Cidades Domingo, 20 de Julho de 2025, 16h:51 | Atualizado:

Domingo, 20 de Julho de 2025, 16h:51 | Atualizado:

CURSOS GRÁTIS

Seciteci inicia aulas de informática básica para adultos e idosos

Programa atende pessoas em situação de vulnerabilidade

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

seciteci-informatica.jpg

 

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizou iniciou as atividades do projeto Muxirum Digital MT na região central de Cuiabá, com a primeira aula na última quinta-feira (17), no Asilo Santa Rita.

O letramento digital proposto pela Seciteci oferece cursos gratuitos de informática básica para adultos e idosos. O projeto conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

A coordenadora do projeto Muxirum Digital MT, Danyelle Zamar, ressalta a importância da inclusão proporcionada pelo programa principalmente à medida que a sociedade se torna cada vez mais digitalizada.

“O Muxirum digital visa atender pessoas da melhor idade com o objetivo de proporcionar a essa faixa etária o acesso e a compreensão das tecnologias digitais, promovendo autonomia, independência e participação ativa na sociedade”, explica Danyelle.

“Essa capacitação ajuda que essas pessoas não sejam excluídas do crescente mundo digital, aprendendo a realizar atividades do dia a dia como pagar contas, agendar consultas médicas, acessar informações bancárias sem depender de terceiro”, completa.

A coordenadora também ressalta que o projeto ajuda na conscientização e prevenção de golpes digitais, auxiliando os participantes a identificar e evitar que esse público continue sendo as principais vítimas.

“Não é apenas uma questão de usar tecnologias, mas sim garantir uma vida mais plena, autônoma e conectada com o mundo ao seu redor”, ressalta.

A professora aposentada Renilda Ribeiro está participando do projeto para aprender coisas novas, mas também destaca que a iniciativa proporciona um local de encontro para conhecer novas pessoas e fazer amizades.

A fase piloto do Muxirum Digital oferece aulas em três cidades, sendo Cuiabá,  Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger.

Com turmas de 40 alunos, a expectativa da Seciteci é que até outubro de 2025 cerca de 280 idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade sejam atendidos.

O nome do projeto Muxirum Digital MT faz alusão ao projeto Mais MT Muxirum, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e que visa alfabetizar pessoas que não tiveram acesso ao ensino na época adequada.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet