Sem poder disputar por mais um mandato para a presidência da Assembleia Legislativa, o deputado estadual, Eduardo Botelho (União), assumiu o interesse em assumir o comando da primeira-secretaria da Mesa Diretora pela chapa encabeçada pelo colega, Max Russi (PSB).
A desistência de Botelho, ao que seria seu 3º mandato, caso fosse eleito, ocorreu na noite da última terça (22), em jantar realizado na casa da deputada Janaina Riva (MDB). “Nós já tínhamos uma orientação jurídica de que poderíamos estar impossibilitado. Já havia essa expectativa de que pudesse haver alguma intromissão jurídica nisso, e infelizmente a decisão do Supremo proíbe a disputa o 3º mandato”, explicou, em entrevista na quarta-feiera (23).
Na reunião, com a participaçao de 14 deputados, foi sugerido pelo parlamentar o apoio a Russi. No entanto, a sugestão não agradou a todos. “Não teve consenso, mas ainda vamos conversar” disse o parlamentar. Além disso, o nome de Janaina Riva surgiu como possibilidade de encarar a disputa pelo cargo de líder, mas não preocupa o político, que ressalta é preciso de apoio para conseguir a presidência da Mesa Diretora. “Problema não é nome, é ter grupo suficiente para ter votos”, ressaltou Botelho.
O deputado também ressaltou que seu apoio a Max Russi ainda depende de seu posicionamento, quanto a sua lealdade ao governador Mauro Mendes. “O parlamento sempre foi totalmente independente do Paiaguás, nunca houve essa dependência e queremos continuar no mesmo caminho, e por isso que precisa ter esse compromisso do Max”.
Em contrapartida, o deputado do PSB ressalta que já estava trabalhando em seu próprio projeto de candidatura à presidência da AL, e inclusive, já conta com apoio de 10 parlamentares, tendo que conseguir apenas mais 3 votos, para se eleger. “Eu já era candidato à presidência, já estava trabalhando. Tenho apoio do considerado dos deputados, e eu acho que eu posso com isso continuar com meu projeto pra presidência”, afirmou Russi.
Elaine
Sexta-Feira, 25 de Novembro de 2022, 14h10PAULO
Sexta-Feira, 25 de Novembro de 2022, 13h53Octávio Augusto Regis de oliveira
Sexta-Feira, 25 de Novembro de 2022, 13h21