Ex-presidente da Câmara de Várzea Grande, o deputado estadual Fábio Tardin (PSB) colocou em xeque o plano do prefeito Kalil Baracat (MDB), que promete acabar com a falta de água na cidade. Em entrevista à imprensa, o parlamentar afirmou que não há como solucionar o desabastecimento sem privatizar o Departamento de Água e Esgoto (DAE) e os problemas relacionados a distribuição.
“Já falei isso para Kalil, só vai resolver o problema da água uma vez por todas quando privatizar. Com a privatização, vamos conseguir fazer investimentos mais rápido, recursos vão ser aportados, assim como foi em Cuiabá”, disse.
Apesar da defesa, o assunto é visto com certa resistência pelos gestores que passam pelo Paço Couto Magalhães, sede da prefeitura. Durante a campanha eleitoral, a discussão fica ainda mais intensa. Isso porque algumas lideranças políticas apontam que o DAE só não é privatizado por ter sido transformado em um “grande cabidão de empregos” do município.
Por outro lado, Kalil tenta resolver a questão com a construção de novas Estações de Tratamento (ETAs).
Protesto
Recentemente, moradores ocuparam o plenário da Câmara Municipal de Várzea Grande para protestar contra o problema. O ato ocorreu na sessão em que o diretor-presidente do DAE-, Carlos Alberto Simões de Arruda, foi convidado para prestar esclarecimentos na Casa de Leis.
Na ocasião, o gestor atribuiu parte do problema às ligações clandestinas, que, segundo ele, além de “desviar” a água, causa prejuízos ao departamento e prejudica novos investimentos.
De olho
Sábado, 04 de Novembro de 2023, 18h32Paulo
Sábado, 04 de Novembro de 2023, 10h32