Política Quinta-Feira, 18 de Janeiro de 2018, 22h:20 | Atualizado:

Quinta-Feira, 18 de Janeiro de 2018, 22h:20 | Atualizado:

DELATADOS POR SILVAL

ONG denuncia "pacto pela corrupção" e exige que AL investigue 15 deputados de MT

Assembleia arquivou o primeiro pedido feito pela entidade

DIEGO FREDERICI
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

estudantes-assembleia2.jpg

 

O Movimento Organizado pela Moralidade Pública e Cidadania (ONG Moral) protocolou na última terça-feira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) um novo pedido de investigação contra os deputados estaduais delatados pelo ex-governador Silval Barbosa (sem partido). Em colaboração premiada à Procuradoria-Geral da República (PGR), ele disse que repassava um "mensalinho" aos parlamentares para obter apoio a sua gestão.

Este já é o segundo pedido feito no órgão, que arquivou o anterior alegando que a organização não possuia “legitimidade”. Silval Barbosa havia delatado 15 dos 24 deputados estaduais e o primeiro pedido de investigação exigia providências do Poder Legislativo.

Porém, o corregedor da comissão de ética da Casa de Leis, o deputado estadual Saturnino Masson (PSDB), arquivou a solicitação. O diretor da ONG, Gilmar Brunetto, acusou os parlamentares de “corporativismo”.

Também citou que a organização pediu uma audiência com Masson para reforçar o pedido de investigações. “Para nós está muito claro o pacto pelo corporativismo e o pacto pela corrupção. Eles deveriam de ofício estar investigando. Agora eles foram provocados e arrumaram esse argumento, que não nos convence. Agora protocolamos esse documento pedindo uma audiência com o corregedor. Se eles não quiserem investigar, nós vamos exigir sim. E a sociedade está de olho nesta atual legislatura”, disse Brunetto.

A também diretora da organização, Elda Valim Fim, disse que o Ministério Público Estadual também já foi acionado pela organização e lembrou que Silval Barbosa não deve ser o único responsabilizado pelo denúncias de corrupção apontadas por ele próprio e que o deputados estaduais não cumpriram seu papel de “fiscalizar”. “O Ministério Público já foi acionado. Já pedimos para apurar. A gente gostaria de reforçar a gravidade de tudo que foi ouvido do governador Silval Barbosa. A gente não pode centrar tudo nele. Os deputados foram eleitos para fiscalizar e não o fizeram. Isso é um fato”, criticou.

DELAÇÃO

Em seu acordo de colaboração premiada, o ex-governador afirma que as obras lançadas como justificativa para atender as demandas por infraestrutura na época da Copa do Mundo de 2014, como as diversas trincheiras e viadutos construídos em Cuiabá e Várzea Grande, além do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) – que já custou mais de R$ 1 bilhão aos cofres públicos, e que merece um capítulo a parte em todo esse esquema -, foram classificados por Silval como “programas interessantes”. Porém, a oportunidade foi vista pelas instituições mato-grossenses, como a AL-MT e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), e até mesmo órgãos federais, como o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e a Caixa Econômica Federal, como uma chance para mais pagamentos de propinas sob a ameaça das obras ficarem paralisadas – como de fato ocorreu, sobretudo em relação ao VLT.

“Foi aí que surgiram novos entraves e pagamentos de vantagens indevidas para liberação das obras, seja da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Contas do Estado, do DNIT, da Caixa Econômica Federal. Por mais incrível que possa parecer, caso eu não efetuasse os pagamentos indevidos, não conseguiria tocar as obras, afetando· totalmente meu governo e inclusive as obras da copa. Foi aí que novamente participei de uma série de pagamentos ilegais, que contaram com a participação de empresas para arrecadação e repasse a ser utilizados para essas autoridades”, diz Silval Barbosa.

O ex-governador, no entanto, lembrou que o "mensalinho" começou antes de sua gestão, quando Blairo Maggi (PP) era o Chefe do Poder Executivo de Mato Grosso. Alguns dos parlamentares delatados chegaram a serem gravados.

Os deputados Pedro Satélite (PSDB), Sebastião Rezende (PSC), Mauro Savi (PSB), Gilmar Fabris (PSD), Romoaldo Junior (PMDB), Guilherme Maluf (PSDB), Baiano Filho (PSDB), Dilmar Dal’Bosco (DEM) e José Domingos Fraga (PSD) aparecem na lista dos beneficiados com a propina que era destinada para não investigar a atuação do governador. O deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD) é acusado de negociar propina para conseguir a concessão da rodovia estadual MT- 130 que hoje é pedagiada.

Os deputados Wagner Ramos (PSD), Silvano Amaral (PMDB) e Oscar Bezerra (PSB) são citados cobrando propina para aprovar as contas do último ano de gestão de Silval e também de pedir dinheiro para não envolver o ex-governador na investigação feita pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Obras da Copa. Daltinho (SD) aparece como chantagista na delação.

 





Postar um novo comentário





Comentários (19)

  • Dr Davi

    Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018, 16h28
  • ONDE ESTAVA ESSA ONG QUANDO O PEDRO TAQUES FOI APONTADO PELO SEU CORRDENADOR DE CAMPANHA, ALAN MALOUFF COMO BENEFICIÁRIO DO ESQUEMA SEDUC? ONDE ESTAVA ESSA ONG QUANDO OS SECRETÁRIOS DO GOVERNADOR FORAM PRESOS POR GRAMPEAR O MINISTÉRIO PÚBLICO (GAECO), JUDICIÁRIO E JORNALISTAS DO ESTADO? ONDE ESTAVA ESSA ONG AGORA QUE O GOVERNADOR DECIDIU PROSSEGUIR COM O VLT CONTRATANDO UMA EMPRESA SEM LICITAÇÃO? ONDE ESTAVA ESSA ONG QUANDO O ESTADO FEZ CONTRATO SEM LICITAÇÃO PARA OS COMBUSTÍVEIS? NADA CONTRA, MAS ME PARECE MAIS UMA ONG OPORTUNISTA A MANDO DO GOVERNADOR, QUE ESTÁ CHATEADO COM OS DISSIDENTES DE SUA BASE.
    2
    0



  • silvio

    Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018, 11h12
  • As Eleições estão chegando o dever de cada cidadão consciente e repassar aos menos providos de informação a nome dos malandros que roubam do povo para enriquecerem, a não reeleição destes verdadeiros "criminosos de colarinho branco" será um grande passo para a mudança cultural em nossa politica. Vamos propagar o nome dos que não prestam !!!
    4
    0



  • Jorge

    Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018, 10h15
  • ESSA SAFADEZA , FARRA COM DINHEIRO PUBLICO EM PROL DOS PROPRIOS POLITICOS E COMPANHIA! EXISTE PORQUE QUEM DEVERIA FISCALIZAR E CONTROLAR DE COMO ESTA SENDO APRICADO O DINHEIRO DO POVO. ESTA SENDO COMVIVENTE COM A SAFADEZA DESA CASA DA CORRUPÇÃO.EMFIM TODOS OS PODERES GANHAM A SUA FATIA , ATRAVEZ DOS ACORDOS,MANOBRAS,FAVORECIMENTOS. E SE FODA-SE O POVO MATOGROSSENSE.PARABENS SIRVAL BARBOSA PELAS DENUNCIAS, PENA QUE TUDO ISSO NÃO VAI DAR EM NADA PARA AQUELES QUE ROUBAM E CONTINUAM ROUBANDO O DINHEIRO PUBLICO ATRAVEZ DE EMENDAS,DUODECIMOS,VERBA INDENIZATORIAS,LICITAÇÕES. VAI ACABAR TUDO EM PIZZA. VIVA A JUSTIÇA.....
    2
    0



  • Joise

    Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018, 09h59
  • ESSA AL TINHA QUE PASSAR POR UMA INTERVENÇÃO FEDERAL! É UM CORRUPTO EMCOBERTANDO O OUTRO EM TROCA DE ACORDOS,MANOBRAS, FAVORECIMENTOS TUDO PAGO COM O DINHEIRO DO POVO. É SÓ ROUBO SAFADEZA COM O DINHEIRO PUBLICO QUE MUITOS PRATICAM NESSA CASA DO FAZ DE CONTA, QUE ESTA APRICANDO O DINHEIRO PUBLICO EM PROL DA POPULAÇAO CUIABANA MATOGROSSENSE. MUITOS TRABALHANDO E BRIGAMDO POR MAIS REPASSE ,DUODECIMO,VERBA INDENIZATORIA, EMENDAS PARLAMENTAR.SÓ ESTAÕ TRABALHANDO POR INTERESSES FINANCEIROS A SEUS FAVORES,FAVORECIMENTOS. E O POVO SENDO SACRIFICADO, MORRENDO POR FALTA DE CIRURGIAS,EXAMES,MEDICAMENTOS,UTIS NOS HOSPITAIS ,PRONTO SOCORROS. O MINISTERIO PUBLICO,TRIBUNAL DE CONTAS , PROCURADORIA GERAL DO ESTADO , NÃO PODE FICAR SENDO COMVIVENTES COM ESSA FARRA QUE AL FAZ COM O DINHEIRO PUBLICO EM CAUSAS PROPRIAS. POVO CUIABANO MATOGROSSENSE, PRECISAMOS DIZER NÃO A ESSES DEPUTADOS NAS URNAS NESSA ELEIÇÃO. A MAIORIA NÃO SÃO DIGUENOS DE ESTA REPRESENTANDO NÓS O POVO CUIABANO MATOGROSSENSE NESSA CASA DO FAZ DE CONTA....
    3
    0



  • pablo

    Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018, 09h55
  • Acorda povo de Mato Grosso o grande .MARGINAL Gilmar Mendes já devolveu os cargos aos bandidos do tce
    0
    1



  • pablo

    Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018, 09h55
  • Acorda povo de Mato Grosso o grande .MARGINAL Gilmar Mendes já devolveu os cargos aos bandidos do tce
    2
    1



  • Nilza

    Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018, 09h19
  • LUGAR DE CORRUPTOS É NA CADEIA DE SEGURANÇA MÁXIMA.
    7
    0



  • alberto

    Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018, 08h56
  • Lamentável um Tribunal de Contas fazer parte de uma quadrilha, quando deveria, rigorosamente, fiscalizar o uso do dinheiro público. A quem recorrer numa situação dessas? Daqui a pouco esses conselheiros propineiros afastados vão acabar retornando ao TCE.
    17
    0



  • pacufrito

    Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018, 08h36
  • Uma vergonha esta AL, uma cambada de ladrão,
    11
    1



  • Henrique Lopes

    Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018, 08h31
  • Imagine um mundo sem politicos, judiciario, TC's... só administradores como na iniciativa privada. Fez merda os cotistas tiram na hora. Sobraria muito dinheiro sem esses sanguessugas da sociedade.
    8
    2



  • Jos? Pires filho

    Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018, 08h12
  • Nessa Assembleia Legislativa de Mato desses deputados só salva a deputada Janaína Riva Deputado Zeca Viana o resto é só corrupto
    6
    10



  • Jos? Pires filho

    Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018, 08h11
  • Nessa Assembleia Legislativa de Mato desses deputados só salva a deputada Janaína Riva Deputado Zeca Viana o resto é só corrupto
    7
    12



  • vando

    Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018, 07h58
  • essa assembléia toda vida foi comandada por quadrilha, não passa de um escritório de marginais, Conselho de ética dali e so para cobrirem a ética desses marginais.
    2
    0



  • Antonio Jos?

    Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018, 07h49
  • Governo Taques é burocrático, demagógico, sem sensibilidade social, preocupado em acusar e odiar, sem projetos, sem solidariedade humana, sem obras, sem saúde, sem gestão e com corrupção. Vai investigar ou não?
    7
    2



  • Antonio Jos?

    Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018, 07h46
  • Porque abriram CPI contra taques vão passar a ser investigados ? Enquanto diziam amém ao desgoverno taques ninguém era investigado ?
    6
    1



  • Assembleiano

    Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018, 07h40
  • ONG MORAL SÓ TEM IMBECIS , QUADRÚPEDES QUE FINGEM COMBATER A CORRUPÇÃO ... ENTÃO PORQUE ESSE BOSTA DESSE BRUNETTO $$$$. NÃO INVESTIGA O MPE E SUAS CARTAS DE CRÉDITO PODRES .., BANDO DE ENGANADORES. QUEM FINANCIA VOCÊS V?????!!!!!!!!
    6
    3



  • Ademar Adams

    Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018, 07h22
  • Cadê o impoluto Ministério Público. Cadê a Polícia? Se chegar a notícia de que um "meliante" roubou uma galinha ontem, ou no mês passado, as autoridades mandam logo prendê-lo. Pois não é...
    6
    0



  • ?ngelo

    Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018, 00h42
  • Se um meteoro destruísse a assembléia legislativa, amanhã, ninguém sentiria falta ! Esses deputados são o câncer de Mato Grosso!
    52
    5



  • LUNETA

    Quinta-Feira, 18 de Janeiro de 2018, 23h31
  • REALMENTE FICOU QUIETO A APURAÇÃO. MAS COMO OS PARES VÃO JULGAR SEUS PRÓPRIOS PARES. SEM CHANCES. ISSO É UMA VERGONHA!!!!!
    52
    3











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet