Política Quarta-Feira, 01 de Junho de 2022, 17h:25 | Atualizado:

Quarta-Feira, 01 de Junho de 2022, 17h:25 | Atualizado:

FARRA, PINGA E FOGUETE

Chefe do MPE manda investigar shows bancados por 24 prefeituras em MT

Tema veio a tona após cantor Zé Neto criticar Lei Rouanet em show pago pela prefeitura de Sorriso

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

showszeantonio.jpg

 

O procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, José Antônio Borges Pereira, determinou nesta quarta-feira (01), por meio de despacho, o registro de Notícia de Fato para apurar em que circunstâncias diversas prefeituras do estado contrataram artistas, entre cantores de música sertaneja e de outros gêneros musicais, para se apresentarem em eventos públicos, boa parte comemorativos de aniversários de emancipação política das cidades, com recursos públicos.

Em seu despacho, o procurador-geral anexa links de matérias divulgadas em veículos de comunicação noticiando a realização dos shows e os valores pagos pelas prefeituras.

“Circulam em veículos de imprensa nacional e local notícias sobre atrações artísticas musicais contratadas para eventos em municípios mato-grossenses, segundo indicam, custeados com recursos públicos”, afirma José Antônio Borges Pereira, acrescentando: “Diante do exposto, a considerar o dever institucional do Ministério Público de tutelar pelo patrimônio público e pela moralidade administrativa, determino: i) o registro do presente despacho avulso, acompanhado das citadas notícias, como Notícia de Fato no Sistema Integrado do Ministério Público – SIMP”.

No mesmo despacho, o chefe do MPMT determina “a remessa de cópia integral do procedimento gerado a todos os Promotores de Justiça que detenham atribuição na defesa do patrimônio público e da probidade administrativa nas comarcas citadas (...), para conhecimento e providências que entenderem pertinentes no âmbito de suas respectivas áreas de atuação”.

De acordo com notícia publicada na imprensa, os municípios que teriam custeado a realização de eventos com verbas públicas são Gaúcha do Norte, Porto Alegre do Norte, Figueirópolis D’Oeste, Sorriso, Nortelândia, Salto do Céu, Alto Taquari, Novo São Joaquim, Nova Mutum, Sapezal, Canarana, Acorizal, Brasnorte, Água Boa, São José do Xingu, Vera, Barra do Garças, Juína, Querência, Bom Jesus do Araguaia, Santa Carmem, Matupá, Nova Canaã do Norte e Novo Horizonte do Norte. No caso do município de Sorriso, que também teria patrocinado eventos musicais, o encaminhamento foi feito à 1ª Promotoria de Justiça Cível da comarca.

PREFEITURAS X LEI ROUANET

Criticada pelo cantor sertanejo Zé Neto, a Lei Rouanet exige muito dos artistas desde a fase de projetos. Após análise dos projetos, a Secretaria Nacional de Cultura analisa se o projeto atende os vários critérios da Lei. Caso atenda, ele ainda passa por diversos pareceres até ser homologada por uma comissão e, em seguida, pelo ministro da Cidadania.

Após a homologação, o produtor cultural busca empresas para patrocinar o projeto. Elas podem deduzir do imposto parte ou todo valor. O cachê de um artista solo tem teto de R$ 3 mil. Após a conclusão, o produtor tem que prestar contas de todo projeto, com fotos, registros de notas. 

Já os shoes de prefeituras, em sua grande maioria, não possui fiscalização. Em geral, a prefeitura escolhe o artista, negocia e faz contrato sem licitação. 

Além do cachê, que não possui limite por músico, a prefeitura banca outras despesas dos artistas, como hotel, viagem e camarim. Não há nenhum controle dos gastos, cabendo a órgãos autônomos - geralmente quando provocados - exigirem a prestação de contas.





Postar um novo comentário





Comentários (16)

  • Mariazinha

    Quinta-Feira, 02 de Junho de 2022, 06h21
  • Festa de São João . Aniversário da Cidade , Festa da Pesca , Festa da Viola , Festa de Natal , Festa da Virada de Ano , Festa da Igreja , Passeata para Jesus e vai por ai.....os Bolsonaristas Roubando e ostentando Mansões , coleções de Carrões . O Gustavo Lama comprou até o IATE do Roberto Carlos e anda de Jatinho da Empresa que pegou R$ 340.000.000,00 do BNDES !!! Agora sim vamos abrir esta CAIXA PRETA !!! ACABOU A MAMATA LADRÕES !!!
    8
    5



  • Comentarista

    Quinta-Feira, 02 de Junho de 2022, 06h06
  • Esse cara não tem vergonha mesmo! A mamata a ser investigada é a do poder judiciário, que ganha salários absurdos, regalias do tipo quem nem se consegue listar e, para finalizar, telefone de graça a cada vez que troca o modelo. Sem falar em notebooks de última geração, que eu, e todos os que pagam impostos estão pagando. No entanto, querem investigar shows? Que babaquice é esta? Vai investigar as falcatruas que tiraram o maior ladrão do Brasil da cadeia, vão trabalhar para o bem do povo, ao invés de militar em favor de um cidadão que junto com sua caterva, deixou o Brasil em frangalhos. Que asneira é uma reportagem dessa! Entendo que jornais deveriam se preocupar em transmitir notícias de interesse comum, coisa séria, pois acontece muita coisa durante um dia mundo afora.
    9
    4



  • Carlos

    Quarta-Feira, 01 de Junho de 2022, 23h45
  • Tem que investigar mesmo essa mamata de bolsonaristas canalhas. Enquanto as prefeituras torram milhões com essa gente, o povo está passando fome e desempregado
    12
    6



  • Rivotril

    Quarta-Feira, 01 de Junho de 2022, 23h13
  • E os celulares Apple de última geração que o senhor comprou para os promotores? Esquerdismo de araque, enforca os coitados dos servidores e não economiza benefícios os "reis".
    9
    7



  • Fátima

    Quarta-Feira, 01 de Junho de 2022, 21h54
  • SENHOR CHEFE DO MINISTÉRIO PÚBLICO MANDA INVESTIGAR TAMBÉM A REFORMA DO PRÉDIO DO LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DA MADEIRA DO INDEA QUE ESTÁ PARADA E VER A PORCARIA QUE ESTÃO FAZENDO.
    3
    1



  • SOCRATES

    Quarta-Feira, 01 de Junho de 2022, 21h36
  • Investiga também a compra dos iphones na pandemia para uma carreira de servidores que ganha uma bolada por mes ? lembrando que tal compra foi na pandemia onde o MP trabalhou duro para o pobre ficar em casa. Exemplo vem de casa !
    12
    3



  • Eleitor

    Quarta-Feira, 01 de Junho de 2022, 21h21
  • Senhores Promotores nesse rol de cidades a serem investigadas ficou faltando a cidade de Torixoreu-MT nós aqui teremos a 28 ª festa do peão do dia 09 ao dia 11 de junho com shows nacionais e tudo entrada franca. Será que é importante gastar o dinheiro publico com shows ? Portanto, senhores promotores inclua Torixoreu na lista das cidades a serem investigadas.
    6
    0



  • João

    Quarta-Feira, 01 de Junho de 2022, 20h52
  • Novidade ZERO. O cara é esquerdista e lulista declarado. Começou em MT a caça às bruxas. PS.: não sou a favor da malversação de $ em prefeituras, mas se cumpriu os requisitos legais, nada que se possa fazer. Principalmente contra os artistas, que cumpriram seu contrato. Em verdade, só investigarão os ?de direita? (objetivo principal).
    7
    9



  • Neto

    Quarta-Feira, 01 de Junho de 2022, 20h34
  • Era bom investigar também a compra dos celulares para promotores de justiça por 3 milhões de reais no período da pandemia; o que o Doutor Procurador Geral acha?
    12
    3



  • José

    Quarta-Feira, 01 de Junho de 2022, 20h10
  • Só agora né MP
    8
    2



  • Marcos justos

    Quarta-Feira, 01 de Junho de 2022, 19h50
  • E quem fiscaliza os gastos do MP com Smartphones Pagos pelos cofres públicos?? MP de MT na pessoa do Zé Borges perseguindo os artistas sertanejos que defendem Bolsonaro. É sabido que o ZE BORGE é CANHOTO!
    9
    3



  • Uilson

    Quarta-Feira, 01 de Junho de 2022, 19h25
  • SENHOR CHEFE DO MINISTÉRIO PÚBLICO, ESTOU REPETINDO MAIS UMA VEZ ESTE COMENTÁRIO PARA SENSIBILIZAR AS AUTORIDADES AMBIENTAIS JUVAM E PROMOTORIA DO MEIO AMBIENTE E PRINCIPALMENTE OS DIRIGENTES DO INDEA E O GOVERNO MAURO MENDES PARA VISITAR A OBRA DO LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DA MADEIRA DO INDEA E VER A SITUAÇÃO CAÓTICA QUE SE ENCONTRA O REFERIDO PRÉDIO, POIS DESTELHARAM TODO PARA REFORMA DESDE O COMEÇO DE JANEIRO/22 NAQUELA ÉPOCA MAIS CHUVOSA E NÃO TERMINARAM A OBRA ATÉ HOJE, EQUIPAMENTOS E MATERIAIS DE PESQUISA ESTÃO ESTRAGANDO, A SITUAÇÃO É ESTARECEDORA E NINGUÉM DO INDEA E O GOVERNO TOMA PROVIDÊNCIA URGENTEMENTE, E AINDA MAIS ESSE LABORATÓRIO É REFERÊNCIA NACIONAL NA ATIVIDADE DE IDENTIFICAÇÃO DA MADEIRA.
    12
    0



  • Gilson

    Quarta-Feira, 01 de Junho de 2022, 19h22
  • Será que investigou quando aquele pulicinha da delação premiada da operação que prendeu um monte de coronel, falou na audiência que tinha pr o m o tor do gaeco gastando verba so gaeco com motoca Harley Deyvdson particular, ou o camarada aí acha que o povo matu grosense e matuto, óia óia
    9
    6



  • Daniel

    Quarta-Feira, 01 de Junho de 2022, 19h12
  • Mas não é uma piada ? Eles são contra a lei rouanet mas pegam 300 milhões no BNDES pela lei Roubanê.
    15
    4



  • Caio Oliveira

    Quarta-Feira, 01 de Junho de 2022, 18h51
  • Tororó caro né bolsonaristas, né meninos da pecuniária... Se fu! HIHIHIHIHIHI...
    20
    7



  • Luciano

    Quarta-Feira, 01 de Junho de 2022, 18h42
  • Ué e Primavera do Leste? Acabou de ter um monte de show lá?
    13
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet