Opinião Segunda-Feira, 03 de Março de 2025, 13h:14 | Atualizado:

Segunda-Feira, 03 de Março de 2025, 13h:14 | Atualizado:

Otacílio Peron

“ROUBA, MAS FAZ” ou “NÃO ROUBA, MAS NÃO FAZ”

 

Otacílio Peron

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Otacilio Peron

 

Este bordão “rouba, mas faz”, ficou muito famoso, pois foi cunhado a Paulo Maluf, quando Prefeito e Governador do Estado de São Paulo. 

As obras foram muitas, e os escândalos seguiram na mesma proporção, e estão em evidência até hoje.  

Exemplo semelhante, tivemos também aqui, por ocasião das obras da copa do mundo de 2014. 

A quantidade de obras realizadas em Cuiabá por ocasião da copa, a Prefeitura não teria capacidade financeira de realizá-las em menos de 20 anos, porém, os escândalos também seguiram na mesma proporção das obras, sem contar o escândalo das obras do VLT. 

Mas estes dois bordões representam um dilema comum na política e na gestão pública. O primeiro sugere que um governante ou gestor pode ser corrupto, mas entrega obras e serviços para a população, e o povo continuará votando nele, pois as obras e serviços são visíveis. 

Já o segundo, aponta para alguém honesto, mas ineficáz ou inoperante. 

 Esse debate reflete uma visão pragmática da política, onde alguns eleitores preferem resultados concretos, mesmo que envolvam corrupção. No entanto, essa lógica é perigosa, pois normaliza desvio de dinheiro público e pode perpetuar ciclos de impunidade. 

O ideal seria buscar líderes que nem roubam, nem deixam de fazer, ou melhor, que sejam eficientes e éticos ao mesmo tempo. A falsa dicotomia entre corrupção e eficiência precisa ser superada para que a política seja pautada por transparência e compromisso real com o bem estar comum. 

Provoquei essa reflexão, para dizer que a população cuiabana não aguenta mais obras inacabadas, sem planejamento eficaz, causando transtornos intermináveis, prejudicando à todos, mas essencialmente ao comércio. 

Administradores públicos, fiquem atentos, pois as urnas costumam ser implacáveis. 

Otacílio Peron é Advogado 





Postar um novo comentário





Comentários (3)

  • Paulo

    Terça-Feira, 04 de Março de 2025, 22h22
  • Falou tudo que as pessoas precisam pensar e refletir.
    0
    0



  • Isaias Miranda - jesus meu tesouro !

    Terça-Feira, 04 de Março de 2025, 07h33
  • Acorda minha gente! Querem acabar com nosso Agro a qualquer custo! Até quando vamos aguentar calados?! Mato Grosso campeão do Agro! Orgulho da pátria brasileira! Ordem e progresso! Nossa bandeira jamais será vermelha! O fim está próximo! Quem não deve não teme! Deus é fiel!
    0
    1



  • Carlos Nunes

    Terça-Feira, 04 de Março de 2025, 07h16
  • Pois é, somando este mandato do tio Lula MAIS os 2 anteriores dele MAIS os quase 2 da tia Dilma, conclui-se que o PT vai ficar 18 anos no Poder. 18 anos? E tio Lula junto com tia Janja, disque vão resolver o problema da FOME no Brasil. Se não resolveram em 18 anos, vão resolver QUANDO? Deve ser por isso que a popularidade cada vez despenca mais. Eles pélam de MEDO do Bolsonaro. Daí a Trilogia do Bolsonaro: da facada do tio Adélio...à Inegibilidade dupla do tio Benedito... até a tentativa de prisão. Vão prender Bolsonaro? Vão, com certeza. Se Bolsonaro candidata em 2026, ganha a eleição no primeiro turno. Na Venezuela, tio MADURO tornou INELEGÍVEL seus Opositores por 15 anos. Na Nicarágua, tio ORTEGA prendeu seus Opositores. Na Coreia do Norte não tem Opositores. O tio coreano matou todos. Em Cuba não tem Partidos Políticos Opositores. Na China, o Governo Comunista chinês esmagou a pouca oposição que tinha em Hong Kong. Aqui no Brasil, Bolsonaro e a Direita inteira tá sendo perseguida pela turma do "nós derrotamos o Bolsonarismo". Tio Barroso, num discurso político inflamado na UNE, disse isso. E é ele que vai julgar Bolsonaro? Sinto informar que Bolsonaro tá é ferrado. Vão condena-lo por unanimidade.
    2
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet