A maior campanha de Natal do Brasil está completando 35 anos, e, para celebrar a data, os Correios já começaram a percorrer todas as capitais do país com uma Carreata de Luz. A ação é uma forma de agradecer à sociedade por, ao longo de mais de três décadas, tirar milhares de sonhos do papel e também uma estratégia para aumentar a visibilidade e a participação da sociedade, instituições e empresas na campanha. Em 2023, pela primeira vez, a ação atendeu 100% dos pedidos das crianças. Foram 270 mil cartinhas adotadas em nível de Brasil e 7 mil em nível regional. Para este ano, a campanha quer superar esta meta, e em Mato Grosso a expectativa é atender 10 mil cartinhas escritas pelas crianças.
“Esta é a ação natalina que mais sensibiliza e une o país. Conseguimos levar alegria para as crianças e, assim como no ano passado, não vamos deixar nenhuma delas sem presente. A Carreata de Luz será mais um momento especial para marcar a história dessa campanha”, menciona o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
A primeira a receber a ação em Mato Grosso será Cuiabá, na quarta-feira (20). A Carreata de Luz sairá do Centro Distribuição Domiciliar do bairro CPA 2, com concentração às 17h, e percorrerá as principais avenidas e ruas da capital. Na quinta-feira (21), o mesmo ocorrerá em Várzea Grande e novamente em Cuiabá, onde a carreata está marcada a partir das 17h e percorrerá as principais avenidas e ruas de Várzea Grande e avenidas de Cuiabá. Como não poderia deixar de ser, o comboio terá um passageiro ilustre: o Papai Noel dos Correios, que estará em cima de um caminhão do Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso! Confira abaixo o roteiro completo da carreata.
Sobre a Campanha - A campanha Papai Noel dos Correios disponibiliza para a sociedade cartas com pedidos de crianças em situação de vulnerabilidade social. Quem quer ajudar escolhe uma carta, compra o presente, leva até uma agência dos Correios e a estatal entrega para a criança.
Podem participar escrevendo cartinhas crianças matriculadas em escolas da rede pública (do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, independentemente da idade) e de instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também são disponibilizadas para adoção cartinhas enviadas por crianças da sociedade, com até 10 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social.
Para adotar uma cartinha, basta acessar o Blog da Campanha (https://blognoel.correios.com.br/blognoel/index.php) e seguir as instruções. Também é possível encontrar cartinhas físicas nas principais agências.
A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente, no ponto de entrega indicado no blog. As datas de início e fim do período de adoção variam por estado. Todas as informações sobre prazos de adoção e entrega de presentes também estão no Blog.