Pouco falado, o câncer de cabeça e pescoço, causa consequências físicas e emocionais irreversíveis quando diagnosticado em estágio avançado, o que acontece em 60% dos casos. Por isso, o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Comarca de Alta Floresta, aderiu à ‘9ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço - Julho Verde 2025’, e abriu as portas do seu Plenário do Júri para uma palestra de conscientização. O prédio do fórum também está iluminado com luzes verdes durante todo o mês.
No dia 14 de julho, magistrados e servidores participaram de uma palestra esclarecedora sobre o tema. Os cirurgiões-dentistas, Mairo Bernardi Serra e Adelson Dias de Souza Junior, da Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta falaram sobre os sintomas, diagnóstico e tratamentos disponíveis para o câncer de cabeça e pescoço. São os dentistas os primeiros profissionais da saúde a identificar sinais e sintomas suspeitos. Eles também responderam perguntas, dúvidas e curiosidades dos participantes.
O diretor do Fórum, juiz Antônio Fábio Marquezini, que recebeu a solicitação de apoio para a divulgação da campanha da cirurgiã-dentista Karine Kido, voluntária da Rede+Voz da Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil), e prontamente aceitou, afirmou que a adesão da Comarca de Alta Floresta reflete o compromisso do Poder Judiciário de Mato Grosso com a saúde e o bem-estar da comunidade.
“Sabemos que o câncer de cabeça e pescoço, embora menos falado, pode ser devastador quando não detectado precocemente. Por isso, a iniciativa de abrir as portas do nosso Fórum para uma palestra tão importante demonstra que a Justiça vai além dos processos; ela também se preocupa com a vida e a prevenção”.
Ele disse também que ao iluminar a fachada do fórum de verde e ao receber os profissionais da Secretaria de Saúde, o Poder Judiciário envia uma mensagem à comunidade de que o diagnóstico precoce salva vidas e a informação é a melhor ferramenta. “Convidamos toda a sociedade a se engajar, buscando informações e realizando exames de rotina. Juntos, podemos mudar o cenário dessa doença e garantir um futuro com mais saúde para todos”, concluiu o magistrado.
De acordo com a gestora-geral do Fórum, Raquel Brazil da Silva, a adesão por parte dos magistrados, servidores, colaboradores e estagiários do fórum foi total. “Agora todos nós que trabalhamos no fórum da Comarca de Alta Floresta somos multiplicadores dos conhecimentos adquiridos durante a palestra”, afirmou.
Julho Verde
A Campanha Julho Verde, que se tornou oficial no calendário nacional de saúde com a Lei Federal nº 14.328/2021, tem como objetivo principal alertar a população sobre os alarmantes dados do câncer de cabeça e pescoço no Brasil. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que cerca de 59 mil brasileiros serão diagnosticados com a doença em 2025, e o dado mais preocupante é que 60% desses casos são diagnosticados em estágio avançado, o que reduz drasticamente as chances de cura.