Cidades Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022, 20h:30 | Atualizado:

Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022, 20h:30 | Atualizado:

DENÚNCIA GRAVE

Dono de academia, avaliador da UFMT é suspeito de beneficiar alunos em TAF

Situação foi denunciada por deputado estadual e vereador

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

taf.jpg

 

Um grupo de candidatos aprovados na primeira fase do concurso público para cargos nas Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros tem se mobilizado para expor uma nova denúncia de supostas ilegalidades envolvendo a segunda parte do certame, ou seja, a aplicação do Teste de Aptidão Física (TAF). Eles denunciam que um servidor público e empresário do setor de academia e testes de preparação física, atuou como avaliador oficial do TAF aplicado aos candidatos e, supostamente, teria beneficiado amigos e alunos de sua empresa privada.

A mobilização dos denunciantes encontrou respaldo junto ao vereador Diego Guimarães (Cidadania) e ao deputado estadual Delegado Claudinei (PL), que expuseram as denúncias cobrando apuração por parte da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT), responsável pelo concurso, que é organizado e executado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desde fevereiro deste ano.

As denúncias envolvem o servidor público e empresário Duliomar Aparecido Figueiredo Sampaio, que se apresenta como personal Dulio Sampaio. Ele é servidor efetivo da Sesp-MT e, no mês de abril, foi cedido ao Corpo de Bombeiros, conforme ato publicado no Diário Oficial do Estado no dia 20 de abril deste ano. Além disso, é dono da empresa Crosstaf  Centro De Treinamento Fisico E Especializado Eireli, situada no bairro Ipase, em Várzea Grande.

No local, Dúlio é um dos instrutores e preparadores para alunos interessados em diferentes tipos de treinamento físicos, inclusive o TAF aplicado no concurso público da Sesp-MT. Ainda assim, segundo os denunciantes, ele foi um dos avaliadores oficiais nas provas do TAF. Isso fez alguns candidatos questionar sua atuação e sugerir que ele poderia ter beneficiado candidatos que seriam seus alunos no Crosstaff. Ou seja, em sua empresa onde ele também atua como preparador de clientes que vão prestar concursos e serão submetidos ao teste físico.  

Dulio Sampaio, TAF, concurso

 

Os candidatos denunciantes compartilharam fotos mostrando uma equipe de avaliadores do TAF, sendo que o instrutor Dúlio Sampaio é um deles. “Tem um cara que está como avaliador dos candidatos. No entanto, esse cara é personal e tinha um projeto chamado CrossTAF e é avaliador. Detalhe: todos os alunos dele foram aprovados e vários outros não. os candidatos estão reclamando muito disso. e tipo: o edital proíbe que os avaliadores aferem conhecidos”, disse um denunciante em mensagens encaminhadas ao FOLHAMAX.

Na última quarta-feira (18), o deputado Delegado Claudinei usou a tribuna da Assembleia Legislativa para denunciar a situação e pedir esclarecimentos ao titular da Sesp-MT. Ele informou que havia protocolado no dia anterior, um ofício ao chefe do Ministério Público Estadual, José Antônio Borges, com cópia para a pró-reitoria administrativa da UFMT, relatando suspeita de fraude na aplicação do TAF.

“Chegaram várias denúncias pra gente sobre a suspeição de alguns avaliadores designados pela banca da UFMT e esses avaliadores teriam sido contratados por candidatos para treinamentos e acompanhamentos dos exercícios exigidos nos editais. Quer dizer, esses educadores físicos e personais que fizeram parte dessa banca examinadora do TAF no concurso, eles mesmo já tinham treinado candidatos e pode ter ocorrido até ajuda para esses candidatos serem aprovados. Então, a gente está perguntando sobre isso, sobre os benefícios que podem ter ocorrido a esses candidatos com a contratação desses professores particulares que também participaram da banca examinadora do TAF. E também está havendo a negativa da banca examinadora em fornecer a filmagem dos testes aos candidatos, principalmente os que foram reprovados e querem ter acesso a essas imagens pra poderem recorrer e exercer o direito ao recurso no concurso”.

Já o vereador Diego Guimarães usou suas redes sociais para informar que também recebeu denúncias no mesmo sentido feitas por candidatos que fizeram a prova do concursos para a Polícia Militar e enviou ofício à Sesp- pedindo esclarecimentos ao secretário Alexandre Bustamante e ao comando-geral da Polícia Militar.

“Eu recebi há pouco uma denúncia gravíssima de que um dos avaliadores do TAF também era treinador, personal trainer, preparando candidatos pare realizarem o concurso, isso não pode. Inclusive no Pará isso algo semelhante aconteceu e gerou a anulação do Teste de Aptidão Física de todos os candidatos. Estou encaminhando um ofício à Secretaria de Segurança Pública, ao secretário Alexandre Bustamante, e ao Comando-Geral da Polícia Militar pra o caso seja investigado. Temos o nome e as informações e vamos pedir para que abram uma sindicância para investigar o caso. Se isso realmente se confirmar, esse teste e essa prova terão que ser anulados”, relata o vereador.

No vídeo, o parlamentar expõe imagens do personal Dúlio Sampaio em sua empresa situada em Várzea Grande, treinando seus alunos do Crostaff, e também em fotografias ao lado de outros examinadores do TAF aplicado aos candidatos do concurso da Sesp.

SUSPENSÃO 

Em decorrência de negativas da banca examinadora em fornecer imagens do TAF a candidatos que pretendem ingressar com recursos adminsitrativos, a Justiça Federal suspendeu temporariamente a continuidade do concurso relativo à Polícia Civil. O juiz federal Hiran Armênio Xavier Pereira, da 2ª Vara Federal de Mato Grosso, acolheu pedido da Defensoria Pública da União e mandou os responsáveis fornecerem as imagens a todos os candidatos interessados. Detemrinou ainda a divulgação de um novo cronograma de prazos.





Postar um novo comentário





Comentários (19)

  • Cris

    Segunda-Feira, 23 de Maio de 2022, 08h40
  • Vergonhoso! A justiça será feita!!!!!
    2
    1



  • Douglas Antunes

    Segunda-Feira, 23 de Maio de 2022, 08h32
  • Outra denúncia? Meu Deus do céu MPE-MT, querem mais o que pra cancelar essa mamata? Mais de 200 denúncias com lastros. Como confiar na justiça?
    2
    1



  • Junior

    Segunda-Feira, 23 de Maio de 2022, 00h07
  • participei do concurso e fui aprovado no TAF do bombeiro militar! Os avaliadores foram muito bem até levei 2 "no rap" na prova do meio sugado! Sou profissional de educação física e observei muito bem a postura dos avaliadores em quase todas estações foram otimos exceto na primeira estação ( barra fixa) O avaliador tinha dificuldade em se comunicar! Portanto todas as estações foram filmada, pois se ouve fraudes é só recorrer ao vídeo ? !
    1
    2



  • Assis

    Sábado, 21 de Maio de 2022, 21h54
  • Caso isolado. Deixa de mimimi
    3
    10



  • Rafael

    Sábado, 21 de Maio de 2022, 21h05
  • Sou atleta de corrida de rua há 07 anos e reprovei nos abdominais, sempre mantive a média de 45 execuções (precisava 38) por minuto, mas o avaliador não contou umas 10 execuções minhas. Se eu não tivesse preparo ou não soubesse executar eu aceitaria tranquilo, mas depois dessa reprovação estou mal até agora pela injustiça. Não sei de onde a UFMT trouxe esses avaliadores, mas realmente ali tinham alguns mal intencionados, isso é fato que não tem como negar, METADE dos candidatos a escrivães reprovaram no TAF. Tomara que a justiça seja feita.
    15
    2



  • Wealey

    Sábado, 21 de Maio de 2022, 18h26
  • Os avaliadores deveriam ser todos funcionários públicos da ufmt mesclado com policiais formados em educação física, não esse pessoal pegado no laço faltando 10 dias para.o taf, avaliadores sem compromisso nenhum com o concurso e muito menos com a ufmt, trabalharam do dia 06 até o dia 16 e hoje estão de volta a suas vidas , uns desempregados outros dando aula de preparação para taf. Exemplo outras bancas que tem profissionais especializados que tem vínculo com a banca. Concurso da pm do estado de São Paulo os próprios policiais são os avaliadores. nunca houve polêmica ou denúncia por lá.
    5
    1



  • Caolho

    Sábado, 21 de Maio de 2022, 11h53
  • Eu fiz, a prova da polícia civil... Cheirava fraude esse concurso... não tinha detector de metal, nunca vi um concurso ter só um tipo de prova, não existiu digital,. Etc. Cheira esquema entre a PC , a UFMT e o governo MT... Duvido se cancela... José Antônio Borges é do lado do Mauro mente,. O secretário de segurança também e a banca UFMT foi vendida....e todos vendo e a justiça não faz nada..
    44
    9



  • R.

    Sábado, 21 de Maio de 2022, 09h14
  • O avaliador não sabe quem é o candidato que ele vai avaliar, pois recebe a ficha do candidato uma por vez.
    17
    28



  • Silvana Assis

    Sábado, 21 de Maio de 2022, 08h29
  • Geeente chocada. Será que vai sair no Fantástico esse escândalo????
    32
    4



  • Secult

    Sábado, 21 de Maio de 2022, 06h20
  • Parece que o MP E O JUDICIÁRIO são cegos, ninguém se move, concurso das denúncias de fraudes. Mato Grosso tá foda todos são inerte já passou da hora de um órgão com celeridade mandar cancelar isso. E triste ver tanta incompetência porque de politicagem, um TCE onde todos conselheiro ficaram afastado por mas de 3 anos mamando na teta todos afastados por suspeitas de corrupção não tem serventia para nada, um MP que faz vistas grossas, um judiciário inerte porque depois de tanta denúncia não teve um magistrado que peitou fazer o correto cancelar. Um secretário de segurança que nada e nada. Ufmt não tem capacidade de fazer uma coisa com celeridade. Infelizmente uma vergonha o errado e o sujo e a corrupção inves de ser o errado e o CERTO EM MATO GROSSO.
    32
    5



  • Caio Oliveira

    Sábado, 21 de Maio de 2022, 06h10
  • Povo, prejudicados, entendam! Esqueçam a justiça estadual, vão questionarem na Justiça Federal...
    32
    1



  • José César filho

    Sábado, 21 de Maio de 2022, 06h08
  • Tem Que ser AVALIADOR avaliando e fiscalizando AVALIADOR e que seja EMPRESA contratada de OUTRO estado Com Credibilidade e sem Corporativismo
    24
    1



  • Leonardo

    Sábado, 21 de Maio de 2022, 03h00
  • Esse concurso foi uma aberração !! E uma pena pq é uma chance de pessoas que realmente se dedicam e precisam. Desde o início dos tempos Brasil é um país regido por corrupção não dá pra esperar algo diferente desses processos seletivos.. E uma vergonha!!!
    23
    6



  • Seu Clementino

    Sábado, 21 de Maio de 2022, 01h08
  • É... Agora melou mesmo. Já podem cancelar e refazer tudo de novo com empresa de fora e auditada.
    25
    7



  • Jaun carniça

    Sábado, 21 de Maio de 2022, 01h05
  • Ainda vou mais longe. Será que todos são Profissionais de Educação Física (?) Só bacharel poderia avaliar.. (!)
    17
    1



  • J Carlo

    Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022, 22h47
  • Kkk, Muita conversa e Nada de Prova Concreta. Jus esperneando.... a Matéria acima sobre o Juiz Federal pede que " abre prazo a Mais para que os Candidatos do TAF " análise o Vídeo para anexar ao seu Recurso. Então vida que segue.
    9
    20



  • Sacripanta

    Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022, 21h51
  • Nao vai dar nada . Mauro Mendes vai dar uma canetada e deixar algum desembargador ou juiz mais milionário e pronto que venham os votos do concurso eleitoreiro.
    20
    2



  • SOCRATES

    Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022, 21h14
  • Concurso bem organizado, parece que foi o estagiário do governo que conduziu.. coisa horrível, quem vai ser o pai da criança????
    23
    5



  • Cartas marcadas

    Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022, 20h40
  • Uma vergonha esse concurso público ainda não ter sido cancelado; pois foi feito nas coxas para fazer campanha política antecipada para o governador Mauro garimpeiro empresário!!! Mais grave ainda é o mpe não se pronunciar e se posicionar com tamanhos desmandos e fumaça de dúvidas desde a origem desse vergonhoso concurso!!
    25
    7









Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet