O secretário de Estado de Comunicação, Carlos Rayel, deixará o cargo nos próximos dias. Considerado um dos profissionais mais experientes do país em marketing eleitoral, Rayel é cotado para ser o marqueteiro da campanha do deputado federal Anthony Garotinho (PR) ao governo do Rio de Janeiro.
A relação de ambos é bastante próxima. Em 2002, quando Garotinho concorreu a Presidência da República pelo PSB, Rayel foi o responsável pelo marketing da campanha eleitoral. No mesmo ano, ainda foi estrategista da campanha vitoriosa de Rosinha Garotinho ao governo do Rio de Janeiro.
No Rio de Janeiro, Rayel ainda foi marqueteiro do petista Lindberg Farias, atual senador da República, quando concorreu a prefeitura de Nova Iguaçu.
Em 2010, atuou na campanha à reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB), que saltou de 5% nas intenções de voto para vencer a eleição no primeiro turno.
Atuando em Mato Grosso, Rayel ainda trabalhou na campanha de 2008 de José Carlos do Pátio em Rondonópolis, que veio a ser eleito prefeito naquele ano e também deu suporte ao candidato à reeleição, Wilson Santos (PSDB), na disputa pelo segundo turno.
O nome mais cotado para substituí-lo, conforme apurado nos bastidores, é do jornalista Marcos Lemos, repórter de política do jornal A Gazeta e ex-secretário de Comunicação de Várzea Grande na gestão de Jayme Campos.