Política Quinta-Feira, 10 de Julho de 2025, 16h:01 | Atualizado:

Quinta-Feira, 10 de Julho de 2025, 16h:01 | Atualizado:

XADREZ

Janaína assume MDB no dia 21; clã Pinheiro irá aderir ao PSD

Deputada terá comando da legenda para construir Senado

BRENDA CLOSS
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

pinheiros - janaina riva.jpg

 

A deputada estadual Janaína Riva assumirá a presidência do MDB em Mato Grosso com a missão de desvincular o partido da "esquerda" e trazê-lo para o espectro mais à direita da política. Com isso, a permanência do deputado federal Emanuelzinho e seu pai, o ex-prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro é quase impossível, já que os dois estão alinhados às políticas do presidente Lula (PT).

A informação é do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, nesta quinta-feira (10). "Janaína assume a presidência do MDB a nível de Estado, já posicionando o MDB no centro-direita. Eu acredito que ele (Emanuelzinho) tem sinalizado a tendência de sair. Ele é vice-líder do governo federal, do governo Lula (PT). Não existe possibilidade do MDB aqui de Mato Grosso apoiar o Lula. Então eu acredito que naturalmente o Emanuelzinho deve procurar um outro partido", declarou Bortolin. 

Além de ser o vice-líder na Câmara Federal de Lula, pesa contra o 'Clã Pinheiro' alianças com o ministro da Agricultura Carlos Fávaro, do PSD, sigla que pai e filho devem migrar em breve. Outro fato é que em 2022, a então primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro (PV), disputou o Governo do Estado pelo PV, que faz federação com o PT e o PCdoB, partidos de esquerda. 

A decisão de deixar o partido mais à direita é do ex-presidente da República, Michel Temer, que assim como o presidente nacional do MDB,  deputado federal Baleia Rossi, já deu aval para a candidatura de Riva ao Senado em 2026. O congressista estará em Mato Grosso no dia 21 de agosto para a troca de comando do partido. 

"Janaína será candidata ao Senado e a partir do momento que ela assumir o partido, vamos estar percorrendo todos os municípios do Estado, organizando os diretórios, preparando a chapa tanto de estadual quanto de federal e ouvindo todos para falar na construção do governo do Estado também. A candidatura ao Senado é um projeto que é irrevogável", enfatizou o presidente. Bortolin ainda esclareceu que a troca de comando dentro do MDB está sendo tranquila.

Segundo ele, a mudança tem o aval do atual presidente, o ex-governador de Mato Grosso, Carlos Bezerra. "Bezerra, sem dúvida, será para o resto de toda a eternidade a figura mais simbólica do MDB de Mato Grosso. Ele ajudou a construir esse partido e merece todo o respeito. A gente tem dialogado com muito carinho com ele e ele apoia incondicionalmente na sua sucessão à deputada Janaína Riva", garantiu Bortolin. 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet