A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está fiscalizando os armazéns de grãos e a forma de armazenagem dos estoques que pertencem ao governo federal em Mato Grosso. Até dezembro, serão vistoriados 49 armazéns para avaliar a qualidade dos grãos.
Em um armazém que fica em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, tem duas mil toneladas de milho que pertencem à Conab. Segundo o auxiliar administrativo Leandro Eberle, o local atende às expectativas de estrutura adequada e limpeza para armazenar os grãos.
“Se não cuidarmos destes produtos, na hora de embarcar ele vai perder a qualidade, valor, na sua classificação e no peso”, disse.
Para evitar danos nos produtos, a Conab fiscaliza estoques de grãos governamentais que são armazenados por empresas contratadas pelo governo federal.
Esses armazéns vistoriados possuem mais de 750 mil toneladas de grãos, de acordo com o fiscal da Conab, Anderson do Nascimento. “A fiscalização tem o objetivo de garantir que o produto tenha as características quantitativas dela, e futuramente o governo possa remover esse produto ou até mesmo devolver ele ao mercado”, contou.
Para manter os grãos bem armazenados, a temperatura máxima não pode ser maior que 30º C. As informações são enviadas para uma central de monitoramento e é repassado para os fiscais como relatórios.
Quando existe uma irregularidade nos armazéns, ela é registrada em um termo de vistoria e enviado para a superintendência de fiscalização em Brasília. “Esse documento é lavrado no ato da fiscalização e enviado também para a superintendência regional da Conab”, afirmou.