Cidades Quinta-Feira, 10 de Abril de 2014, 15h:40 | Atualizado:

Quinta-Feira, 10 de Abril de 2014, 15h:40 | Atualizado:

Notícia

Aula inaugural do doutorado em Ciências Políticas foi realizada esta manhã

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (10.04) em Cáceres, a aula inaugural do doutorado em Ciências Políticas para os acadêmicos docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O coordenador acadêmico, professor Fabiano Santos, do Doutorado Interinstitucional Fora de Sede do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Dinter/Iesp/Uerj), participou da aula e na sequência ministrou a palestra Democracia Contemporânea. Alunos do curso de Direito, do campus da cidade também participaram. 

Todos os créditos do doutorado serão ministrados no campus da Unemat em Cáceres. Com conceito cinco na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o doutorado atende 15 acadêmicos docentes das áreas de Direito; Ciências Contábeis; Pedagogia; Turismo; Matemática e Letras dos campi de Cáceres; Juara; Nova Xavantina; Sinop e Tangará da Serra, que assistem às aulas desde o dia 13 de março. 

A professora Aurea Regina, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), da Unemat comemora mais este convênio. Ela lembra que a modalidade Dinter vem tornando homogêneo o número de doutores das diferentes áreas da Unemat. “A instituição cumpre sua meta de cada vez mais diminuir a assimetria na qualificação dos cursos e áreas do conhecimento no que diz respeito à qualificação docente da Universidade.” 

Fabiano Santos que foi presidente da Associação Brasileira de Ciência Política por quatro anos e desde 2010 é professor e pesquisador do Iesp/Uerj afirmou que o Iesp é solidário a política do Dinter e lembrou que a política interinstitucional de mestrado e doutorado adotadas pela Capes há quase 20 anos com o propósito de expandir a qualificação científica para todo o país, ainda hoje concentrada nos grandes centros do país, contribui para o fortalecimento da Comunidade Científica Brasileira. 

“O Brasil é um dos poucos países que consegue competir em produção científica com países desenvolvidos. O Dinter é uma ferramenta engenhosa e preciosa para promover a qualificação a partir de programas de pós-graduação fora do eixo das regiões Sudeste e Sul. Nacionalizar a Ciência Política é um objetivo ambicioso. Quem sabe a partir deste Dinter, em Cáceres, possa ser criado um curso de pós-graduação em Ciências Políticas no Mato Grosso, como aconteceu em Belém, no Pará”, disse Fabiano Santos.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet