Pivô de um escândalo sexual que agitou as eleições de 2024 em Brasnorte (579 km de Cuiabá), o delegado Eric Márcio Fantin, de 38 anos, foi exonerado da Polícia Civil, instituição que acabou envolvida na polêmica por causa de nudes que ele fez dentro de uma delegacia de Juara (709 km da Capital), mandou para uma garota de programa e foram vazados por adversários políticos. O ato de exoneração é assinado pelo governador Mauro Mendes (UB) e foi publicado no Diário Oficial do Estado (Iomat) nesta sexta-feira (14).
Ao saber da exoneração, o delegado gravou um vídeo no Instagram e disse ter sido pego com uma certa supresa em razão da "velocidade do procedimento". Ele confirmou que responde a seis sindicâncias na Polícia Civil. Também afirma ser vítima de uma "injustiça" e vai recorrer à Justiça para tentar reverter a exoneração. Assista no final do texto:
Eric Fantin, embora atuasse como delegado na cidade de Juara, disputou o cargo de prefeito de Brasnorte filiado ao PL e protagonizou debates intensos, com várias trocas de farpas com o prefeito Edelo Ferrari (UB), reeleito por uma diferença de apenas 155 votos. Inclusive, Fantin ingressou com ação de investigação eleitoral (Aije) pedindo a cassação do desafeto político e ainda tem expectativas de ser o próximo prefeito da cidade caso o rival venha a ser cassado.
Fantin tomou posse como delegado substituto da Polícia Civil em novembro de 2021 e ainda estava no período de estágio probatório com um salário de R$ 32 mil por mês. Após protagonizar escândalos incompatíveis com o cargo ocupado, incluindo atritos com outros colegas, ele foi alvo de uma comissão que decidiu por exonerá-lo, por falta de condições de ser efetivado na função de delegado da Polícia Civil.
“Amparado nos fundamentos lançados no relatório final da Comissão Permanente de Avaliação e Estágio Probatório, ratificados pela delegada exma. Delegada geral e pelo exmo. Secretário de Estado de Segurança Pública, exonerar o servidor Eric Márcio Fantin, delegado de polícia, matrícula funcional nº 309074, com fulcro no art. 142 da LC nº 407/2010: 2 – Determinar que se notifique o interessado e seu defensor, enviando-lhes o inteiro teor dessa decisão. Em seguida, cientificar a Polícia Judiciária Civil – PJC e a Secretaria de Estado de Segurança Pública –Sesp para as providências cabíveis”, diz o ato assinado pelo governador Mauro Mendes.
Agora, com a exoneração, ele terá que entregar a carteira funcional e a arma, o que só ocorrerá depois que for notificado da decisão. Em outubro de 2024, depois que já tinha sido derrotado nas eleições, Fantin virou alvo de uma sindicância administrativa instaurada pela Corregedoria da Polícia Civil porque teria tratado com desrespeito superior hierárquico, subordinado ou colega.
Nas redes sociais e também no cenário político de Brasnorte, Eric Fantin é conhecido por se envolver em várias polêmicas e embates. Inclusive, para ser candidato ele acionou a Polícia Civil e o Governo do Estado na Justiça, pois teve o pedido de licença negado para disputar as eleições. No Judiciário, conseguiu uma decisão garantindo sua licença para a disputa política.
Fantin já esteve lotado na delegacia de Brasnorte, mas foi transferido em fevereiro de 2023 para outra unidade após ter denunciado que estaria sofrendo ameaças de morte, por supostamente, investigar políticos da cidade. Quando estava lotado na cidade, o delegado foi alvo de uma representação junto à Corregedoria da Polícia Civil feita por um vereador que alegou sofrer perseguição política por parte de Eric Fantin. Ele também passou pelos municípios de Aripuanã e Colniza e naquela região foi alvo de reclamações, pois teria um relacionamento difícil com outros servidores subordinados a ele.
NUDES E POLÊMICAS
Em agosto de 2024 quando era candidato a prefeito de Brasnorte, o delegado Eric Fantin teve vídeos mantendo relações sexuais com uma garota de programa vazados. Foram dezenas de imagens viralizadas nas redes sociais, nas quais ele apareceria trocando "nudes" dentro da delegacia de Juara e desabafando com a profissional sobre experiências não muito agradáveis com uma mulher casada.
As publicações mostravam que a garota de programa pedia para trocar nudes com o delegado que a alertou que estava em seu serviço. No entanto, ele mandou uma foto de visualização única na delegacia. Num primeiro momento, ele negou, mas depois admitiu publicamente que os vídeos eram verdadeiros e também os nudes trocados. À ocasião, pediu perdão à esposa e alegou uma crise no casamento para justificar a situação.
Eric Fantin já se envolveu em diversas polêmicas com o prefeito da cidade, Edelo Ferrari. Em 2022, por exemplo, uma investigação conduzida por Eric colocou na mira o vereador Reginaldo Carreirinha (MDB) e mais três pessoas por crimes de estelionato, receptação, crime ambiental, tributário e de lavagem de dinheiro, envolvendo a aquisição e venda indevida de terras pertencentes à União. Em fevereiro de 2023, áudios revelaram uma discussão entre um vereador, o prefeito e o delegado, que foi transferido de cidade após supostamente criminosos terem oferecido R$ 1 milhão pela morte dele.
Em novembro de 2023, o prefeito Edelo Ferrari fez graves acusações contra Eric Fantin, que atuava na cidade, e o delegado Antônio Carlos Pinzan Júnior, lotado na delegacia de Cáceres, por supostamente fazerem um "complô" contra ele.
Juca
Domingo, 16 de Março de 2025, 12h38Valério
Sábado, 15 de Março de 2025, 17h02Bolsonaro
Sábado, 15 de Março de 2025, 15h06Paulatejando
Sábado, 15 de Março de 2025, 14h26Maria
Sábado, 15 de Março de 2025, 14h00Beijamin Arrola Jahh
Sábado, 15 de Março de 2025, 12h34jocadomas
Sábado, 15 de Março de 2025, 08h01Ronaldo Santos
Sábado, 15 de Março de 2025, 07h15Antônio
Sábado, 15 de Março de 2025, 07h10Raul
Sexta-Feira, 14 de Março de 2025, 22h26Paula Tejante
Sexta-Feira, 14 de Março de 2025, 22h13Roni
Sexta-Feira, 14 de Março de 2025, 21h24Saudade de CORONE ZAQUEU CHUPA PIÇA
Sexta-Feira, 14 de Março de 2025, 21h04Alencar
Sexta-Feira, 14 de Março de 2025, 20h43Brasil
Sexta-Feira, 14 de Março de 2025, 20h08