As 79 comarcas de Mato Grosso estão aptas a receber o sistema Voip (Voice over Internet Protocol), tecnologia que utiliza internet para realizar chamadas por telefone. Este é um investimento em modernização da infraestrutura do Poder Judiciário do Estado, que possibilitará prestação de serviço de forma mais ágil e efetiva, além de economia com a redução de gastos com telefonia fixa.
Foram adquiridas centrais com a tecnologia Voip, o que vai zerar os custos com telefonia, já que todas as ligações entre o Tribunal de Justiça e entre as comarcas não terão custo de interurbano, elas passarão a ser como sistema de ramais. Outro benefício será a redução da assinatura de telefonia fixa, atendendo à determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no que diz respeito à sustentabilidade e economicidade.
Pela proximidade com a Capital e por ser de Entrância Especial, a Comarca de Santo Antonio de Leverger (a 34 km ao sul de Cuiabá) é a primeira a utilizar o sistema Voip em sua totalidade, como explica o coordenador de Infraestrutura do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Roberto Ciryaco.
“Não tivemos nenhum problema na Comarca de Santo Antonio e hoje qualquer ligação feita de lá já é por meio do sistema Voip. Essa Comarca foi escolhida para a realização dos testes por ser mais próxima da Capital, pois caso houvesse alguma intercorrência os técnicos poderiam se deslocar até lá mais rapidamente. Também por ser uma comarca menor, para que pudéssemos ver como seriam resultados”, diz.
Como um dos problemas no interior é a internet que chega às cidades, as ligações serão realizadas pela internet de cada Fórum, na capital e interior, garantindo linha mais segura porque estará diretamente ligada ao computador.
“Passamos por momentos de crise em virtude da pandemia e no atual cenário em que os trabalhos fluem normalmente no Poder Judiciário reduzir gastos com linha telefônica é muito importante, pois são recursos que poderão ser empregados de outra forma. Além de reduzir gastos com energia e telefone, que estão relacionados à sustentabilidade.”
A Coordenadoria de Infraestrutura preparará o processo para aquisição dos aparelhos telefônicos condizentes com as centrais adquiridas para que todas as comarcas possam utilizar em sua totalidade o sistema.