto aprovado flexibiliza o licenciamento ambiental brasileiro

SILVANO COSTA

Gazeta Digital

 

O Senado aprovou, por 54 votos a 13, na última quarta-feira (21), um Projeto de Lei (PL) que flexibiliza o licenciamento ambiental brasileiro. A bancada de Mato Grosso, representada pelos senadores Jayme Campos (UB), Margareth Buzetti (PL) e Wellington Fagundes (PL), foi unânime em aprovar texto, que ficou conhecido como "PL da Devastação".

Um dos principais pontos do PL 2159/21 é permitir que empreendimentos obtenham licenças de forma automática, baseada na autodeclaração, sem necessidade de análises técnicas prévias. O texto tem preocupado ambientalistas. 

"[A autodeclaração] nada mais é que um termo de adesão e compromisso do empreendedor de que seguirá com requisitos determinados pela autoridade licenciadora. Isso não basta, não estamos vivendo um ambiente civilizado, esclarecido", afirmou ao GD o ambientalista Herman Oliveira. 

Ele acredita que a dispensa do licenciamento deve enfraquecer, especialmente, a proteção a comunidades e povos tradicionais, assim como unidades de conservação.

Herman também é secretário executivo do Fórum Popular Socioambiental de Mato Grosso (Formad), entidade que reúne 34 organizações socioambientais e se posicionou inteiramente contra o projeto. 

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, foi outra a se mostrar contrária ao PL. “O governo é contrário a esse desmonte do licenciamento ambiental brasileiro", disse. 

Senadores celebram

Jayme Campos, Margareth Buzetti e Wellington Fagundes usaram as redes sociais para comemorar a aprovação do Projeto de Lei. "O projeto, que está em discussão desde 2004, finalmente avança (...) Trabalharemos para ser aprovado em breve, visando sempre o desenvolvimento de nosso país e mais infraestrutura para Mato Grosso", comentou Jayme. 

Buzetti disse que o setor produtivo "está em festa" e que o meio ambiente "responsável" também deveria celebrar. "Eu estou muito feliz hoje porque é um avanço imenso para o país, para o meio ambiente", ela afirmou. 

Já Fagundes declarou que a nova legislação vai "destravar esse país". "São milhares de obras que não acontecem pela burocracia e falta de uma licença ambiental", pontuou.

Herman Oliveira, por outro lado, disse que o discurso dos senadores mostra como o "progresso" está sempre à frente da preservação dos biomas, povos e territórios. 

"Ao invés de atuarem em defesa de nossos três biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal, aprovam propostas como esta que tendem a expor essas áreas a ainda mais desmatamento, ocupações irregulares, garimpo, queimadas, entre outros prejuízos. Os principais e primeiros atingidos serão os povos indígenas, as comunidades tradicionais, os campesinos, mas, em algum momento, essas decisões, absolutamente míopes, atingirão também o agronegócio, e não vai demorar", argumentou o ambientalista.

Comentários (3)

  • aloisio |  25/05/2025 22:10:55

    Gente, nenhuma novidade. São sempre os mesmos, com os mesmos gestos de retrocesso e de obediência a um comando. Quando foi diferente? Esse operadores da política de MT não têm a mínima ideia de modernidade, de crítica a uma realidade climática devastadora e perversa. Interessa a eles a exploração a qualquer custo.

  • 13/07 |  25/05/2025 21:09:11

    Olha, essa cuiabania e os restante desses sulistas Bolsonarianos, bandidos ladrões, golpistas e fdp, votaram e elegeram esses lixos e esgotos Bolsonarianos. Vai esperar o que desses bolsicopatas. Não existe e não se espera alguma coisa boa desses vermes bolsicopaticos.

  • DEVAIR VALIM DE MELO  |  25/05/2025 16:04:25

    FALHA MAX ADORO LER SUAS MATERIA BEM ESCRITAS E MOSTRANDO IMPARCIAL. MAS FALAR EM DEVASTAÇÃO E COISA DE QUEM NAO SABE O QUE FALA. MT TEM MAIS DE UM MILHÃO DE PESSAS PASSANDO FOME ISSO QUE O REDATOR NAO SABE.. IBGE 2024 PUBLICOU QUE 30% DO MATO-GROSSENSE PASA FOME, ISSO E FALTA DE TRABALHAR, OS AMBIENTALISTAS VAGABUNDOS MENTIM QUE FLORESTA TRAZ CHUVAS, METEMNQUE OXIGÊNIO E DAR ÃRVORE, TUDO MENTIRA DESTES PICARETAS AMBIENTAL. CHUVAS SAO PRODUZIDAS NOS OÇEANOS VC NO PERÃODO DE CHUVAS AS FORMAÇÃO NOS OCEANOS. O EXIGENIO QUE NOS E TODO PLANETA USSA E PRODUZIDO NOS ACEANOS. TUDO MENTIRA QUE BRASIL PULMÃO DO MUNDO ISSO NOS TROUXE A MISSERIA E FOME COMESOU NA ECO - 92. AMAZÔNIA FLORESTA E UM MICO NUNCA FOI A MAIOR FLORETA DO MUNDO NINGUÉM COMPRA CRÉDITO CARBÔNO DO BRASIL A AMAZÔNIA ESTA EMITINDO CONFORME ESTDUDO DA NASA . TUDO ISSO SOBRES O CLIMà E MENTIRA. QUEM CONTROLA O CLIMA E OS OÇEANOS E O SOL. O RESTO SAO LADRÕES AMBIENTAL COM MENTIRAS GAMHANDO DINHEIRO EUROPEUS PRO BRASIL NAO PRODUZIR. QUER DEBATE ESTOU PRONTO PRO DEBATE. CIENTÃFICO, SOCIAL, CLIMÃTICO E ECONOMICO. 065 99916.5959

Confira também: Veja Todas