O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) articulou reunião no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Mato Grosso (Incra), nesta terça-feira (6), em Cuiabá, com a presença de moradores do Assentamento Dois Irmãos, em Guiratinga-MT, que reivindicaram a regularização fundiária de imóveis. O superintendente Marcos Vieira da Cunha, recebeu as demandas com a presença do prefeito Valdecir Barga Rosa e a vereadora Fabiana Rocha, ambos do DEM.
No assentamento são cerca de 60 processos e 15 imóveis que aguardam a homologação para a realização do georreferenciamento e, assim, prosseguirem para a regularização fundiária. “Moradores do assentamento estiveram em meu gabinete para tratar sobre essa demanda e, imediatamente, agendamos com o Incra para adiantar a situação. Espero termos êxito, com brevidade”, ressalva o parlamentar.
Para a emissão dos títulos, o Incra necessitava de um scanner; Claudinei solicitou apoio ao deputado federal José Medeiros (Podemos) que providenciou a locação do equipamento. “Eu tenho um grande parceiro que é o superintendente Cunha, que sempre está à disposição para atender as nossas demandas. Não posso deixar de agradecer ao deputado Medeiros pela locação do scanner para a emissão dos títulos”, frisa Claudinei.
Delegado Claudinei chegou a ir ao assentamento, no último sábado (3), atender as reivindicações dos moradores, e se comprometeu em firmar essa agenda junto ao Incra. Além do prefeito e a vereadora Fabiana, na oportunidade, também marcou presença o presidente da Câmara Municipal de Guiratinga, Luiz Mário (PSDB).
Outros pedidos feitos pelos assentados às autoridades foi a construção e reformas de pontes e melhorias na malha viária da região. O prefeito Barga Rosa expôs as iniciativas da gestão municipal, como a realização inicial de cascalhamentos nas vias mais críticas e elaboração de projetos para a construção de 12 pontes para até o próximo ano, a ser encaminhado [o pedido] à Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso (Sinfra). “Eu conversei com o prefeito sobre os exemplos seguidos por Jaciara e Juscimeira para melhorias na infraestrutura dos municípios. Através de um consórcio, essas cidades estão conseguindo arrumar pontes e estradas. Eles têm um orçamento, conseguem um aditivo junto à Sinfra. Há um trâmite muito bom”, expõe Claudinei.
Os assentados ressalvaram sobre a necessidade da manutenção de pontes dos córregos Jatobá, Moreiral e de Cana e, se dispuseram a fazer um mutirão para arrumar de forma paliativa as estruturas até os órgãos competentes conseguirem construir definitivamente em concreto. A última reivindicação foi a aquisição de maquinários para contribuir na manutenção em áreas próximas às represas e onde os sitiantes tem interesse em aplicar o reflorestamento em áreas degradadas.
O município de Guiratinga fica a uma distância de aproximadamente 110 km de Rondonópolis, com população estimada a 15 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).