Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025, 14h11
MÃES ATÍPICAS
Evento “Conexão Materna” promove acolhimento
Da Redação
O projeto Conexão Materna, idealizado e promovido pelo gabinete da vereadora Maysa Leão, realizou nesta quarta-feira (14), no Plenarinho da Câmara Municipal de Cuiabá, o primeiro encontro de 2025. Voltado especialmente para mães de crianças neurodivergentes e com deficiência, o evento promoveu um espaço seguro de escuta, acolhimento e fortalecimento emocional, com foco no autocuidado, gestão do estresse e criação de uma rede de apoio mútua.
A abertura do ciclo deste ano contou com uma parceria especial com o Sebrae, que trouxe a palestra da gestora nacional do Programa Plural, Alessandra Ciuffo, com o tema “Empreendedorismo para mães atípicas”.
Durante sua fala, a vereadora Maysa Leão destacou os desafios enfrentados por mães atípicas no mercado de trabalho e como o empreendedorismo pode ser uma alternativa poderosa. “Quando um empregador descobre que aquela mulher é mãe atípica, muitas vezes a chance de contratação desaparece. Porque pensam: ‘vai dar problema’. A sociedade ainda não aprendeu a acolher. Então, nós aprendemos a empreender. Espero que vocês saiam daqui com o coração pulsando, vibrando, prontas para abrir seus próprios caminhos”, afirmou.
A palestra de Alessandra Ciuffo emocionou as participantes ao abordar o potencial empreendedor das mães atípicas, que frequentemente precisam de flexibilidade para conciliar maternidade e carreira. “O objetivo é mostrar a resiliência dessas mulheres e o quanto o empreendedorismo pode ser uma ferramenta de transformação. O Sebrae, por meio do Programa Plural, está aqui para apoiar essas mães que sonham com uma vida mais flexível e autônoma”, destacou.
“Desejo que vocês saiam daqui com o coração aberto, prontas para realizar seus sonhos. Ser dona do próprio negócio é uma forma poderosa de ser protagonista da vida que se quer viver”, completou.
Entre as participantes, a mãe atípica Leila Aparecida Rosa Mattos destacou o impacto pessoal do projeto. “Participo dos eventos da Maysa há muito tempo, porque me vejo representada nela. Quando recebemos o diagnóstico dos nossos filhos, nos sentimos perdidas. Mas aqui encontramos apoio e a certeza de que a vida continua — e que não estamos sozinhas.”
A cuidadora de idosos e mãe atípica de Cáceres, Cícera Alves Feitosa, relatou como o projeto a inspirou a retomar seus sonhos. “Ouvir outras mães e saber que podemos, sim, sonhar de novo, é transformador. Às vezes, a gente nem sabe mais o que quer da vida. E aqui, eu comecei a lembrar disso”, contou ela, que compartilha sua rotina e reflexões no blog ‘Quem cuida de um cuidador’.
O evento também recebeu participantes de outras cidades. A vice-prefeita de Primavera do Leste, Ivanir Maria Gnoatto Viana, participou do encontro e reforçou a importância de levar esse tipo de iniciativa para outros municípios. “Participei recentemente de um congresso sobre autismo e hoje estou aqui porque acredito que esse conhecimento precisa ser replicado em todas as cidades”, afirmou.
A vereadora de Primavera do Leste, Karla Jakeline da Silva Souza, mencionou uma ação em seu município voltada à saúde mental materna. “Temos o projeto Maio Furta-cor, que foca na saúde mental das mães atípicas. Eventos como este reforçam a importância de dar visibilidade a essas mulheres e suas lutas diárias”, disse.
Para Maria Aparecida de Amorim Fernandes, conselheira do Conselho Regional de Psicologia, a iniciativa reforça a urgência de tirar leis do papel. “Temos legislações que garantem direitos para crianças neurodivergentes, mas que não são aplicadas. É essencial termos representantes como a vereadora Maysa, que colocam essas pautas no centro do debate”, destacou.
O encerramento do evento ficou por conta da atriz Tereza Antunes, que arrancou risadas da plateia ao interpretar a personagem Dra. Maristela Furtado, abordando com leveza os desafios da mulher contemporânea.
TJ vê indícios de “calúnia” e mantém ação de deputado contra vereadora
Domingo, 13.07.2025 22h06
Justiça manda Estado pagar "horas extras da Covid" para professores
Domingo, 13.07.2025 22h05
Após espionar ministros do STF, coronel deixa MT e vai a prisão federal
Domingo, 13.07.2025 21h47
TCE manda investigar contrato para UTIs em hospital de VG
Domingo, 13.07.2025 20h49
Vereador de Cuiabá critica PL que tenta acabar com crimes de honra
Domingo, 13.07.2025 19h50