A britânica Carly Akers, de 30 anos, moradora de Faversham, sudeste do Reino Unido, foi protagonista de uma cerimônia inesperada de casamento. Três dias antes da festa, houve uma reviravolta: Carly descobriu que o noivo dela, Shaun, tinha um caso. Os dois brigaram e Shaun decidiu cancelar tudo. Na data da cerimônia, Carly ainda achava que Shaun poderia mudar de ideia. Ela esperou até o último momento, mas o desfecho dessa história foi bem inusitado.
Carly e Shaun namoravam havia nove anos. Moravam juntos e queriam casar para oficializar a união numa festa com pompa. Chamaram cerca de 200 convidados, entre parentes e amigos do casal. Alugaram um bufê, contrataram um DJ profissional e marcaram a viagem de lua de mel.
Carly ficou semanas indecisa com a escolha do vestido com o qual iria subir ao altar. E postava diariamente nas redes sociais como estavam os preparativos para o casório. "Todos os parentes e amigos sabiam que a gente estava namorando fazia muito tempo e sempre nos perguntavam quando iríamos casar", conta.
Shaun tinha pedido Carly em casamento um ano antes da festa. Os dois estavam num restaurante e Shaun caprichou: combinou com os funcionários do local de levar à mesa uma bandeja com as alianças de noivado. Quando o garçom apareceu com as joias, Shaun se ajoelhou diante da amada e pediu a mão dela. Carly se emocionou e foi às lágrimas.
Os dois começaram então a combinar os detalhes da festa. As damas de honra, decidiram de cara, seriam as filhas do casal, de 2 e 6 anos. A cerimônia seria dupla: Carly e Shaun trocariam alianças no mesmo dia e altar com o irmão dela e a noiva.
Uma semana antes da festa de casamento, Carly e o noivo foram viajar para a despedida de solteiro. Carly foi para Mallorca, ilha a leste da Espanha, com três amigas. E Shaun seguiu para Bournemouth, cidade turística à beira-mar no sul da Inglaterra. O noivo levou um séquito de vinte amigos para beber e festejar.
Na volta da viagem, quando ainda estava no aeroporto, Carly foi recebida por uma amiga, que queria fazer uma revelação. Como dá para imaginar, não era exatamente uma boa notícia: a amiga contou que Shaun estava tendo um caso. E até se encontrou com ela durante a despedida de solteiro dele.
A noiva, torcedora do Arsenal, foi então perguntar a Shaun se era verdade essa história e avaliou se ele merecia o cartão vermelho. Ele hesitou. Os dois discutiram e brigaram feio. Exaltado, o noivo acabou confirmando o caso e anunciou: não queria mais casar. Estava ele, Shaun, dando o cartão de expulsão para a traída Carly.
Shaun ainda acusou Carly de tê-lo traído antes e foi embora. A noiva desabou, chorando. "Nunca fiquei com ninguém nesses noves anos", assegurou ela.
No dia seguinte, mais calma, ela ainda achava que Shaun mudaria de ideia. Mas não conversou com ele. "Achei que ele estava nervoso com o casamento e, diante do que estava combinado, iria me ligar e dizer 'vamos esquecer tudo isso'".
No dia do casamento, Carly provou o vestido. Subiu a um cômodo do hotel onde a cerimônia iria acontecer e deixou a peça sobre a cama. Foi quando Shaun ligou para confirmar o que ela ainda não acreditava: não haveria mais casamento entre os dois. Carly, contaria depois, chorou "vendo os convidados chegando para a festa".
Mas o casal, como você já sabe, tinha marcado uma cerimônia dupla com o irmão de Carly e a noiva dele, e as filhas de 2 e 6 anos seriam damas de honra. Pois bem. Ela contou aos filhos que "papai não iria participar mais da festa". As crianças choraram muito, desoladas. "Alguns amigos próximos e parentes também ficaram desnorteados, sem acreditar no que estava acontecendo", lembrou.
Carly diz "ter pesado tudo na balança" e decidiu o seguinte, para não deixar as crianças mais tristes: iria subir ao altar assim mesmo, sem o noivo. Uma amiga dela aconselhou que ela vestisse a roupa das damas adultas de honra. Carly se trocou e apareceu assim no casamento, como mostra a foto acima.
"Acho que fui a primeira noiva que foi ao casamento dela, caminhou em direção até o altar e não ouviu um 'sim'", ela ri hoje. "Na verdade ouvi os 'sim' do outro casal, meu irmão e a noiva dele".
"A pior parte foi quando vi minha filha chorando no casamento", recorda. "Ela me disse depois que não aguentou porque 'não viu papai e mamãe' casando".
Depois de subir ao altar sem o noivo e ficar até o fim da cerimônia, Carly fez mais. "Lembro das pessoas olhando para mim na cerimônia, sozinha, e comentando 'o que está rolando?'". A noiva resolveu também não ficar sem a noite de núpcias.
O apartamento no hotel chique, que ela e o ex alugaram, já estava alugado. "Então levei uma amiga para gente beber lá", diz. "A única coisa que não consegui fazer naquela noite foi cortar o bolo do casamento. Não iria conseguir".
A lua de mel estava marcada para Tenerife, maior arquipélago das Ilhas Canárias, território espanhol no oceano Atlântico. Carly não desperdiçou a viagem após a desistência do noivo. Foi com uma amiga e diz ter se divertido.
A festa de matrimônio que não acabou com Carly oficialmente casada aconteceu em abril de 2016. Mais de um ano depois, ela contou sua história a jornais britânicos. E anunciou: "Estou bem. Namoro um cara mais jovem do que eu. Minhas filhas ainda veem o pai. Não penso em casar tão cedo"