O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) promove nesta segunda e terça-feira (06 e 07 de dezembro) o Encontro da Magistratura. O evento institucional tem a finalidade de promover a integração entre magistrados e magistradas mato-grossenses e discutir projetos estratégicos do Judiciário. O encontro é presencial, realizado com todas as medidas de prevenção e segurança sanitárias, e conta com a participação de juízes e juízas de todo estado.
Na abertura, a presidente do TJMT desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas destacou a atuação de magistrados, magistradas, servidores e servidoras na conquista do Selo Ouro, no Prêmio CNJ de Qualidade, conquistado em 2021 pelo Poder Judiciário de Mato Grosso.
“Quero agradecer a todos os magistrados, magistradas, servidores e servidoras pela conquista do Selo Ouro. Cada um dos presentes pode se sentir com uma medalha de ouro no peito, porque a conquista é de todos. São vencedores. Queremos expressar nosso reconhecimento ao esforço de todos. Mesmo no período de pandemia, conseguimos manter o trabalho e a produtividade e avançar em nossas ações”.
A presidente enfatizou também a importância do encontro, depois de dois anos de distancia presencial, mas com um intenso trabalho virtual. “Muito importante reunir com nossos colegas juízes e juízas, principalmente agora que começamos a sair de uma pandemia bastante severa. Ao projetar a expectativa de trabalho para 2022, vamos construir junto com os magistrados e as magistradas a plataforma de trabalho para o próximo ano, onde possamos vivenciar uma nova realidade, a do trabalho virtual, que mostrou que veio para ficar”.
O corregedor Geral de Justiça do TJMT desembargador José Zuquim Nogueira também aproveitou a abertura do encontro para agradecer aos servidores, servidoras, magistrados e magistradas pela conquista do Selo Ouro. “Vocês são os verdadeiros responsáveis pelo Selo Ouro e merecem todos os nossos aplausos, o nosso reconhecimento e gratidão. Essa reunião tem um significado muito maior, é um momento de interação e integração da administração do Tribunal com os magistrados, magistradas, servidores e servidoras. E que possamos sair daqui com o sentimento de integração e alinhamento para o ano que se inicia”.
Programação - A programação da manhã incluiu uma apresentação da Presidência do Tribunal, de um amplo balanço de todas as ações realizadas em 2021, com destaque para a implantação o Centro de Inteligência e início da vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); passando pelas ações do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods); do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Soluções de Conflito (Nupemec); da Justiça Multiportas; a finalização do concurso para juízes – que faz parte da ação da atual gestão do TJMT em priorizar o primeiro grau de jurisdição; garantia de infraestrutura de trabalho, com obras físicas em várias comarcas; além da atuação para auxiliar os magistrados na produtividade e prestação de serviços à sociedade.
Ainda na programação da manhã, uma palestra sobre crimes virtuais e as formas de proteção contra este tipo de crime que tem se tornado cada vez mais comum.
A apresentação das metas para 2022 também esteve na pauta da programação desta segunda-feira. A definição de estratégias foi considerada fundamental pelo presidente da Associação Mato-grossense dos Magistrados (AMAM), juiz Tiago Souza Nogueira de Abreu. “Após um período de pandemia bastante árduo, este é um momento muito importante de congraçamento dos magistrados e magistradas. Estamos tratando de temas importantes de planejamento para o Judiciário para o próximo ano, criando estratégias de trabalho para 2022. Acabamos de receber uma premiação do CNJ, que demonstra que no ano de 2021, mesmo com a pandemia e o teletrabalho, o Judiciário de Mato Grosso está na ponta, promovendo um excelente trabalho”.
A programação da tarde incluiu a apresentação da nova versão e do novo hotsite do Processo Judicial Eletrônico (PJe), hotsite que traz tutorais, em texto e vídeo, para uso da nova versão do PJe para todos os públicos – advogados, advogadas, servidores, servidoras, operadores e operadoras do Direito e população em geral. A programação incluí também um bate papo com a equipe da Coordenadoria da Tecnologia da Informação do TJMT para que os magistrados e magistradas pudessem tirar suas dúvidas.
A importância de um encontro presencial de trabalho depois de quase dois anos foi destacado pelos magistrados e magistradas que disseram sentir falta do momento de troca de experiências proporcionadas pelos encontros. “Todo final de ano, nós nos encontrávamos e fazíamos o balanço das ações, uma troca de experiências, fazíamos o planejamento para o ano seguinte, o que foi interrompido por conta pandemia. Esse contato, promovido pelo encontro, faz diferença na nossa forma de agir e de nos prepararmos para os desafios e as metas do ano seguinte”, enfatizou a juíza Anna Paula Gomes de Freitas da 2º Vara Crimina de Tangará da Serra.
O Encontro de Magistrados continua nesta terça-feira, com a premiação das Comarcas com o Selo de Reconhecimento em Sustentabilidade – Projeto Economia Legal.