Cultura Quinta-Feira, 18 de Dezembro de 2014, 19h:15 | Atualizado:

Quinta-Feira, 18 de Dezembro de 2014, 19h:15 | Atualizado:

INCENTIVO A CULTURA

AL inaugura maior teatro de MT nesta segunda-feira

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

teatro-al.JPG

 

O maior teatro de Mato Grosso, o “Teatro Cerrado - Zulmira Canavarros”, será inaugurado na segunda-feira (22), a partir das 19h30, com uma mostra de cultura regional que incluirá apresentações de artes cênicas, música e dança, todas abertas à população. O prédio, que conta com 774 lugares e estará entre os 70 maiores do país, tem estilo moderno e foi construído anexo ao prédio da Assembleia Legislativa (AL).

A Mesa Diretora da AL fará a inauguração com o descerramento da placa e declarações de autoridades, e em seguida, o público irá conferir espetáculos com a dupla Nico e Lau e o ator André de Lucca; de balé clássico com o Balé Caroline e de dança regional com o grupo Flor Ribeirinha e apresentação musical com a dupla Henrique e Claudinho.

O presidente da Casa, deputado José Riva, informa que o prédio oferecerá qualidade acústica, estrutural e estética para espetáculos artísticos dos mais diversos, tais como apresentações de mágica, óperas, consertos musicais, dança e cerimônias oficiais dos três Poderes. Além de conforto para o público geral e os portadores de necessidades especiais, o prédio contará, futuramente, com um estacionamento contíguo, com 500 vagas.

“Esse teatro é um sonho realizado do segmento cultural, com capacidade para abrigar apresentações para grandes públicos. A população vai ganhar um local belíssimo para acompanhar o trabalho de talentosos artistas mato-grossenses, de artistas nacionais e de outras nacionalidades. O teatro da AL é um presente para a sociedade”, disse. Riva ainda informou que o nome do local foi escolhido para homenagear a cuiabana que se dedicou à cultura local. Quanto ao gerenciamento do local, o presidente da AL informa que um estudo definirá o sistema.

Estrutura – Seguindo as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas, o prédio terá lugares especiais para obesos (12), cadeirantes (12) e outros casos que necessitem de espaços especiais (10). No total, o público contará com 774 lugares. O arquiteto responsável pelo projeto é Pedro Willi Kirst.

O sistema de acústica do prédio foi feito com mantas especiais nas paredes, nos forros e no piso, com inclinações nos forros para reflexão do som, o que permite a perfeita audição dos eventos, de forma igual, de qualquer ponto do teatro.

A “boca do palco” tem 14 metros de largura por 5,45 de altura e 11 metros de profundidade. Além disso, conta com seis metros de altura - fora da vista dos espectadores - para o recolhimento de cenário e varas, o que permitirá ao público, por exemplo, apreciar atrações que tenham elementos suspensos. O tablado do palco é elevado em 1 metro e 10 centímetros do chão – que comporta alçapões – para permitir apresentações de espetáculos de mágica.

Camarins – O teatro tem dois camarins com banheiros, áreas para administração e para local para abrigar o material dos espetáculos. Tem também espaço com área de 150 metros quadrados para treinamentos, oficinas, testes, aquecimentos.

Som e Iluminação – Tudo será controlado de forma automatizada, por meio de mesas formadas com estruturas em cabos de fibra ótica. Ao todo são 150 pontos de luz.

 





Postar um novo comentário





Comentários (4)

  • Lucas

    Sexta-Feira, 19 de Dezembro de 2014, 18h01
  • Eu gostaria de saber onde, em qual capital, a Assembléia Legislativa tem teatro construído, qual a necessidade disso. Faço das palavras do Cesario as minhas. Resta ,agora, as autoridades competentes levantarem o tapete dessa obra faraônica, como está se fazendo na Petrobras, para dar uma satisfação para a sociedade. Tenho certeza que a população estaria bastante feliz se, no lugar desse elefante branco (a exemplo da tal Arena), se estivesse inaugurando um \Hospital, um Pronto Socorro. Mas, caipira e analfabeto, gosta mesmo é de luxo. Acho que é recalque, complexo, sei lá, vai entender......
    0
    2



  • cesario

    Sexta-Feira, 19 de Dezembro de 2014, 10h28
  • Enquanto isso o pessoal morrendo nos "hospitais" de MT. saúde em MT tá o caos. Já foram ver como está a sáude no interior?? e os assassinatos batendo recordes e mais recordes todo dia? e as creches... os trabalhadores tendo que dormir em filas quilométricas para poder colocar suas crianças numa creche para ir trabalhar e sustentar essas e outras "obras" essenciais da ALMT. Quanto se gasdtou nisso? cadê a tranparÊncia?? Pão e circo para o povo e dane-se o resto
    1
    3



  • palha?o sem circo

    Quinta-Feira, 18 de Dezembro de 2014, 21h16
  • Muito bem... o teatro fica ao lado do circo e os palhaços para o lado de fora (população de Mato Grosso). Só para achar graça... qual o valor das obras executadas pelo dono do espetáculo, Dep. José Riva?
    10
    2



  • Joaquim Barbosa

    Quinta-Feira, 18 de Dezembro de 2014, 19h29
  • Pra que isso? Quem é que vai lotar esse auditório? Nico e Lau? Guapo? Lucialdo? Pescuma, Henriique e Claudinho? André de Luca? kkkkk Não conseguiram nem manter a Secretaria Estadual de Cultura funcionando.
    7
    8











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet