Cidades Sábado, 17 de Maio de 2025, 02h:18 | Atualizado:

Sábado, 17 de Maio de 2025, 02h:18 | Atualizado:

EFICIÊNCIA

Bombeiros mostram técnica e agilidade em MT

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

competicao bombeiros.jpg

 

Promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o 3º Desafio de Salvamento Veicular reúne equipes de militares em uma competição que avalia não apenas a técnica, mas também a agilidade, a precisão e o trabalho em equipe dos participantes. O evento ocorre no estacionamento do Pantanal Shopping, em Cuiabá, ao longo de todo o dia, com encerramento nesta sexta-feira (16.5).

A competição propõe um cenário cuidadosamente controlado para simular acidentes veiculares reais. Nele, os bombeiros militares enfrentam situações complexas que exigem respostas rápidas e estratégias bem coordenadas para o resgate de vítimas presas às ferragens. O objetivo é aproximar a simulação das condições reais enfrentadas no serviço operacional.

Dez equipes estão participando do desafio, representando todas as unidades operacionais da corporação e envolvendo diretamente 64 bombeiros militares. Ao todo, 22 veículos estão sendo utilizados na simulação de diversos cenários de acidentes desde o início da competição, na última quarta-feira (14.5).

Segundo o major BM Rivaldo Miranda de Andrade, coordenador do desafio, a dinâmica da competição consiste em as equipes realizarem, no tempo máximo de 25 minutos, a remoção das ferragens de uma vítima de acidente veicular, assegurando a segurança tanto da vítima quanto da equipe de resgate.

Os participantes utilizam os mesmos equipamentos de desencarceramento empregados nas operações reais, todos disponíveis nas viaturas de salvamento. Cada procedimento é avaliado por um examinador independente. Vence o desafio a equipe que alcançar a maior pontuação. Os vencedores serão os representantes de Mato Grosso no desafio nacional.

"Essas atividades do desafio simulam a realidade das ruas. Os acidentes de trânsito constituem a segunda causa de óbitos externos no Brasil, e o Corpo de Bombeiros Militar é responsável por esse tipo de atendimento. Esses treinamentos fazem com que, na ponta da linha, a corporação preste um serviço de melhor qualidade à população. É uma experiência muito enriquecedora. Eles têm contato com diversos tipos de veículos e cenários. O que nós simulamos, replicamos na prática”, explicou o major.

competicao bombeiros1.jpg

 

Uma das quatro equipes que conseguiram completar a missão de salvamento dentro do tempo previsto foi a representante do 5º Comando Regional de Bombeiros Militar, da região de Cáceres. Integrante da equipe, o 3º Sargento BM Guilherme Silva Cabral destacou a importância de participar do desafio e o aprendizado adquirido durante a competição.

"Essa primeira prova foi uma experiência muito proveitosa. Não tenho o curso de salvamento veicular, mas sou enfermeiro de formação, então pude aprender bastante sobre salvamento veicular integrado ao atendimento pré-hospitalar. A interação entre as equipes de todo o Estado está sendo excelente. Aprendi muitas técnicas novas, praticadas em outras unidades. Está sendo uma troca de experiências em um cenário desafiador, que exige raciocínio rápido e estratégias bem definidas”, disse.

Além dessa equipe, também conseguiram completar o desafio, até o momento, as seguintes equipes: do 4º Comando Regional de Bombeiros Militar, de Barra do Garças; do 3º Comando Regional de Bombeiros Militar, de Sinop; e a equipe Rescue Fem, composta exclusivamente por bombeiras militares.

Capacitação e eficiência 

De acordo com o comandante-geral, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, essa iniciativa reforça não apenas a importância do treinamento contínuo, mas também evidencia o nível de preparo técnico e a excelência operacional das equipes envolvidas nas missões de salvamento.

competicao bombeiros2.jpg

 

Eventos como esse, segundo o comandante, fortalecem a integração entre as unidades operacionais e garantem que os bombeiros militares estejam cada vez mais prontos para agir com rapidez, eficiência e segurança em situações críticas. “Na sua hora de ouro, no seu minuto de sobrevida, é nesse momento crucial que a chegada dos nossos militares faz toda a diferença entre a vida e a morte das vítimas presas dentro de um veículo”, afirmou o comandante. 

Além de promover o aperfeiçoamento das habilidades operacionais, o desafio também contribui para conscientizar o público sobre a complexidade das ações realizadas diariamente pelos bombeiros militares. Por isso, o evento é gratuito e aberto ao público interessado em acompanhar as ações.

A diretora de marketing do Pantanal Shopping, Daniela Rossi, destacou a importância de parcerias como essa. "É uma parceria muito relevante, pois traz eventos que orientam a nossa população, além de proporcionar aprendizado contínuo para o próprio Corpo de Bombeiros Militar. É fundamental que a sociedade compreenda como os bombeiros atuam e salvam vidas", finalizou.

A equipe vencedora do 3º Desafio de Salvamento Veicular será anunciada na noite desta sexta-feira (16.5), durante a solenidade de encerramento da competição. São parceiros do evento as empresas Resgatécnica, Grupo Canopus, Saga BYD, Sicredi, PRP Borges, LP Engenharia, GM Engenharia, Fecomércio, Grupo Aldo,  entre outros apoiadores. 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet