A primeira reunião ordinária de 2025 da Rede Unificada de Proteção à Mulher, Idoso, Criança e Adolescente de Sorriso foi realizada nesta quarta-feira (19 de fevereiro), no Plenário do Fórum da Comarca. O encontro contou com a participação do corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador José Luiz Leite Lindote, da juíza auxiliar da Corregedoria, Anna Paula Gomes de Freitas, além de representantes do Poder Judiciário, Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), forças de segurança pública e Prefeitura Municipal.
“O trabalho conjunto entre as instituições é essencial para a proteção integral de mulheres, idosos, crianças e adolescentes. Somente com união, diálogo constante e ações concretas avançaremos na construção de uma Justiça mais acessível, humanizada e eficiente”, disse o corregedor.
A juíza auxiliar Anna Paula Gomes de Freitas também destacou o papel da Corregedoria no incentivo e apoio às iniciativas que garantem a justiça social e a defesa dos direitos fundamentais.
O encontro foi conduzido pelo juiz coordenador da Rede Unificada na comarca, Anderson Candiotto. Ele apresentou o planejamento anual da Rede Unificada, abordando estratégias de enfrentamento à violência e a promoção de políticas públicas de inclusão e proteção social.
“Temos a certeza de que, por meio do trabalho conjunto e do compromisso das instituições envolvidas, será possível garantir cada vez mais segurança, acolhimento e dignidade à população mato-grossense”, pontuou o magistrado.
Também participaram da reunião o prefeito de Sorriso, Alei Fernandes; a primeira-dama e secretária municipal da Mulher e da Família, Mara Fernandes; a promotora Fernanda Pawelec; a presidente da 17ª Subseção da OAB-MT, Carla Guerra; a delegada da Polícia Judiciária Civil, Jessica Assis; além de representantes da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (BM), Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Rede Unificada
A Rede de Sorriso é pioneira na unificação do atendimento para um serviço mais eficiente e humanizado aos públicos vulneráveis. Resultado de um trabalho conjunto entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a Rede busca potencializar e dinamizar os serviços de proteção à criança, ao adolescente, à mulher e ao idoso vítimas de violações de direitos.
A Rede Unificada realiza triagem, com escutas especializadas, e encaminha as vítimas aos órgãos competentes para acolhimento, atendimento e acompanhamento.
Mais de 50 entidades públicas ou de interesse social participam da iniciativa, entre elas a Polícia Judiciária Civil, Ministério Público, Secretaria de Assistência Social, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Mulher e do Idoso, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), entre outros órgãos públicos e entidades sociais de Sorriso e Ipiranga do Norte.
Correição
O corregedor, desembargador José Luiz Leite Lindote, a juíza auxiliar Anna Paula Gomes de Freitas, o juiz auxiliar João Filho de Almeida Portela e a equipe da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso estão em Sorriso entre os dias 17 e 19 de fevereiro para a realização das correições presenciais nas unidades judiciárias da Comarca. Os trabalhos de inspeção são coordenados e supervisionados pelo juiz auxiliar Jorge Alexandre Martins Ferreira.
As Comarcas de Vera e Feliz Natal serão as próximas a serem inspecionadas nesta quinta e sexta-feira (20 e 21 de fevereiro), respectivamente.
Confira o calendário completo das correições em 2025 neste link.