Política

Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2018, 09h15

OPERAÇÃO BERERÉ

Ex-presidente tenta aumentar repasse de contrato ao Detran, mas é ameaçado de demissão

"Dóia" afirmou que representante de Mauro Savi não concordou com diminuição de lucros da FDL Consultoria

DIEGO FREDERICI

Da Redação

 

O ex-presidente do Detran (Departamento EStadual de Trânsito), Teodoro Lopes, o "Doia", foi ameaçado de ser demitido do órgão ao propor que uma empresa que presta serviços, a FDL Consultoria (Atual EIG Mercados), que realiza junto ao orgão os registros de contratos de financiamentos de veículos em alienação fiduciária, aumentasse a margem de valores transferidos ao poder público pelos registros dos contratos. A “ameaça” partiu de um representante do deputado estadual Mauro Savi (PSB), Dauton Luiz Santos Vasconcellos.

As informações constam do pedido de prisão e de busca e apreensão feitos pelo Ministério Público do Estado contra 49 pessoas investigadas por fazerem parte de uma quadrilha que lavava dinheiro por meio de empresas que prestam serviço ao Detran-MT e apuradas na operação “Bereré”, deflagrada na manhã desta segunda-feira (19). As investigações foram norteadas pela colaboração premiada de “Doia”. “Foi dito também por Teodoro Moreira Lopes que no final do ano de 2010, na qualidade de presidente do Detran-MT, tentou ajustar o contrato para o Detran-MT recebesse uma parte maior relacionada à sua execução, diminuindo o lucro da FDL, oportunidade em que, Dauton Luiz Santos Vasconcellos, atuando em nome de Mauro Savi, ameaçou Teodoro ser destituído do cargo”, diz o MP-MT.

“Doia” relata que o fato ocorreu em 2010, quando recebeu a visita do representante do deputado estadual, que deixou claro que se ele levasse adiante a proposta de diminuir os lucros da  FDL, “Mauro Savi iria retirar o apoio político” ao então presidente do Detran-MT. A FDL Consultoria, empresa que posteriormente foi batizada de EIG Mercados, cobra uma taxa para realizar o registro dos financiamentos de veículos em alienação fiduciária – modalidade de crédito que transmite ao credor a propriedade de um bem dispensando-o de acionar o cliente inadimplente na justiça para requerer a busca e apreensão do bem. No início do contrato, ela repassava 10% de sua arrecadação ao Detran de Mato Grosso.

No final de 2014, os repasses aumentaram para 30% e, já no atual Governo, o contrato foi ajustado com repasse de 50% da arrecadação ao órgão público.

O contrato entre a FDL - EIG Mercados já foi alvo de investigações no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) pela suspeita de não repassar os valores corretos dos registros de veículos ao Detran-MT.

BERERÉ

Deflagrada na manhã desta segunda-feira (19), a operação Bereré, do Ministério Público Estadual e da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e contra a Administração Pública (Defaz-MT) desbaratou um quadrilha que lavava dinheiro e desviava recursos públicos por meio de empresas que prestam serviços ao Detran-MT. O bando agia desde 2009 e teria desviado em torno de R$ 1 milhão por mês.

Os principais alvos da operação são os deputados estaduais Eduardo Botelho e Mauro Savi, ambos do PSB, além do ex-deputado federal Pedro Henry. As investigações tem como base os depoimentos de colaboração premiada do ex-presidente do Detran-MT, Teodoro Lopes, o “Doia”.

 

Comentários (13)

  • Mauro Primata |  21/02/2018 17:05:21

    Doía doía saber que a culpa sempre caía nos mais fracos. "Os goiabas ficando na moral e os modinha igual cachorrinho pegando as migalhas que caem da mesa". Parabéns por prestar os esclarecimentos nos somos representados por governo legítimo, e que somente cumpre o seu papel.

  • dito benedito |  21/02/2018 13:01:03

    Dauton = capanga de Savi

  • Zagueiro |  21/02/2018 12:12:39

    João José de rosário, ou você é burro ou é mal intencionado (ou funcionário público), basta ler as matérias e verá que o governo Taques alterou o repasse de 10% para 50%. Se fizer as contas verá que o valor deixou de ir para os malandros e foi para os cofres do Estado.

  • Sônia Arantes Gouveia Neta  |  21/02/2018 11:11:41

    O povo clama nas ruas que Eduardo Botelho deixe de imediato a Presidência da Assembleia Legislativa até que tudo seja respondido e que ele prove que não tem nada haver com a operação BERERÉ se ele não deve não tem nada a temer e não precisa de imunidade parlamentar que viver verá.

  • CLAUDIO |  21/02/2018 11:11:38

    Não sei oque que o Governado Pedro Taques esta sonhando que aconteça!!!!! ????? Ele esta Cercado de Gente do PT, PCdoB,Ratos Parazitas, Traidores, e são direcionamento tdo, beneficiando -se em chiqueiros eleitorais, Este Secretário do SEAF , Suelme, e Nicolau Briante da UFMT e Sindicatos Rurais estão usando Falsos Projetos de Agricultura Familiar, c/ Falsas Associaçoes,Cooperativas que foram criadas em 3 Meses p/ desovar equipamentos , Tratores, Resfriadores de Leite, Grades,Pulverizadores,usando as Verbas onde estão beneficiando só os Companheiros Quadrilheiros!!!!! Aonde está MPF,MP, Será que todos estão no mesmo Balaio???????

  • jorge |  21/02/2018 10:10:41

    depôs que a bomba estourou e a casa caiu o anão de jardim quer romper o contrato

  • Ciro Arruda |  21/02/2018 10:10:36

    Paulo Taques que o diga!

  • sebastião jose de souza |  21/02/2018 10:10:14

    Meus Amigos dos 49 nomes envolvidos todos tem ligação com Deputados ou seja Representa Deputado, mas o que chega ser repugnante é este Governador que acha que Povo é Otário, arruma desculpa pra tudo, mas tenho fé em Deus que Nós vamos Retribuir tudo isso nas Urnas, vamos Guardar bem Estes 49 Nomes. Outro fato e que este Tribunal de Justiça é Bondoso ao negar a Prisão Requerida pelo MP, mas quando é ladrão de Galinha ou Drogado apodrece na Cadeia. A matéria é esclarecedora e fica claro que a roubalheira continua e mais forte...

  • luciana dias |  21/02/2018 10:10:10

    será que irão livrar a cara desse elias santos novamente???? esse rapazola é um contumaz integrante de listas de denunciados de corrupção e outras práticas ilícitas e está sempre se livrando da cadeia, será que é a mão do irmão deputado wilson santos agindo?

  • José Carlos  |  21/02/2018 10:10:10

    É ÓBVIO QUE ESSE GOVERNO CONTINUOU A RECEBER AS PROBINAS.... SÓ CEGO NÃO VÊ.... PELO QUE A MÃDIA FALA TODOS OS ESQUEMAS DO GOVERNO SILVAL CONTINUARAM NO GOVERNO DO PEDRO TAQUES...

  • Marcos |  21/02/2018 09:09:59

    Quadrilha, cadeia para esses políticos safados. O povo não aguenta mais tanta safadeza. Essa terceirizada não deveria existir.

  • João José de Rosário  |  21/02/2018 09:09:26

    Mas os repasses continuaram no governo TAQUES... eu pergunto: e aí ????

  • Manoel |  21/02/2018 09:09:06

    Corja de malandros esses Deputados, só visam o próprio bolso e só se elegem na base da compra de votos, dinheiro pra isso eles tem, só que, quanto mais melhor...

Confira também: Veja Todas