Um peão de uma fazenda foi preso na madrugada desta quinta-feira (14), na região da cidade de União do Sul, a 689 km de Cuiabá. De acordo com informações da Polícia Civil, o funcionário, de 37 anos, é suspeito de ter matado a tiros uma mulher de 48 anos, vizinha da propriedade.
Segundo a Polícia Civil, o crime ocorreu na quarta-feira (13) na divisa das duas propriedades, que é alvo de um conflito agrário entre famílias de trabalhadores rurais e fazendeiros. Os trabalhadores e o dono da fazenda tentavam apagar um incêndio em uma pastagem, quando a vítima teria feito uma acusação contra o funcionário do fazendeiro.
“Ela [a vítima] e o fazendeiro foram chamados para apagar o fogo no local. Ela estava alterada e acusou o funcionário do fazendeiro de ter colocado fogo na propriedade. Ela disse que viu e filmou o funcionário fazendo isso. O funcionário se revoltou com essa acusação, foi até o carro do patrão dele onde pegou uma arma e atirou contra ela”, disse o delegado Ugo Ângelo Reck de Mendonça.
O tiro atingiu a altura do tórax da trabalhadora rural. Mesmo ferida, ela foi em direção ao suspeito e levou um segundo tiro. “Quando ele percebeu que se tratava do funcionário dele, o fazendeiro tentou colocá-la atrás dele, para protegê-la. Ela colocou a mão na frente, levou um tiro que atravessou a palma da mão e atingiu o olho dela. Ela caiu e ele [o suspeito] deu um terceiro tiro”, detalhou o delegado.
Assustado, o fazendeiro fugiu do local e levou o funcionário junto com ele. O suspeito foi preso em uma região de mata, ainda em União do Sul. Em depoimento à polícia, o peão confessou o crime e a versão de que teria se irritado com a acusação da vítima. O caso também teria sido influenciado por outros atritos verbais entre os envolvidos, já que o peão e a vítima já se conheciam.
"O fazendeiro vai responder por favorecimento pessoal, já que retirou o funcionário do local. O peão vai responder criminalmente por homicídio duplamente qualificado", informou Ugo. O peão deve ser encaminhado para a Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), que fica em Sinop, a 503 km de Cuiabá.