Mundo Quinta-Feira, 01 de Maio de 2025, 10h:00 | Atualizado:

Quinta-Feira, 01 de Maio de 2025, 10h:00 | Atualizado:

MENSAGEM

Lula fala sobre 1º de Maio e cita mudanças na jornada de trabalho

Lula não irá participar das comemorações de 1º de Maio em São Paulo

METRÓPOLES

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

lula.jpg

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou, nesta quarta-feira (30/4), ações do governo para geração de empregos e pontuou a necessidade de mudança na jornada de trabalho. O petista fez um pronunciamento na cadeia obrigatória de rádio e televisão para celebrar o Dia do Trabalhador, comemorado nesta quinta-feira (1º/5).

“Em apenas dois anos e quatro meses de governo, já geramos 3 milhões e 800 mil postos de trabalho com carteira assinada. Saímos do maior para o menor desemprego da história. E atingimos o recorde histórico de pessoas empregadas”, destacou o petista, numa fala em tom de discurso político.

Uma das principais demandas da classe trabalhadora é a questão ligada à jornada de trabalho. Com isso, o presidente enfatizou a necessidade de adoção de mudanças na carga horária dos trabalhadores.

“Nós vamos aprofundar o debate sobre a redução da jornada de trabalho vigente no país, em que o trabalhador e a trabalhadora passam seis dias no serviço e têm apenas um dia de descanso. A chamada jornada 6 por 1.Está na hora do Brasil dar esse passo, ouvindo todos os setores da sociedade, para permitir um equilíbrio entre a vida profissional e o bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras”, acrescentou o petista.

No Senado Federal há a proposta de emenda à Constituição (PEC) do senador Paulo Paim (PT-RS), PEC 148/2015, que propõe a jornada de 36 horas semanais sem redução salarial. Atualmente, a proposta tem sido alvo de audiências públicas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

Já na Câmara, a PEC da deputada Erika Hilton (PSol-SP) que reduz a escala de trabalho 6×1.





Postar um novo comentário





Comentários (2)

  • Carlos Nunes

    Quinta-Feira, 01 de Maio de 2025, 15h07
  • Pois é, vão tentar mudar a jornada do trabalho. E isso não é boa ideia...é péssima ideia. Na Bíblia diz que o SENHOR DEUS trabalhou SEIS DIAS e no SÉTIMO descansou. 6 X 1. Aí, aparece a Deputada ÉRIKA e inventa o 4 X 1. Aí, perguntaram pra ela, se sua proposta baseou-se em algum Estudo Técnico. Resposta: NÃO. A Federação do Comércio do Estado de São Paulo fez o Estudo Técnico e recomenda que essa iniciativa de passar pro 4 X 3, afeta a produtividade do país. É um péssimo negócio. Se passar, os trabalhadores só trabalharão 4 dias por semana. Se as empresas públicas e privadas, se quiserem que os funcionários trabalhem mais 2 dias, digamos sexta e sábado (meio período), terão que pagar o salário em dobro nesses dias. O Custo da Produção em todos os setores vai aumentar. E geralmente esses aumento é repassado aos preços. Isso gera inflação. Vários exemplos poderão ser dados pra explicar o assunto. Um deles refere-se aos motoristas e funcionários das linhas de ônibus. Pela nova regra, só trabalharão segunda, terça, quarta e quinta-feira. Sexta, Sábado e Domingo deverão receber o salário em dobro, pois estariam já fazendo horas extras. Pergunte prós proprietários dos ônibus, qual é o impacto disso na folha de pagamento. Em todos os setores será a mesma coisa. Como é que a Deputada ÉRIKA vem com essa estória...e ainda diz que não possuem nenhum Estudo Técnico. E tio Lula ainda defende isso. Isso é um populismo barato, que poderá custar muito caro pro Brasil. É possível que a pessoa procure um Órgão do Serviço Público, e alguém diga: volte na semana que vem...aqui só trabalhamos 4 dias por semana. Vai ver que tio Lula nem sabe o que é Produtividade do Trabalho no país. Vai embarcar numa canoa furada.
    1
    0



  • JOAO DA SILVA

    Quinta-Feira, 01 de Maio de 2025, 10h59
  • ESSE SUJEITO AI NAO ENTENDE NADA DE TRABALHO , NUNCA GOSTOU DE TRABALHO , E ESPECIALISTA EM CORRUPÇAO ISSO ELE SABE FAZER
    5
    3











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet