O professor Luiz Both, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Cuiabá, criou um livro de química orgânica, com o objetivo de ajudar alunos a compreender melhor a formação de substâncias. A obra é resultado de 23 anos de pesquisa, é o primeiro glossário de química orgânica do país.
O livro será publicado em três volumes, onde são listadas, em ordem alfabética, cerca de 10 mil substâncias com as respectivas fórmulas estruturais e informações técnicas, aplicações e propriedades. A obra reúne 750 conceitos utilizados no ensino da química orgânica, que podem auxiliar estudos nas áreas de farmácia, bioquímica, biologia, alimentos, nutrição, medicina e veterinária, engenharias e tecnologias.
De acordo com o professor, quando ele começou a trabalhar com química, percebeu que os alunos tinham algumas dificuldades para entender alguns processos. Dessa forma, ele teve a ideia de construir um glossário para tentar contextualizar a ocorrência das substâncias na natureza e como elas influenciam na vida cotidiana.
Ao G1, ele contou que levou 23 anos para construir a obra e, depois, o livro ficou mais três anos sendo organizado pela editora. O glossário de química orgânica será lançado nesta quinta-feira (13), no auditório do IFMT, Campus do Bairro Bela Vista.