Política Quarta-Feira, 08 de Junho de 2022, 11h:39 | Atualizado:

Quarta-Feira, 08 de Junho de 2022, 11h:39 | Atualizado:

GRAMPOLÂNDIA

TJ julga recurso para aumentar as penas de coronel e cabo

 

Pablo Rodrigo
Gazeta Digital

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

ZAQUEU-CORREA.jpg

 

A Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) julga nesta quarta-feira (8) o recurso de apelação do Ministério Público do Estado (MPE) contra as decisões do Conselho de Sentença que condenaram o ex-comandante da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Zaqueu Barbosa, a 8 anos de prisão e concederam perdão judicial ao sargento da PM, Gerson Corrêa, no julgamento da grampolândia pantaneira na esfera militar.  

O MP diverge do entendimento do julgamento que decidiu aplicar o instituto da colaboração premiada unilateral, que permitiu a redução de pena no quantum de 2/3 e perdão judicial aos réus Cel PM Zaqueu Barbosa e CB PM Gerson Luiz Ferreira Corrêa Júnior.  

Ou seja, de acordo com o promotor de Justiça que assina o recurso, Allan Sidney do Ó, Zaqueu Barbosa deve ter a pena de 23 anos de prisão em regime fechado, e o que Gerson seja condenado a 18 anos de prisão. O relator da apelação é desembargador Gilberto Giraldelli. A sessão está prevista para se iniciar às 14 horas.  

O julgamento dos militares envolvidos na 'Grampolândia Pantaneira' ocorreu em novembro de 2019, quando foi decretada a condenação de Zaqueu Barbosa a 8 anos de prisão, mesmo com a redução de 2/3 da pena, além da perda da patente. Já o cabo Gerson Corrêa foi beneficiado pelo perdão judicial, por ter colaborado com as investigações.

O coronel Evandro Lesco foi absolvido, ambos os casos pela maioria dos votos. Outros dois réus, o coronel Ronelson Jorge de Barros e o tenente-coronel Januário Batista, foram absolvidos. O próprio MPE havia pedido a absolvição deles, que foi acatada pelo Conselho de Sentença.  

Relembre o escândalo dos grampos

Reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, em maio de 2017, revelou que a Polícia Militar de Mato Grosso “grampeou” de maneira irregular uma lista de pessoas não investigadas por crimes. A matéria destacou como vítimas a deputada estadual Janaina Riva (MDB), o advogado José do Patrocínio e o jornalista José Marcondes, conhecido como Muvuca. Eles seriam apenas alguns dos “monitorados”.

O esquema já havia vazado na imprensa local após o início da apuração de Fantástico. As investigações revelaram que os coordenadores jurídicos das campanhas adversárias do ex-governador Pedro Taques, em 2014, foram alvos das escutas telefônicas criminosas.

Os advogados José de Patrocínio, que atuou na campanha de Lúdio Cabral (PT), e Antônio Rosa, que coordenou a equipe jurídica da campanha do ex-deputado José Riva e Janete Riva, estavam na lista das vítimas do esquema. Além do jornalista e ex-candidato a governo, José Marcondes Muvuca.

Os grampos foram obtidos na modalidade “barriga de aluguel”, quando investigadores solicitam à Justiça acesso a telefonemas de determinadas pessoas envolvidas em crimes e no meio dos nomes inserem contatos de não investigados.





Postar um novo comentário





Comentários (3)

  • Galdêncio

    Quarta-Feira, 08 de Junho de 2022, 20h07
  • O toco de amarrar jegue, Pedro Tanques, também deve ser condenado no mínimo a 50 anos de prisão em regime fechado. Esse sujeito atoa e sem caráter. Mas não é pra menos sendo oriundo desse judiciário abobalhado e desacreditado esperar o que dessa carniça, não é Julier?
    2
    0



  • Pincel

    Quarta-Feira, 08 de Junho de 2022, 13h47
  • Oh OTORIDADES deixa o Bigode né Mimosa da 1 paz a ele. Já trocamos de Chupa Piça pra Bigode vocês esqueceu 1pouco só.. pouco tempo. Agora vou trocar de Bigode pra Guido de Lambreta ... pra dar 1socego pro Cabeça de piça né Bigode oh errei Bigode não Guidão de Lambreta ... MP o Mimosa Guidão Lambreta já pagou todos os pecados.. Tá nem Correndo mais..parou né Mimosa .. parou até de Arrotar e peidar kkkkk era só Correr kkkk Ficava igual Cavalo velho kkkk + é gente boa kkkkk Merece perdão judicial
    9
    3



  • CACHORRAO Dom Aquino

    Quarta-Feira, 08 de Junho de 2022, 13h41
  • Tem que condenar a 100 anos DE PRISÃO o coronel CHUPA PIÇA, Esse ja humilhou muitos policiais nem cara de PIÇA. E tem que condenar esse chupa piça lambe saco pelo menos em uns 23 anos ambos com perda da função e sem SALáRIO. Esse Cabo ri na cara da justiça. Ambos têm que ser condenado assim a justiça seria feita
    8
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet