Secom-MT
O governador Silval Barbosa (PMDB) deve começar a debater seu futuro político com os integrantes do primeiro escalão estadual na reunião com o secretariado convocada para a manhã de hoje (25). De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf (PR), o encontro será para tratar das ações em prol da Copa do Mundo, no entanto, a pauta também deve abranger assuntos políticos. “Vamos explanar aos demais secretários as ações que serão desenvolvidas durante a Copa do Mundo e também pedir aos responsáveis pelas Pastas correlacionadas ao avento prioridades nas ações envolvendo o preparo para os jogos do mundial”, explica.
As secretarias de Turismo, Cultura, Esportes, Saúde, Educação e Segurança Pública devem ser as que mais vão focar suas ações, a partir de agora, para receber o evento. Silval também deve tratar no encontro sobre o orçamento do Estado para este ano. O peemedebista e o secretário de Fazenda, Marcel de Cursi, devem expor as metas que serão adotadas para terminar o último ano de mandato sem déficit financeiro.
Nadaf será o responsável por monitorar todos os gastos das Pastas. A determinação do governador é de não deixar dívidas. “Vamos concentrar todos os esforços para chegar ao final de 2014 sem nenhum centavo de déficit”, enfatizou.
CANDIDATURA
Apesar de o secretário-chefe da Casa Civil garantir que serão tratados apenas assuntos técnicos, nos bastidores, comenta-se que a reunião servirá também para que Silval anuncie sua decisão acerca do pleito deste ano.
Restam pouco mais de um mês para que os gestores interessados em participar da eleição peçam desincompatibilização do cargo público. O prazo legal, determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se encerra no dia 5 de abril.
Silval, no entanto, ainda estaria divido. O principal motivo seria o desejo de inaugurar todas as obras da Copa, especialmente o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
A maior parte das lideranças que compõem a base governista, aliás, apoiam esta decisão. Em contrapartida, a cúpula nacional de seu partido vê com bons olhos sua candidatura ao Senado.
Esta é a segunda reunião de secretariado que Silval realiza este ano. A primeira aconteceu no início de fevereiro. Na oportunidade, a discussão foi acerca da política de execução orçamentária.