O Vaticano divulgou, na tarde desta quarta-feira (12/3), o novo boletim médico do papa Francisco. Segundo a Santa Sé, o pontífice continua estável, apesar da situação geral ainda ser complexa. O líder religioso passou por uma radiografia de tórax, que confirmou as melhoras observadas nos últimos dias.
“O Santo Padre continua realizando oxigenoterapia de alto fluxo durante o dia e ventilação mecânica não invasiva durante seu repouso noturno”, diz o boletim.
Com um quadro complexo de pneumonia bilateral, o pontífice está internado há quase um mês no hospital Gemelli, em Roma, Itália.
Na noite dessa terça-feira (11/3), o Vaticano explicou, em nota, que os médicos confirmam leves melhoras do papa Francisco, de 88 anos, dentro de um quadro que continua, no entanto, delicado.
Não foi divulgado um boletim médico, considerando a estabilidade no quadro clínico de Francisco. Tanto pela manhã quanto à tarde, o papa acompanhou, em conexão de vídeo com a Sala Paulo VI, os Exercícios Espirituais da Cúria Romana, dedicando-se a orações e meditação, e não recebeu visitas.
Conforme informado pelo Vaticano, o Santo Padre também recebeu a Eucaristia.
Francisco prosseguiu com as terapias prescritas e continuou a oxigenação de alto fluxo com o uso de cânulas nasais. Para esta quarta, são esperadas novas informações por parte dos médicos, que já retiram o prognóstico reservado, embora ainda considerem o quadro clínico complexo.
Também nesta quarta, o texto da catequese da audiência geral não será divulgado, algo que já não estava previsto devido aos exercícios espirituais.