Cidades Quarta-Feira, 29 de Julho de 2015, 14h:38 | Atualizado:

Quarta-Feira, 29 de Julho de 2015, 14h:38 | Atualizado:

Notícia

Professores participam de jornada formativa em Sinop

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Mais de 700 professores da Educação Básica da rede estadual participam de uma jornada formativa desde a última segunda-feira (27.07), em Sinop (500 km ao norte de Cuiabá). O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e coordenado pelo Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro) do município, tem como objetivo a formação dos profissionais que atuam nos ensinos Fundamental e Médio e o fortalecimento da escola como lugar de múltiplas aprendizagens. 

Entre os assuntos discutidos estão a análise dos índices externos e internos de Sinop, a proficiência como diagnóstico para o planejamento escolar, as contribuições da formação continuada para a prática pedagógica, a importância das Ciências Humanas na educação básica, alfabetização e letramento, Ciências Naturais e Matemática, e a identidade e a formação continuada dos profissionais de linguagens de Mato Grosso. As palestras e formações ocorrem em auditórios de quatro escolas do município e na antiga Câmara dos Vereadores. 

A abertura do evento ocorreu no anfiteatro da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) na noite da segunda-feira (27) e contou com a presença de várias autoridades ligadas à educação, entre elas o secretário adjunto de Políticas Educacionais, Gilberto Fraga, o Superintendente de Formação Profissional da Seduc, Otair Rodrigues Filho, a secretária municipal de Educação de Sinop, Gisele Faria de Oliveira, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sinstep), subsede de Sinop, Maria Aparecida Lopes Moreira, além de representantes da Unemat, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Assessoria Pedagógica. A participação especial ficou por conta do coral Vozes do Pantanal, da Unemat, que apresentou um repertório especial para a data. 

Na ocasião, Gilberto Fraga destacou que os desafios comuns são possíveis de serem superados. “A aprendizagem assegura cidadania e emancipação aos nossos estudantes”, pontuou. Já o superintende Otair fez uma retrospectiva sobre o desenvolvimento da formação continuada nas 753 escolas estaduais, provocando a reflexão sobre a atuação do Cefapro para o fortalecimento da prática pedagógica. “Neste momento, percebemos a necessidade de observar detidamente a proficiência dos estudantes e a formação continuada possibilitará a saída do senso comum”, afirmou, destacando que a análise sobre a prática do educador possibilitará planejamentos, replanejamentos e o desenvolvimento pedagógico coletivo nas escolas. 

A jornada será encerrada na tarde desta quarta-feira (29), com salas temáticas, apresentações culturais e de Cordel, além de avaliação final. A oferta de formação continuada para todos os profissionais da educação básica e suas modalidades faz parte das ações prioritárias para a pasta da Educação, contidas no programa Transforma Mato Grosso, programa de políticas públicas pactuado com todos os secretários e que prevê mais de 3.000 ações do Governo.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet