Política Quarta-Feira, 05 de Dezembro de 2018, 08h:52 | Atualizado:

Quarta-Feira, 05 de Dezembro de 2018, 08h:52 | Atualizado:

EFEITO SANGRIA

Alvo da Defaz, secretário alega questões pessoais e pede exoneração em Cuiabá

Huark Douglas é acusado de beneficiar empresa da qual seria representante

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

huarkdouglas.jpg

 

Alvo da “Operação Sangria”, deflagrada nesta terça-feira pela Delegacia Fazendária, o secretário de Saúde de Cuiabá, Huark Douglas, pediu exoneração do cargo. A confirmação ocorreu na manhã de hoje, em nota encaminhada pela prefeitura de Cuiabá.

Na nota, a prefeitura não menciona a citação do secretário na operação e apenas agradece pelos “serviços prestados” a pasta. Huark vinha comandando a principal obra da capital, o novo pronto-socorro, que tem previsão de entrega para a última semana do ano.

“O chefe do Executivo municipal reconhece a competência, a dedicação e o empenho do servidor efetivo da rede pública municipal de Saúde Huark Douglas nas ações da Secretaria e o seu comprometimento com a gestão, especialmente à frente do extraordinário trabalho técnico que conduziu Cuiabá a ser contemplada no programa do governo federal denominado “Desafio Chave de Ouro””, diz a nota.

Na “Operação Sangria”, um dos endereços ligados ao ex-secretário foi revistado pela Polícia em cumprimento de mandado de busca e apreensão. Huark é apontado como “sócio oculto” da empresa Sociedade Mato-grossense de Assistência em Medicina Interna Ltda, a Pró-Clin, que seria a principal fornecedora do Hospital São Benedito.

O secretário teria beneficiado a empresa quando estava à frente da gestão da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que administra a unidade. Segundo as investigações, na condição de gestor, o atual secretário teria realizado o pagamento de cerca de R$ 10 milhões para a empresa que seria representante.

O Ministério Público Federal divulgou ainda que recomendou ao prefeito a exoneração do secretário e a tomada de ações que fizessem com que a Proclin devolvesse os recursos recebidos da prefeitura.

Além de ser alvo da operação, Huark Douglas foi denunciado junto com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) por conta de contratações irregulares na Saúde Pública. Segundo o MPE, o prefeito e o secretário estão atrasando propositalmente um concurso público para a área.

SUBSTITUTO

Na nota, a prefeitura afirma que o substituto de Huark será anunciado nos próximos dias. Um dos nomes cotados é o do atual procurador geral do município, Luiz Antonio Possas de Carvalho.

Íntegra da nota da prefeitura:

A Prefeitura Municipal de Cuiabá confirma o desligamento do secretário interino de Saúde, Huark Douglas Correia, que alegou questões pessoais para solicitar a exoneração. O prefeito Emanuel Pinheiro aceitou o pedido, respeitou e entendeu suas razões.

 O chefe do Executivo municipal reconhece a competência, a dedicação e o empenho do servidor efetivo da rede pública municipal de Saúde Huark Douglas nas ações da Secretaria e o seu comprometimento com a gestão, especialmente à frente do extraordinário trabalho técnico que conduziu Cuiabá a ser contemplada no programa do governo federal denominado “Desafio Chave de Ouro”. Por fim, o prefeito agradece a convivência respeitosa e profissional durante todo esse tempo.

O futuro titular da Secretaria de Saúde deverá ser definido nos próximos dias.

 





Postar um novo comentário





Comentários (6)

  • Eduardo De Lamonica Freire

    Quarta-Feira, 05 de Dezembro de 2018, 11h02
  • Prefeito Emanuel::o caos na Saúde Pública está instalado há muito tempo devido à proliferação de gestores incompetentes, totalmente descomprometidos com a responsabilidade pública, que fazem da administração pública uma relação espúria (indecente, mesmo!) público-privada (e ponham privada nisso, como dizem nós cuiabanos). É, de forma escancarada, uma perfeita ação entre amigos. Veja a “idéia” da terceirização do novo Pronto Socorro... Construído e ricamente aparelhado com DINHEIRO PÚBLICO será entregue (inclusive a vida dos pacientes) ao interesse privado e, pasmem, diante do silêncio ensurdecedor das entidades médicas.Minha esperança é a JUSTIÇA ATUANTE, muito embora alguns exageros que vem ocorrendo em decisões de juízes “salvacionistas”. No dia da inauguração do novo PRONTO SOCORRO- se, realmente terceirizado-vou usar LUTO, em vez de regorgizar, como seria natural. PREFEITO EMANUEL: VOTEI NO SENHOR com esperanças de boa gestão (SOBRETUDO PELA EDUCAÇÂO E PELA SAÚDE DE CUIABÁ!). Não continue me decepcionando e a muitos que tiveram essa esperança.
    4
    0



  • eurides

    Quarta-Feira, 05 de Dezembro de 2018, 10h34
  • Tem que dar a mão para palmatória, vereadores tinham razão e a CPI também.
    6
    0



  • Carlos

    Quarta-Feira, 05 de Dezembro de 2018, 10h28
  • Prefeito, já não é mais uma questão de pensar somente em vaidade pessoal. Precisamos aqui na saúde de alguém que realmente finque os pés e trabalhe em prol da saúde pública. No início do seu mandato muitos nomes foram cogitados, mas o senhor insiste em fazer politica partidária apenas. Vamos fazer política pública, prefeito. A saúde não pode ser de grupos médicos ou ser usada de tubo de ensaio. Temos excelentes profissionais e o senhor sabe disso. O senhor tem o dr. Daud sendo subutilizado que pode ser um excelente secretário adjunto e até mesmo um bom secretário. Os servidores precisam de um líder, não de um chefe. Precisamos de alguém que pegue no chifre do boi conosco e não quem fica preso em salas apenas pensando em como aumentar os contratos e as benesses das suas empresas e seu grupo.
    5
    1



  • Ex paciento do S?o Benedito

    Quarta-Feira, 05 de Dezembro de 2018, 09h46
  • Agora o Vereador Abílio que responde processo por calúnia e difamação na Justiça de MT, assume o Hostipal São Benedito, bem como os pacientes que lá estão internados na UTI, lamentável. Valeu Huark, pelo belo serviço prestado.
    3
    9



  • Servidor da Sa?de

    Quarta-Feira, 05 de Dezembro de 2018, 09h31
  • Infelizmente quem perde é a sociedade que deixa de ter um ótimo secretário de saúde, um médico humano, responsável e solidário. O hospital São Benetido é referência quando o assunto é saúde pública.
    4
    8



  • Eleitor

    Quarta-Feira, 05 de Dezembro de 2018, 09h30
  • Se fuçar bem o paletó dos dois gestores e se tivesse pena de morte na legislação( para quem rouba doente)e se o MP não for negligente, omisso, cego e surdo( porque em Cuiabá não existe vereadores)o prefeito seria imediatamente afastado também!! Auditoria em centavo por centavo em tudo que foi pago no novo PS.
    9
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet