Política Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2023, 10h:35 | Atualizado:

Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2023, 10h:35 | Atualizado:

CRISE SEM FIM

Interventora garante que devolverá Saúde a Emanuel: "fizemos nosso papel"

Danielle lembra que pagamentos estão em dias e unidades foram organizadas

ALEXANDRA LOPES
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

mauro e danielle.

 

Apesar de afirmar que existe incerteza em relação às medidas previstas no plano de ação para mitigar os problemas na Saúde de Cuiabá e que elas não avancem quando o setor retornar às mãos do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), a responsável pelo Gabinete de Intervenção acredita que a medida interventiva não será prorrogada. Faltando 48 dias para o fim da intervenção, Danielle Camorna destaca que, do ponto de vista técnico, a equipe interventora conseguiu resolver diversos problemas.

O governador Mauro Mendes (UB) também já havia afirmado que não via necessidade da manuntenção da ação, pontuando que o papel foi cumprido.  A Secretaria de Saúde de Cuiabá está sob a gestão do Governo do Estado desde março deste ano, após uma determinação do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em uma ação do Ministério Público Estadual relatada pelo desembargador Orlando Perri.

Em junho, essa medida foi prorrogada até 31 de dezembro de 2023, que foi determinada após um pedido do Ministério Público do Estado, que apontou diversas irregularidades na gestão municipal da Saúde, como falta de médicos e remédios. "Nós já resolvemos vários problemas. Hoje, você não vê mais a situação de caos, de pessoas morrendo por falta de atendimento, por falta de medicamentos. Os prestadores de serviço estão com o pagamento em dia realizado pela intervenção. Agora, estamos trabalhando na questão das reformas e na organização dos fluxos. Vocês viram a dificuldade do transporte de um paciente da unidade de atendimento para os hospitais”, declarou Carmona em uma entrevista à imprensa na Câmara de Cuiabá, na última sexta-feira (10).

Segundo Danielle, estão sendo implantadas melhorias para que seja dada continuidade aos serviços e para regularizar tudo. Nesse contexto, ela destaca como algo positivo que o Gabinete conseguiu um incremento financeiro de 15% junto ao Ministério da Saúde,  que totaliza mais de R$ 50 milhões em um recurso adicional para o município de Cuiabá.

No entanto, ela ressalta que talvez o Gabinete não consiga concluir as reformas das 30 unidades de saúde e resolver questões relacionadas a melhorias na saúde mental. “A saúde mental é um gargalo que não conseguiremos resolver agora. Mas o que está no plano, estamos cumprindo, inclusive o cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que prevê no máximo 25% de servidores contratados. Se todos forem efetivados, chegaremos a 71% do nosso objetivo. Até o final do ano, conseguiremos atingir 75% de efetividade, mas nossas ações geram novas ações. Entendemos a preocupação da Assembleia em relação à convocação pós-intervenção, e isso gera uma cobrança ainda maior sobre a nossa intenção, mas estamos seguindo o que propomos no plano. Nós já realizamos praticamente 80% (do que foi planejado)”, destaca.

“O cenário que motivou a intervenção, do ponto de vista técnico, foi resolvido. Conseguimos resolver. Não resolvemos 100% dos problemas. Mas é preciso dar continuidade. Com a mudança da equipe a partir de 1º de janeiro existe uma interrogação muito grande de como vai ser.  Há uma insegurança de todos. Mas nós que estamos no Gabinete de Intervenção, a gente acredita que finalizando agora dia 31 de dezembro, a gente cumpriu com nosso papel", conclui.





Postar um novo comentário





Comentários (14)

  • Antonio

    Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2023, 16h50
  • ESTA INTERVENÇÃO FOI SOMENTE BRIGA POLITICA NÃO RESOLVEU E NADA O BRASIL INTEIRO TEM PROBLEMA DA SAÚDE. SE FOSSE SOMENTE CUIABA ATE PODERIA FALAR QUE DNH MAL ADMINISTRADO MAIS E O BRASIL TODO A SAUDE FALHA
    0
    0



  • Roberto

    Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2023, 16h46
  • Acho q essa mulher é o ministério público moram em outro país, pq se está bom o pq eles tão transferindo pasiientes de cuiaba para o interior ...??? E sem a autorização da família ??. No novo pronto socorro água mineral e só pors funcionários pq o povo toma água das águas cuiaba ou de poço apesar q o dinheiro é nosso do povo
    0
    0



  • paulo ronaldo

    Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2023, 14h57
  • Lamentavelmente nada foi feito na saúde com a intervenção, continuou na mesma, falta de médicos, de medicamento, leitos, enfermeiros, laboratórios, etc. Infelizmente a interventora não obteve sucesso em sua jornada. Esperamos que a saúde seja entregue mais sucateada do que estava. Se fosse o Emanuel pensava duas vezes em receber a saúde de volta.
    7
    2



  • lua

    Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2023, 14h51
  • interventora da uma passada na zoonoses servidores trabalhando em situação degradante, com o calor excessivo, todos os ar condicionado estragados nesse caLO DE 45º C. ENQUANTO LA TEM SALA DO CIEVS FECHADAS E AR CONDICIONADO NOVO INSTALADO PARA ESFRIAR OS PAPEIS DA DIRETORIA.
    5
    0



  • FORNECEDOR

    Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2023, 14h40
  • TUDO CONVERSA FIADA , SOU FORNECEDOR E FIZ VENDA PRA INTERVENCAO E ATE HOJE NAO RECEBI
    7
    1



  • Eleitor

    Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2023, 14h07
  • JA QUE A SAÚDE DE CUIABA APÓS A INTERVENÇÃO ESTAR A MIL MARAVILHAS NAO VAMOS VER MAIS O GOVERNADOR E SUA FAMILIA SAIREM PARA IREM SE CONSULTAR NOS HOSPITAIS DE SAÕ PAULO... GOVERNADOR ENQUANTO O SENHOR IR PARA SÃO PAULO PROCURAR TRATAMENTO DE SAÚDE VEJO TUDO QUE O SENHOR FALA DA SAÚDE DE MATO GROSSO APENAS COMO DEMAGOGIA.
    8
    2



  • Jane

    Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2023, 13h12
  • É fizeram mesmo o papel direitinho, não deram conta de gerir a saúde como tinha quer ser pensaram q seria fácil fazer política em cima da pasta da saúde. Agora viram que deram um tiro no pé e estão com essas historinhas pra tentar maquiar a incompetência dessa gestão de politiqueiros da intervenção e não adianta tentar maquiar equipe de intervenção porque o erro aparece cedo ou tarde sempre aparece.
    6
    2



  • CUIABANO

    Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2023, 13h00
  • MAIS JÁ VAI DEVOLVER ACABOU A POLITICAGEM ... PODIA PEGAR O EMBALO E FAZER A INTERVENÇÃO NA SAUDE DE VG LÁ ATE MEDICAMENTOS ESTÃO SUMINDO CADE A INTERVENÇÃO LÁ ..
    4
    1



  • Cuiabana

    Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2023, 12h45
  • CHEGOU A HORA CHEGOU...CHEGOUUU (CANTA A SAUDOSA ANGELA MARIA) UFA UFA NÃO DAVA MAIS...DEUS QUE NOS LIVRA CRUZ CREDO.
    2
    1



  • Jose

    Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2023, 12h00
  • Alguém pode informar a respeito do comentário de que vai ao ar uma reportagem no fantástico na rede globo a respeito da saúde?
    2
    2



  • Jose

    Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2023, 11h19
  • E esse comentário da reportagem do Fantástico da Rede Globo, que vai ao ar a respeito do Cartel da Saúde em MT Alguém pode informar?
    9
    3



  • Mari

    Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2023, 10h49
  • os postos de saúde continua sem medicamentos! !A infraestrutura continua a mesma coisa!Em fim continua a mesma coisa!! Trocou 6 por meia dúzia
    23
    3



  • Cuiabano

    Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2023, 10h45
  • AÍ MENTE HEIM !??!??
    14
    3



  • Omar Teleiro

    Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2023, 10h45
  • Importante que ninguém seja preso, condenado, ou que perca votos nas próximas eleições, né!? Afinal o que são algumas vidas de gente pobre!? (contém ironia)
    9
    4











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet