Economia Terça-Feira, 25 de Janeiro de 2022, 11h:44 | Atualizado:

Terça-Feira, 25 de Janeiro de 2022, 11h:44 | Atualizado:

COMBUSTÍVEIS

Mauro defende congelamento do ICMS: "ninguém aguenta mais aumentos"

Governador destacou que inflação "está judiando" da população

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

mauromendes].jpg

 

O governador Mauro Mendes afirmou que a proposta do Governo de Mato Grosso para congelar o preço médio do ICMS de combustível é uma forma de o Estado “fazer a sua parte” contra os sucessivos aumentos de preço. Além disso, o Governo também reduziu o ICMS da gasolina e do diesel, medida que passou a valer agora em janeiro.

Nesta semana, o Estado propôs manter o congelamento do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) dos combustíveis - que é o preço usado para a base de cálculo de cobrança do ICMS -, após o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) ter decidido encerrar a medida.

A votação da proposta do Estado deve ocorrer nesta quinta-feira (27.01). O Confaz é composto por secretários de Fazenda de todos os estados, e membros do Ministério da Economia, e é o órgão responsável por deliberar sobre esse tipo de política, não sendo juridicamente possível a nenhum governador “congelar” o PMPF por conta própria.

“Nós, como políticos, precisamos fazer aquilo que é melhor para a maioria da população. Nesse momento, ninguém aguenta mais o aumento de preço. A inflação está judiando, arrebentando com muita gente, principalmente aqueles que têm salários menores. Então é o momento de o Poder Público dar uma contribuição. E o que fazemos ao propor o congelamento de preço é dar essa contribuição com relação ao ICMS”, relatou o governador, durante entrevista à rádio Vila Real.

Mauro Mendes explicou que, além do congelamento, também é necessário que a Petrobras pare de aumentar o preço do combustível nas refinarias. “A Petrobras tem constantemente feito aumentos e a base de cálculo do ICMS é o preço do combustível. E o que nós estamos fazendo é congelar esse preço de 90 dias e mantê-lo congelado para efeitos de cálculo do ICMS. Entretanto, se a Petrobras continuar aumentando o preço do combustível lá na refinaria, vai continuar aumentando para o cidadão na bomba. Vira uma bola de neve, e quem paga essa conta é o cidadão. Temos que fazer o que é melhor para o cidadão e o cidadão mato-grossense concorda com isso“, declarou.

Também foi lembrado pelo governador que o Estado reduziu o ICMS de vários itens nesse ano, inclusive dos combustíveis.

“Na gasolina, saímos de 25% para 23%. No diesel, de 17% para 16%. No etanol é 12,5%, que é a menor alíquota do país. Também reduzimos o ICMS da energia elétrica de 27% para 17%, das telecomunicações de 30% para 17%, do gás GLP de 17% para 12%. É a maior redução de impostos do país”, pontuou.





Postar um novo comentário





Comentários (7)

  • Márcio

    Terça-Feira, 25 de Janeiro de 2022, 15h04
  • Só para lembrar que 1/4 do preço da gasolina refere-se a ICMS. Caso não houvesse o ICMS, a gasolina custaria cerca de R$ 4,60. Agora, o mais triste é saber que o ICMS pago por nós, serve para bancar os supersalários de juízes, promotores de justiça, deputados, conselheiros do TCE, serve, também, para pagar VI para algumas categorias de servidores. E tudo isso pago pelos contribuintes idiotas. Vote no Mauro para governador e vai sofrer mais 4 anos.
    8
    0



  • Coveiro

    Terça-Feira, 25 de Janeiro de 2022, 13h43
  • Ano de eleição, sempre sai aquele milagrezinho de santo de pau-oco.
    11
    0



  • Dom Bosco

    Terça-Feira, 25 de Janeiro de 2022, 13h15
  • Kkkkkkkkkk Confia não inocente!!!! Esse cidadão só está falando isso por conta das eleições,queria taxar o sol e vem com essa conversa fiada de preocupado com o povo.......pior ainda ,esse governador é empresário,qto mais ferro e imposto o povo sofrer...melhor para ele e seu grupo!!! Malandragem!
    9
    0



  • Gregorio de Matos

    Terça-Feira, 25 de Janeiro de 2022, 12h44
  • E o ladrão um dia se olhou no espelho e disse: ja não aguento mais tantos roubos,para onde olho só vejo ladrões do dinheiro público. Seria cômico se não fosse trágico. O grão usurpador da justiça e larápio contumaz se travestindo de herói da fila dos ossinhos. Acorda povo Matogrossense !!!!
    10
    0



  • Freitas

    Terça-Feira, 25 de Janeiro de 2022, 12h33
  • Rei dos impostos contando piada que não aguenta mais aumento de impostos.
    10
    0



  • Fernando

    Terça-Feira, 25 de Janeiro de 2022, 12h31
  • Essa redução não valeu de nada. Só ferro no povo matogrossense. Aí vc vem que vai congelar o ICMS;. Depois que o ferro já entrou... Chega de palhaçada a população está sofrendo,o pobre não tem nem o que comer.
    11
    0



  • Januário Jardel

    Terça-Feira, 25 de Janeiro de 2022, 12h01
  • ICMS tá até no SOL População: Muita bondade o Santo Desconfia kkk O Fumo Ferro Piça vem depois dia 2 Outubro 2022 caso for REELEITO dia 01 Janeiro 2023 kkk ICMS será até no Rio Cuiabá kkkk Galo ? da SEFAZ tá lá será + 4 Anos Fumooo Piça no Servidores Públicos + do executivo só RGAs adeus... Vamos Rezar pra que esses 2 EP Paletó e Janaina Riva não Cai na Onda do Urubu velho de Rondonópolis E indica os 2 pra VICE si não vai afundar juntos ... Nossa Salvação é que 1 deles ou Wellington Fagundes, Zé Medeiros, Janaina Riva ou Emanuel Pinheiro.. Vinhesse pra 2023 Menos com esse Ditador Cruél
    12
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet