Uma dona de casa encontrou uma cobra-cega de quase 1 metro de comprimento dentro da residência dela, nesta quinta-feira (15), em Sorriso (MT). De acordo com o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, o tamanho da cobra-cega surpreendeu, pois, segundo a instituição, normalmente esse tipo de animal mede 30 centímetros.
Os bombeiros foram acionados para capturar o animal encontrado em uma casa no bairro São Domingos, na zona leste de Sorriso.
A dona do imóvel levou um susto, ao avistar o animal, e chamou os bombeiros.
De acordo com os militares, trata-se de uma cobra maior que o normal, com cerca de 1 metro de comprimento.
“Não é venenosa, mas tem uma mucosa que, se ela morder, causa infecção. Ela se alimenta de insetos, larvas, besouros e minhocas”, disse o soldado do Corpo de Bombeiros, Julio Facundo.
O biólogo Luiz Eduardo Saragiotto, especialista em animais peçonhentos, disse que a espécie faz parte do grupo dos lagartos, ou seja, é um réptil. "É um tipo de lagarto sem patas, chama de lagarto ápode sem patas, pelo fato de não ter patas se parece muito da expressão popular “cobra-cega” ou cobra de duas cabeças", explicou.
Segundo ele, a expressão cobra-cega é porque o animal se parece com uma serpente. Ela não tem veneno, mas tem boca e pode morder.
O animal é considerado raro e com tamanho acima da média. "Pode-se dizer que é um exemplar raro. A maioria não passa de 60 centímetros. Deve ter crescido em um ambiente com muita oferta de alimento", afirmou.
O nome faz menção à visão, já que os olhos são praticamente atrofiados. As presas são localizadas, portanto, pelo olfato bem desenvolvido ou por meio da percepção das vibrações no solo.