A chuva que caiu nesta tarde em Cuiabá gerou alguns pontos de alagamentos e deixou os córregos “até a tampa”. O maior volume de água foi registrado na região Norte, onde estão bairros como Jardim Vitória, Doutor Fábio, Jardim Florianópolis. Na localidade, um córrego transbordou e invadiu uma residência. Também no Jardim Vitória, parte do telhado da garagem da Pantanal Transportes, empresa que opera no transporte coletivo, caiu devido à chuva e ventos registrados. Uma equipe da Defesa Civil foi acionada para ir ao local e não há informação sobre pessoas feridas.
No Córrego do Barbado, a água também atingiu o asfalto chegando a atingir as rodas dos veículos que passavam pela região. Contudo, o coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, Oscar Amélito Alves dos Santos, disse que a situação não chegou a sair do controle. Ele esteve no local, nas imediações dos bairros Jardim Tropical e Grande Terceiro e disse que lá foi construída uma bacia para acumular a enxurrada e é normal o acúmulo água após uma chuva forte.
Conforme Amélito, populares acionaram a Defesa Civil preocupados com a situação do Córrego do Barbado. Mas após ir ao local, disse que estava normal e o fluxo de água deveria baixar rapidamente. Segundo ele, a bacia foi feita justamente para essa função, para suportar o fluxo e facilitar que encaminhe para o Rio Cuiabá. “Fomos até lá e constatamos que estava normal. A água escoa rápido”, disse. Em uma casa que fica mais próxima do córrego, os donos foram orientados a construírem um pequeno muro de contenção.
No caso do imóvel que ficou alagado no Jardim Vitória, quando a equipe da Defesa Civil chegou lá, os donos já estavam retirando os móveis. Foram orientados a não ficarem dentro da água suja para evitar doenças. Nesta quinta-feira, segundo Oscar, será realizado uma limpeza e desinfestação da residência.