Terça-Feira, 15 de Julho de 2025, 09h53
ORÇAMENTO MULHER
Comissão realiza reunião para debater implantação
Da Redação
A Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Cuiabá realizou, na última sexta-feira (11), uma reunião temática com foco na implantação e consolidação do Orçamento Mulher no município. O instrumento foi criado pela Lei Municipal nº 7.259/2025, de autoria da vereadora Maria Avalone (PSDB), que também preside a comissão.
O encontro reuniu parlamentares, representantes da gestão municipal e especialistas em políticas públicas. Participaram da reunião a vice-presidente da comissão, vereadora Baixinha Giraldelli (Solidariedade), e o membro titular, vereador Kero Kero (PMB). Entre os convidados que compuseram a mesa de honra estavam Hadassa Suzanahh, secretária municipal da Mulher Nivaldo de Almeida, secretário municipal de Planejamento Ricardo Capistrano, secretário adjunto da Secretaria de Fazenda e Fabiana Soares, coordenadora da Casa Ampara.
Em sua fala de abertura, a vereadora Maria Avalone destacou a importância do evento e do fortalecimento de políticas públicas com recorte de gênero. “É com grande satisfação que dou as boas-vindas a todos vocês a este importante evento sobre o Orçamento Mulher. Em um momento em que o feminicídio e a violência contra a mulher assumem um caráter alarmante em nosso estado, é crucial termos um espaço qualificado de diálogo, reflexão e construção de estratégias para garantir que as políticas públicas para as mulheres sejam efetivamente financiadas e implantadas”, afirmou a parlamentar.
De autoria da vereadora e já sancionada pelo prefeito Abílio Júnior, a Lei nº 7.259/2025 busca garantir a alocação de recursos adequados para políticas públicas voltadas às mulheres, promovendo igualdade, autonomia econômica e o combate à violência.
Durante o evento, a Secretaria de Fazenda do Estado de Mato Grosso (Sefaz) apresentou a experiência bem-sucedida do Governo do Estado na elaboração do Orçamento Mulher, por meio de sua equipe técnica da Secretaria Adjunta do Orçamento Estadual. A exposição detalhou a metodologia adotada na construção do relatório “A Mulher no Orçamento”, desenvolvido com base nas leis orçamentárias (LOA e LDO), com foco em ampliar a transparência e a participação social na gestão fiscal.
O Orçamento Mulher é uma ferramenta que permite o acompanhamento detalhado da destinação de recursos públicos para ações que impactam diretamente a vida das mulheres. A vereadora Maria Avalone destacou que a reunião teve como objetivo não apenas apresentar a iniciativa, mas também articular estratégias para sua efetiva implantação na capital.
“Não podemos mais aceitar que políticas públicas para as mulheres permaneçam apenas no papel, sem execução orçamentária. Precisamos garantir que os recursos destinados à saúde, educação, combate à violência e autonomia econômica cheguem às mulheres cuiabanas com transparência e efetividade”, finalizou a parlamentar.
A reunião foi considerada um importante passo para a consolidação de políticas públicas mais inclusivas em Cuiabá, com a expectativa de que o município siga o exemplo do Estado de Mato Grosso e se torne referência na aplicação de um orçamento sensível à questão de gênero.
Afastados, juízes vão custar cerca de 1,2 milhão ao Judiciário até conclusão de PAD
Quarta-Feira, 23.07.2025 21h41
TRE nega ação para penhorar salário de vice-prefeita em MT
Quarta-Feira, 23.07.2025 21h04
Justiça condena ex-presidente da AL por desviar R$ 941 mil com empresa fantasma em MT
Quarta-Feira, 23.07.2025 17h02
Esposa de cantor, ex-miss de MT é criticada por foto com Michelle
Quarta-Feira, 23.07.2025 16h31
Vereadoras de Cuiabá visitam projetos sociais
Quarta-Feira, 23.07.2025 16h11