Cidades Domingo, 23 de Março de 2025, 16h:12 | Atualizado:

Domingo, 23 de Março de 2025, 16h:12 | Atualizado:

VERDE NOVO

TJMT celebra Dia Mundial da Água com doação de mil mudas

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

deficientes tj

 

Em uma celebração marcante do Dia Mundial da Água, neste sábado (22 de março), o Programa Verde Novo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) promoveu a doação de mil mudas de árvores nativas do Cerrado, frutíferas e ornamentais, em dois grandes eventos realizados em Cuiabá. A iniciativa, que visa fortalecer a recuperação de florestas urbanas, um pilar central do Programa Verde Novo, mobilizou a comunidade e reforçou a importância da preservação ambiental na capital mais quente do país.

Pela manhã, o Multi-Ação, evento organizado pela TV Centro América (TVCA), parceira do Verde Novo, em colaboração com diversas empresas, instituições e entidades, foi palco da distribuição de 500 mudas. A ação atraiu um público diversificado, que demonstrou grande interesse em contribuir para o aumento da área verde da cidade. À tarde, o Parque das Águas se transformou num centro de atividades em alusão ao Dia Mundial da Água, com a presença da equipe do Verde Novo, que distribuiu mais 500 mudas aos participantes, desta vez, com a ajuda de escoteiros mirins do Grupo Escoteiro Philippe Landes, de Cuiabá.

O evento, promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Smadess), em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), ofereceu uma programação rica em atividades culturais, educativas e recreativas, todas com foco na preservação do meio ambiente e no uso consciente da água.

A engenheira florestal do Programa Verde Novo, Rosiane Carnaíba, explicou que a distribuição de mudas destaca a necessidade de um esforço contínuo para proteger os recursos hídricos e é um investimento direto na saúde dos mananciais e na preservação da água para o futuro. “Sabemos que as árvores contribuem com a preservação e conservação dos solos e dos mananciais, então sabemos que é necessário arborizar esses espaços onde há muita água.”

O secretário-adjunto municipal de Meio Ambiente, Valdinir Piazza Topanoti, destacou a importância da participação do Programa Verde Novo, do Poder Judiciário, no evento. “Esse dia é muito importante e dentre os parceiros convidados, está o Tribunal com a distribuição de mudas de árvores. E pensar em água é pensar em arborização. Temos que pensar em conservação da Área de Preservação Permanente (APP), tentando a recuperação de nascentes e isso se faz com arborização. Cada família levando uma muda daqui, contribuirá com a preservação ambiental”, disse o secretário.

Comunidade engajada

A presidente da Regional Escoteira de Mato Grosso, Giselda Rocha, levou 30 escoteiros, com idades entre sete e 18 anos, para ajudar na distribuição das mudas, como uma atividade extra, já que questões sobre meio ambiente e sustentabilidade são parte do projeto educativo da instituição. Os jovens escoteiros abordavam as pessoas oferecendo uma muda de árvore frutífera ou ornamental.

Foi assim que o casal Rafael e Taís decidiu levar para casa uma muda de pitomba e uma de acerola. “Acabamos de comprar uma casa e lá não tem nada no quintal. Vamos plantar uma na frente e outra atrás da casa”, explicou Rafael.

Já a professora de Filosofia, Andreia Silva Moraes, que foi fazer caminhada no parque e “dar uma olhada” na programação o Dia da Água, escolheu uma muda de ipê-roxo e outra de caju, pensando na sustentabilidade de ter fruta fresca em casa, aliada à sombra e um pouco menos de calor. “Temos que pensar cada vez mais num planeta verde. Nossa cidade é muito quente, isso é proveniente de falta de árvores e devemos ter a consciência de plantarmos árvores nos nossos quintais, pensando numa Cuiabá mais verde, com ar mais puro e clima menos quente. Quanto mais verde, melhor”, ensinou ela.

As árvores e as águas

A relação entre árvores e água é fundamental para a saúde do nosso planeta. As árvores desempenham um papel vital no ciclo da água, influenciando a infiltração, retenção e evapotranspiração da água. Elas protegem os mananciais, regulam o clima e garantem a qualidade da água para o consumo humano e para os ecossistemas aquáticos. A preservação das florestas é crucial para manter o equilíbrio hídrico e evitar problemas ambientais como secas e enchentes.

A preservação das florestas é crucial para garantir a disponibilidade de água para as futuras gerações. O desmatamento e a degradação ambiental comprometem o ciclo da água, levando a secas, enchentes e outros problemas ambientais.

Dia Mundial da Água

É comemorado a cada 22 de março desde 1993, numa iniciativa global apoiada pelas Nações Unidas para destacar a importância da água doce para o planeta e a necessidade de combater sua escassez em todo o mundo, já que cerca de 2,2 bilhões de pessoas continuam sem acesso à água potável.

Verde Novo: compromisso com a sustentabilidade urbana

O Programa Verde Novo tem como gestor-executivo, o desembargador Rodrigo Roberto Curvo, que em 2017 idealizou o então projeto Verde Novo. Atualmente, o programa reconhecido por suas ações de plantio e doação de mudas em parques, bairros e condomínios de Cuiabá, Várzea Grande e, recentemente, em Barra do Garças, tem se destacado na busca por amenizar os efeitos do calor intenso na capital mato-grossense. A iniciativa busca engajar a população na criação de espaços verdes urbanos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a preservação do Cerrado.

Sobre o Programa Verde Novo

Criado em 2017, o Programa Verde Novo é uma ação institucional do Poder Judiciário de Mato Grosso, voltada à promoção da arborização urbana, educação ambiental e engajamento comunitário. Desde sua criação, já foram distribuídas e plantadas mais de 219 mil mudas de árvores, contando com a parceria de escolas, empresas, organizações da sociedade civil e voluntários.

Qualquer pessoa interessada em contribuir como voluntário no Programa Verde Novo pode solicitar por e-mail a sua inclusão no grupo de mensagens, onde são divulgados, em primeira mão, o calendário de ações e outras informações sobre as iniciativas do programa.

O programa é viabilizado por meio de Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Ação Verde e municípios parceiros, em colaboração com instituições como Energisa, TVCA, Fiagril e Unicred, que apoiam a doação de mudas e a execução das atividades.

Para saber mais, entre em contato pelo email: [email protected] ou Instagram @programa.verdenovo

ZAP MUDAS

Se você deseja plantar uma árvore em sua calçada, quintal, terreno, escola, igreja ou em qualquer espaço coletivo que precise de mais verde, o Programa Verde Novo, oferece gratuitamente mudas de árvores nativas do Cerrado, frutíferas e ornamentais, aos moradores de Cuiabá e Várzea Grande.

A solicitação pode ser feita de forma simples, por meio do ZapMudas, pelo telefone (65) 3648-6879 (WhatsApp).





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet