O Ministério Público Estadual (MPE) apura a suspeita de falsidade ideológica cometida pelo Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). A suspeita é que pelo menos em uma disciplina alunos do curso de Odontologia foram aprovados sem qualquer tipo de avaliação.
Conforme denúncia protocolada pelo advogado Thiago Alves Donegá, a instituição de ensino não disponibilizou no 8º semestre do curso de Odontologia a disciplina “Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares durante as aulas que transcorreram no primeiro semestre deste ano. No entanto, mesmo sem a formação de qualquer turma, um dos estudantes universitários foi aprovado na disciplina embora nunca tenha cursado a matéria.
Ou seja, garantiu média de aprovação sem submeter-se a nenhuma avaliação como prova ou trabalho. Diante da situação, o Ministério Público encaminhou ao Ministério da Educação pedido de providências que deverão ser informadas no prazo de 20 dias.
No mesmo prazo a reitoria da Univag deverá se manifestar a respeito do episódio. O Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) é um dos mais conceituados de Mato Grosso em relação ao ensino superior com a oferta de cursos em diversas modalidades.
OUTRO LADO
Em nota, a assessoria de imprensa da Univag informou que as denúncias feitas pelo advogado são levianas e que tomará as providências judiciais cabíveis para o caso. Ela explicou que sempre se pautou pela legalidade na realização dos cursos.
Veja a íntegra da nota:
Sobre a matéria titulada: 'MPE investiga Univag por 'Aula Fantasma' no curso de Odontologia', publicada na quinta-feira, 11, pelo site Folha Max, o Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), informa que a denúncia realizada pelo advogado Thiago Alves Donegá não tem o menor fundamento, além de demonstrar não conhecimento da legislação educacional e dos regimentos institucionais desta Instituição de Ensino Superior - IES.
O UNIVAG preza pela legalidade, transparência e rigor em seus procedimentos acadêmicos e está encaminhando toda a documentação comprobatória (atividades, trabalhos e avaliações realizadas pelo acadêmico) ao Procedimento Preparatório em trâmite pelo MPE, o que culminará em seu arquivamento.
O UNIVAG informa ainda que estão sendo tomadas, com todo o rigor, as medidas judiciais cabíveis, no que tange a esta denúncia leviana.